Você sabe quais são as ATITUDES POSITIVAS que podem salvar um relacionamento?

Muitos casais passam a analisar um relacionamento que não deu certo após o seu término. E acabam percebendo muitas coisas erradas que fizeram, e que se pudessem voltar atrás não fariam novamente. Ao longo de vários anos lidando com inúmeros casos, eu e minha equipe vimos diversas situações e atitudes que foram extremamente nocivas ao relacionamento. E percebemos também um padrão, algo que se repetia na maioria dos casos. Alguns erros na realidade, que vou citar aqui neste artigo.

Quer reconquistar o seu amor?

Dentre os vários motivos que levam a um fim de relacionamento, quer entre namorados, ficantes, crushes, etc… ou casamentos – um deles é muito frequente, comum, e muitas vezes passa despercebido. É o foco nas atitudes erradas!

ATITUDES POSITIVAS que salvam um relacionamento – O FOCO

Vamos falar do foco?. 

Muitos casais erram feio por darem foco às atitudes erradas.

Na vida, em diversas situações: trabalho, casa, família, relação conjugal, namoro… etc.. precisamos dar atenção a que coisas damos prioridade, ou damos foco, ou damos mais visibilidade. E essas  “coisas” passarão a ditar o rumo de nossas decisões ou a roubar toda a nossa energia e atenção.

A maioria das pessoas, na vida cotidiana ou em relacionamentos amorosos, não percebem, mas dão muito foco às atitudes negativas. É desagradável falar assim, mas o negativo dá mais “ibope”. Um cineasta famoso disse que se não fosse o lado ruim ou negativo da vida, não haveria como fazer filmes interessantes. (mas a vida conjugal ou amorosa não precisa focar esse padrão, certo?)

Quer seja por herança familiar, quer seja por cultura, casais acabam trazendo para sua vida amorosa essa “mania” extremamente prejudicial.

Como eu disse, muitos herdaram isso ao aprenderem da convivência de seus pais e familiar. Viveram em ambientes onde falar de assuntos negativos era o padrão. A conversa fluía mais quando era para tratar do lado negativo de qualquer questão. E a comunicação entre seus pais retratava exatamente isso. Viam como os assuntos rotineiros e os problemas do dia a dia tomavam uma visibilidade enorme. E, de fato, esse assuntos são relevantes e não dá para fugir deles. Porém, a questão é: Quanta visibilidade damos a eles, e quanto eles consomem de nosso tempo e energia ao longo de um dia? Mais do que isso, será que eles são o principal motivo  de conversas entre o casal, e pior, às vezes são o único?

Portanto, parar para analisar como está o foco em seu relacionamento é fundamental. Não dá para evitar tratar desses assuntos difíceis, mas dá para mantê-los em segundo plano.

ATITUDES POSITIVAS que salvam um relacionamento – O FOCO CORRETO

Quando um casal foca nas atitudes certas, as positivas, a comunicação entre eles fica mais leve. Com o tempo os dois já sabem a que assuntos darão mais visibilidade. E se acostumam, pela prática, a valorizar as atitudes positivas, os assuntos positivos, dando a eles o lugar de destaque na relação e na comunicação do casal.

Mais do que simplesmente esperar que as coisas aconteçam por acaso, é preciso ser “o agente promotor de mudanças”. Não se deve entregar essa tarefa ao acaso. Nem deixar de encará-la só porque é difícil.

É isso que parceiros bem sucedidos em seus casamentos fazem. Eles tomam a dianteira em provocar momentos de comunicação interessante e íntima. Procuram valorizar os sentimentos numa conversação. Procurar extrair do outro seus reais sentimentos, mais que simples palavras ou conceitos. Esse tipo de comunicação, relevante, torna o relacionamento mais estável e cooperativo. Sai do campo do pragmatismo e rotineiro. Passa para o pessoal e íntimo. E esse é o verdadeiro conceito de casal.

Procuram desviar a rota de uma conversa que esteja pendendo para um lado negativo ou que esteja dando visibilidade demasiada a um problema que já foi abordado. É muito comum uma conversa começar bem  e terminar num terreno  totalmente “pedregoso”, “pantanoso”, muito diferente do que se imaginava a princípio. Às vezes o problema proposto já foi examinado e tratado, e logo em seguida entram num conflito de interesses, ego ou mágoas retraídas, que desviam negativamente o propósito daquela conversa.

Essas iniciativas por parte de um dos parceiros ajudam bastante a mudar o foco de uma discussão

E quando um parceiro aprende a agir dessa maneira, ele passa a ser um agente promotor de mudanças. De tanto ele tomar essas iniciativas, com o tempo, esse passa a ser o padrão em sua casa.  O padrão de priorizar o POSITIVO. AS ATITUDES POSITIVAS.

Portando, não é questão de sorte, ou “nasceu pra ser assim” ou tem “um dom”… nada disso. É questão de método, vontade de acertar e engajamento para um relacionamento saudável e produtivo. E mesmo que, a princípio, um dos parceiros não seja tão cooperativo – com o esforço do outro, e foco diário nas atitudes positivas, a tendência é que a comunicação seja cada vez mais pró-ativa e produtiva. Inclusive com mudanças significativas da outra parte. E com o tempo o engajamento de ambos é quase automático, (se esse é o objetivo de ambos, é claro).

ATITUDES POSITIVAS que salvam um relacionamento – CONCLUSÃO

De fato, relacionamentos a dois, não são fáceis. Ainda mais quando se leva em conta toda a herança familiar e cultural que cada um carrega. Há mágoas,  ressentimentos, lembranças negativas que sempre vêm à tona, e geralmente, nesses momentos de discussão de assuntos mais difíceis. Por isso mesmo todo esforço para aprender novas técnicas e aprimorar seu “mindset” quanto a como lidar positivamente nessas situações, é extremamente recomendável.

Porém, vale a pena estar focado em aplicar os conselhos acima. Os resultados entre casais bem sucedidos mostram que dão certo. E, é pela repetição diária que esse processo se torna natural e rotineiro. Não basta aplicar por alguns dias e abandoná-lo depois.

Pacote da Reconquista

Se deseja mais detalhes de como fazer, ou um acompanhamento personalizado através de coaching, pode contar comigo ou com minha equipe. Temos profissionais preparados para te ajudar a aplicar essas técnicas  e te ajudar a ter uma vida conjugal, familiar ou  romântica mais leve e feliz.

Conte comigo, inscreva-se no nosso canal do YouTube!

Um forte abraço,

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos