Como AUTOESTIMA faz diferença nos RELACIONAMENTOS

A importância da autoestima. Na imagem, uma linda mulher negra se abraçando e sorrindo de olhos fechados.

Um dos focos principais do Reconquiste o Amor é também recuperar a autoestima e o amor próprio nos outros. Mas por que insistimos tanto nisso? Por que faz tanta diferença? Esse é o assunto que vamos tratar hoje.

A autoestima é necessária para a reconquista e para um relacionamento saudável. Mas além disso faz diferença na sua vida, no seu dia-a-dia e no seu bem-estar, porque quando você está com a autoestima elevada você é uma pessoa mais alegre e feliz, e as pessoas notam isso.

Inclusive seu/sua ex, porque ninguém se atrai por uma pessoa que está sempre se diminuindo e se colocando para baixo. Além de não ser atraente, é também um incomodo ter uma pessoa que está sempre se fazendo de coitadinho para cima e pra baixo.

Se você é esse tipo de pessoa, faça o seguinte exercício: troque de lugar com as pessoas ao seu redor, tente imaginar como elas se sentem com você se humilhando o tempo todo. Obviamente, você não gosta, assim como elas também não.

O que não é autoestima

No entanto, não vamos nos confundir. Autoestima não é sobre você mudar sua personalidade, seu corpo e toda sua aparência para agradar a si mesmo ou aos outros. Pelo contrário, é você se amar e se gostar do jeito que você é, independente de como for. Preto, branco, gordo ou magro, cabelo grande ou curto. Se você se amava magro e agora engordou, então você deve continuar se amando por isso, e assim vice-versa.

Se aceitar e se amar exatamente como você é, é a base da autoestima. Quando você faz isso, acaba mostrando aos outros ao seu redor, o seu valor, e que independente da sua aparência física, você é uma pessoa interessante, alegre e de bem com a vida. Jada Pinkett Smith (atriz, apresentadora e esposa do ator Will Smith), tem uma citação interessante que diz: “Amar a si mesmo é mostrar aos outros o jeito certo de te amar”.

Mas não pense que mudar algo na sua aparência diminui o seu amor por você. Autoestima também te dá a liberdade de fazer e mudar sempre que quiser, contanto que você continue se amando. Um cliente que tive a uns tempos atrás resolveu que queria emagrecer, ele já se amava com o corpo que tinha mas quis mudar e é ai que mora a autoestima. Ele se ama, independente do como o corpo dele está.

Então antes de entrar no Instagram e ficar sonhando em ter um corpo sarado ou mais cheio, independente do que for, pense em si mesmo. Apenas ter o “corpo dos sonhos” não vai te trazer felicidade. Mas se você quiser mudar por você, pare apenas de ficar choramingando e comece a tomar atitudes para conseguir o que deseja.

Construir autoestima é um processo

O que muitos não falam sobre autoestima, é que ela é construída. Não acontece do dia para a noite, você não vai terminar de ler esse post já se amando. É um processo, que para alguns pode ser fácil mas para outros pode ser mais difícil e longo.

Por isso, construir uma autoestima saudável exige ter muita paciência, principalmente para aquelas pessoas que não foram ensinadas a se amar, porque tiveram pais rígidos que mais criticavam do que apoiavam ou porque sofreram bullying e adquiriram problemas psicológicos como ansiedade ou depressão.

Até conseguir se aceitar e se amar leva um tempo, e exige que você tome atitudes que te valorizem e protejam isso. Talvez para você conseguir se amar você terá que afastar daquele amigo que sempre faz uma piada te menosprezando, ou até cortar contato com parentes que não tem nada legal para falar de você.

Além disso, eu devo avisar que parte de ter uma autoestima saudável, é que haverá dias que você irá acordar radiante, se achando o dono do mundo mas também terá dias que você não estará tão confiante. Mas nesses dias que você não estiver se sentindo tão bem, você deve se lembrar de um dia ruim não define quem você é.

Para que você consiga ter relacionamentos saudáveis, ter sucesso na reconquista e o que mais você quiser, você deve passar pelo processo de construir uma autoestima. Se você não consegue passar pelo processo, não chegará ao sucesso.

Autoestima: use e abuse

Portanto, se coloque como prioridade e amor da sua vida. Construir uma autoestima é um processo, por isso recomendo que você comece ainda hoje. Se tem algo sobre você que você não gosta, mude e se não puder mudar, aceite.

Mas faça isso por você, jamais permita ser uma marionete para agradar ao outro pois isso é impossível. Porque quando você está feliz com você, as outras pessoas também vão refletir isso. Quando você menos perceber sua confiança vai atrair quem você quiser.

Conte com a gente

Reconquistar e manter um relacionamento feliz é um desafio diário. Por isso, eu e minha equipe estamos a sua disposição, a fim de te ensinar tudo o que é necessário fazer para recuperar o amor de quem você ama e fazer com que o relacionamento de vocês seja cheio de amor, felicidade e confiança.

Com nossos métodos e ferramentas altamente eficazes, já ajudamos milhares de pessoas em todo o mundo em seus processos de desenvolvimento pessoal e reconquista, conforme você pode perceber ao ler os comentários e agradecimentos deixados por elas em nossas publicações.

Se você acha que precisa de ajuda extra para construir sua autoestima, na nossa formação RAP – Reconquistando o Amor Próprio podemos te ajudar. Com um material completo de vídeos, exercícios e manuais que vão te ensinar a se amar do jeito que você é.

Para assistir aos nossos vídeos, postados diariamente, repletos de dicas valiosas sobre desenvolvimento pessoal e reconquista, inscreva-se em nosso canal do YouTube e junte-se aos nossos mais de 254 mil inscritos.

Se você precisa conversar e quer contar a sua história, nossa equipe altamente capacitada está à disposição para te ajudar a desenvolver estratégias para alavancar o seu crescimento pessoal e te ajudar a retomar as rédeas da sua vida amorosa. Conte conosco através do Coaching Personalizado. Vai ser um prazer fazer parte da sua reconquista!

Um forte abraço e até o próximo artigo.

Angélica Dias

Terapeuta e Coach Especialista em Reconquista Amorosa e Desenvolvimento Pessoal

Seja VIP

Junte-se a mais de 418.219 pessoas.

Mais conteúdo

Na imagem: Mulher branca de cabelo curto e loiro e blusa branca usando correntes se encara no espelho. Técnica do Espelho.
Artigos

Técnica do Espelho: Como e quando usar?

Se você nos segue há algum tempo você já ouviu falar dessa técnica, essa técnica é baseada em exercício de neurociência. Serve para entender o

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém

Compartilhe com facebook
Compartilhe com whatsapp
Compartilhe com telegram
Compartilhe com pinterest