Você sabe o que é um relacionamento ioiô? É o que fica só naquele vai e volta – termina, reata; termina de novo e reata outra vez.

O estresse e o desgaste emocional que essa situação causa é muito grande, de modo que a cada término e a cada volta, o amor, o respeito e a admiração mútua só vão diminuindo. Enquanto a mágoa, o rancor e a culpa que um coloca no outro só aumentam.

O que fazer, então, para evitar que isso aconteça? Você precisa descobrir o porquê de isso estar acontecendo, em primeiro lugar.

Quando um relacionamento acaba, certamente há um motivo, um problema que o tornou insustentável. Falta de comunicação, ciúmes obsessivos, inseguranças, rotina, dependência afetiva – entre outros.

Contudo, apesar dos problemas e do término, as pessoas que compõe o casal ainda se amam, sentem uma atração louca um pelo outro e não conseguem se afastar por muito tempo. Então, pouco tempo depois, resolvem reatar a relação.

Só que após algumas semanas ou meses, o inevitável acontece: o término. E agora é ainda pior, porque já não mais existe aquele medo de perder o outro de vez.

É por isso que se você quiser evitar um relacionamento ioiô, você precisa descobrir a raiz do primeiro término e trabalhar nela, assumir sua parcela de culpa e corrigir os seus erros.

Encontre a raiz do término para evitar um relacionamento ioiô

A maneira mais fácil de encontrar a raiz do término é colocando em prática o exercício dos sete porquês – já falei sobre ele diversas vezes em artigos e vídeos, mas não custa nada eu relembrar como se faz.

Este exercício consiste em fazer fazer-se uma pergunta e, a partir da resposta dada, fazer outra, até encontrar a raiz do término. Vamos ver um exemplo:

  • Por que a pessoa me deixou? Porque brigávamos muito.
  • Por que brigávamos muito? Porque ela tinha muitos amigos.
  • Eu me incomodava com o fato de ela ter muitos amigos por quê? Porque eu tinha medo de que ela me trocasse por eles.
  • Por que eu tinha medo de que ela me trocasse por eles? Porque eu sou inseguro.
  • Sou muito inseguro por quê? Porque tenho traumas do passado.

E assim sucessivamente.

Este é um bom exercício porque te permite analisar profundamente as razões pelas quais seu relacionamento deu errado, permitindo até que você encontre causas mais remotas, como traumas do passado, provocados pelo relacionamento dos seus pais, pela sua insegurança e falta de autoconfiança.

Enfim, você consegue entender melhor o que te fez agir como você agiu, de modo que fica mais fácil você saber no que deve mudar. Além disso, vai te permitir saber onde o seu foco deve estar em processo de desenvolvimento pessoal, a fim de que você aprenda a se valorizar, a se amar e a ter autoconfiança – coisas indispensáveis para ter um relacionamento forte, saudável, feliz e duradouro.

Não volte para o seu ex para estar em um relacionamento ioiô

O término de um relacionamento é um acontecimento traumático, portanto, não volte para o seu ex antes de se curar, de fazer um “detox emocional”.

Se você reatar o relacionamento logo após o término, antes de passar pelo “detox emocional” e pelo processo de desenvolvimento pessoal, as chances de a relação acabar novamente são muito grandes, já que nenhum de vocês teve tempo de se curar nem de evoluir, de modo que os problemas que causaram o término ainda estarão lá. Isso vai gerar um relacionamento ioiô – um vai e volta sem fim, que desgasta todos os sentimentos bons que existem entre vocês.

E como colocar um ponto final em um relacionamento ioiô? Comece a ser consistente e a estabelecer limites para si e para o outro. Tenha consciência do que você está disposto a aceitar ou não para estar em uma relação à dois. Ciente disso, você já consegue ter a percepção se aquele é o momento adequado para reatar ou se é necessária alguma mudança de atitude do seu ex.

E qual a melhor forma de fazer tudo isso? É dando um passo para trás no romance e investindo na amizade entre você e o seu ex. Diga para ele: “nós podemos ir mais devagar? Nós dois passamos por várias mudanças ultimamente e acho que seria melhor se nos conhecêssemos de novo e começássemos nossa relação do zero”.

Tendo esse tempo para conhecer novamente o seu ex, você vai ver se as mudanças nele são verdadeiras ou são apenas um ardil para te ter de volta, bem como vai permitir que ele conheça a sua nova versão – adquirida durante o seu processo de desenvolvimento pessoal.

Pacote da Reconquista

Conte conosco

Eu e minha equipe estamos aqui para te ajudar no seu desenvolvimento e crescimento pessoal e emocional, para, então, você viver melhor consigo mesmo, bem como para conseguir a tão sonhada reconquista.

Confie em nossos métodos altamente eficazes para te ajudar, assim como já ajudamos milhares de pessoa no mundo todo. Leia os comentários deixados por nossos seguidores em nossas publicações que você vai perceber o quanto nossa taxa de sucesso em reconquistas é grande.

Não se esqueça de se inscrever em nosso canal no YouTube. Junte-se aos mais de 245 mil seguidores, os quais acompanham diariamente os vídeos ali postados, cheios de dicas de reconquista e de desenvolvimento pessoal.

E se você precisar de um atendimento individual, conte com nosso Coaching Personalizado para desenvolver estratégias para te ajudar a retomar as rédeas da sua vida amorosa.

Beijo no coração e até o próximo post!