Como lidar com as expectativas?

Para que um relacionamento ou uma reconquista dê certo, é imprescindível que os envolvidos saibam lidar com as expectativas.

E no que consiste “expectativa”? Expectativa nada mais é do que o estado ou a qualidade de esperar algo ou alguma coisa que pode ser que aconteça; uma crença muito forte que alguma coisa vai acontecer no futuro; um desejo muito grande de receber uma notícia ou presenciar um acontecimento benéfico.

Este sentimento de expectativa só existe na ausência da realidade, de modo que aquilo que causa essa expectativa ainda não se tornou real e viável. É apenas um desejo muito grande de que se concretize.

Em suma, pode-se dizer que as expectativas não são baseadas na realidade, mas em crenças, desejos e esperanças de que as cria. E é por isso que podem ser tão facilmente frustradas quando depositadas em algo que não se pode controlar. Nem tudo sempre acontece do jeito que queremos, ainda mais quando se trata de assuntos do coração.

Assim, no artigo de hoje eu vou falar um pouco sobre a importância de parar de esperar demais do outro, de criar expectativas em relação ao que não é possível controlar, principalmente no que diz respeito ao que alguém pode (ou não) sentir por você. Afinal, se você não consegue controlar nem os próprios sentimentos, quem dirá o dos outros, não é verdade?

https://youtu.be/-pmOtDSPDxc

Qual a melhor maneira de lidar com as expectativas?

Você já ouviu falar de Stephen Hawking?

Ele é um dos cientistas mais importantes do século, o qual foi diagnosticado aos 21 anos, em 1963, com esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença degenerativa incurável, que o fez perder os movimentos ao longo dos anos. Na ocasião do diagnostico, o médico disse-lhe que ele viveria apenas mais seis meses.

Contudo, contrariando a projeção do médico, Hawking morreu aos 76 anos, após contribuir para a ciência de maneira significativa, apesar de suas limitações físicas.

Em uma de suas obras, Hawking diz que quando voi diagnosticado, suas expectativas foram reduzidas a zero e cada dia que ele viveu além daqueles seis meses previstos pelo médico foi um presente muito bem aproveitado.

Mas por que estou te contando essa história? Para te dizer que quando você para de alimentar expectativas, o que acontece de bom com você e os sonhos que você consegue concretizar são “lucro”, são um presente. Além disso, você evita decepções.

Não crie expectativas

A maneira mais fácil de lidar com as expectativas é não as criando. Quem nunca ouviu dizer “crie plantas ou animais, mas não crie expectativas sobre alguém”?

Mas por que isso? Porque quando você cria muitas expectativas em relação ao outro, a probabilidade de você se frustrar com ele é muito grande, pois as suas expectativas, como o pronome possessivo sugere, são SUAS, de responsabilidade sua, não do outro. E se é assim, ele não está obrigado a atendê-las. Daí é que pode nascer a sua frustração.

Você pode estar pensando assim agora: “para eu estar com uma pessoa e construir um futuro com ela, não é preciso eu ter algumas expectativas?”

Bem, depende do tipo de expectativas que você está criando. Por exemplo, se a sua expectativa é de ser amado, feliz, respeitado e que o seu parceiro seja fiel a você, ok. Isso é mínimo que se espera em qualquer relacionamento.

Mas quando se trata de expectativas mais oníricas, digamos assim, como um parceiro que faça todas as suas vontades e idolatre o chão que você pisa, que te ame para sempre até que a morte os separe, não importa o que aconteça e os erros que você cometa, já é um pouco mais difícil. Pessoas mudam, prioridades mudam, amores se acabam.

Ademais, ainda tem o seguinte problema: você alimenta tanto certas expectativas, sonha tanto com algo melhor, que acaba não vendo um monte de pessoas e coisas maravilhosas já presentes em sua vida.

Então, saiba gerenciar e lidar com as expectativas, a fim de que você não viva buscando uma ilusão, em vez de valorizar a sua realidade.

Para lidar com as expectativas, ouça o que o seu parceiro diz

Às vezes você está tão focado nas expectativas que você alimenta, que acaba perdendo um pouco de conexão com a realidade e a ignora tudo aquilo que contraria o que você deseja, as suas expectativas.

Talvez você estivesse tão focado na sua expectativa de ter o relacionamento perfeito que não viu sinais de que seu ex não estava feliz e satisfeito com a relação de vocês. Ou então você ignorou quando ele disse que as coisas já não estavam tão bem assim, que era necessária alguma mudança.

E depois, quando ele cansou de ser ignorado e resolveu terminar, outra vez, em nome das suas expectativas, você continuou a insistir: “nós nos amamos, nós vamos lidar com os problemas e fazer esta relação dar certo”.

Ou seja, você ficou alimentando as suas expectativas, não cuidou da sua realidade, não ouviu as queixas do seu parceiro e, como consequência disso, seu relacionamento acabou e todas as suas expectativas foram frustradas.

Adiantou alguma coisa? Nada. Talvez só tenha piorado a sua situação.

Não deixe que isso aconteça com você. Crie expectativas somente em relação ao que você tem controle e sem se desligar da realidade, sempre ouvindo o que o seu parceiro tem a dizer.

Conte conosco

Nós do Reconquiste o Amor estamos prontos para te ajudar tanto no seu crescimento pessoal quanto na sua reconquista. Com nossos métodos e ferramentas realmente eficazes, já ajudamos milhares de pessoas em todo o mundo a reconquistar o amor próprio, bem como o amor de quem elas amam.

Para assistir aos vídeos que postamos diariamente, junte-se aos mais de 199 mil inscritos no nosso canal do YouTube, que têm acesso a um vasto conteúdo cheio de dicas úteis para se tornar a sua melhor versão de si – aquela que vai reconquistar o seu ex.

E para um acompanhamento especializado individual, conte com o Coaching Personalizado. Nele, alguém de nossa equipe altamente capacitada estará à disposição, a fim de te ajudar a desenvolver estratégias para alavancar o seu desenvolvimento pessoal e te ajudar a retomar as rédeas da sua vida amorosa.  

Um abraço e até o próximo post!

Seja VIP

Junte-se a mais de 418.219 pessoas.

Mais conteúdo

Na imagem: Mulher branca de cabelo curto e loiro e blusa branca usando correntes se encara no espelho. Técnica do Espelho.
Artigos

Técnica do Espelho: Como e quando usar?

Se você nos segue há algum tempo você já ouviu falar dessa técnica, essa técnica é baseado em exercício de neurociência. Serve para entender o

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém

Compartilhe com facebook
Compartilhe com whatsapp
Compartilhe com telegram
Compartilhe com pinterest