Recuperar a confiança do ex é imprescindível para que haja uma real possibilidade de reconquistá-lo.

Tem gente que acredita que a confiança é como um cristal: uma vez quebrado, por mais que se cole os cacos, as marcas ficarão evidentes. Em boa parte dos casos, isso é verdade, mas se você realmente se arrependeu dos erros que cometeu e está determinado a nunca mais repeti-los, com as dicas que vou te dar hoje, você vai conseguir recuperar a confiança do ex.

A verdade é que todo mundo erra – somos apenas seres humanos imperfeitos, cheios de limitações, dotados de vícios e virtudes. Você errou e quebrou a confiança do seu ex? Então, o primeiro passo é reconhecer o seu erro e se perdoar. Depois disso, você deve pedir perdão ao seu ex com sinceridade.

Você vai ficar pedindo perdão repetidamente? Não. Você vai perdão apenas uma vez. Por quê? Porque você não pode dar motivo para a pessoa ficar relembrando os seus erros – pois é isso que acontece toda vez em que você pede perdão.

Portanto, tenha uma conversa franca com o seu ex, diga a ele que você reconhece os seus erros, pelos quais você pede perdão. Não insista, dê a ele o tempo e o espaço necessário para digerir as suas palavras e aceitar o seu pedido.

Nesta hora, você tem que ter calma, paciência e muita compreensão, porque o seu ex pode até te perdoar imediatamente, mas isso não quer dizer que ele vai voltar a confiar em você automaticamente. A confiança demora anos para ser construída, mas pode ser estraçalhada em um piscar de olhos.

Então, o que fazer para reconstrui-la?

Saiba o que é preciso para recuperar a confiança do ex

Você precisa mostrar que você é capaz de mudar, evoluir, de ser honesto e digno de confiança.

Ok, mas como você vai fazer isso? Através do trinômio transparência, consistência e paciência. Já falei sobre isso antes, mas não custa nada relembrar.  

Ser transparente é falar a verdade, assumir o seu erro, não esconder nada, por mais doloroso que seja para você ou para o outro. Mesmo que você esteja envolto a uma bola de neve de mentiras e omissões, seja transparente e esclareça tudo.

Entenda que não é possível construir um relacionamento saudável e duradouro se não houver transparência, comunicação e confiança. Lembre-se de que omissão também gera desconfiança. Por isso, esteja aberto ao diálogo e disposto a falar sobre os seus sentimentos e problemas.

Consistência é sinônimo de solidez, estabilidade, e está relacionada com a ausência de contradição. Uma pessoa consistente repete seus hábitos, não é imprevisível, não tem comportamentos contraditórios.

A consistência exigida para recuperar a confiança do ex deve estar intimamente relacionada à transparência: você deve ser transparente todos os dias, não apenas de vez em quando, quando te convém. Portanto, seja consistente nos seus atos.

Como eu falei no início, a confiança demora a ser construída. Então, se você a quebrou, vai ter que reconstrui-la do zero e isso requer tempo e muita paciência.

Portanto, respeite o tempo da pessoa e, durante esse período, seja transparente e consistente, para que ela perceba que você mudou, que é alguém mais evoluído, maduro e digno de confiança. Entenda que você só vai conseguir recuperar a confiança do ex dela se você “andar na linha”.

Dialogar te ajuda a recuperar a confiança do ex

Manter o diálogo com o seu ex é muito importante para recuperar a confiança dele. Faça com que ele se sinta à vontade para conversar com você a qualquer hora, sobre qualquer assunto. Deixe claro que você está aberto a responder qualquer pergunta que ele tenha para você. Ao agir dessa forma, você não deixará abertura para que a desconfiança se infiltre nos pensamentos do seu ex.

É chato ter que dar satisfações do que você faz (com quem faz e a que horas faz), como se você fosse um adolescente e o seu ex fosse os seus pais? Sim, é muito chato, mas dependendo de qual foi o erro que você cometeu, para recuperar a confiança do ex vai preciso fazer isso.

Contudo, apesar de ser uma situação chata, se o que você está falando para o seu ex é a verdade, o que custa, então, dar satisfações para ele se é para conseguir recuperar a confiança dele e depois reconquistá-lo?

O amor, às vezes, requer certos sacrifícios que valem a pena se comparados aos benefícios que eles trazem.

Quer reconquistar o seu amor?

Passe segurança para o seu ex

Para recuperar a confiança do ex, é preciso, ainda, que você respeite os sentimentos dele.

Se ele se sente inseguro, não pense que isso é uma bobagem – até porque, anteriormente, você deu motivos para que ele se sentisse assim. Não é menosprezando o sentimento do outro que você vai conseguir fazer com que ele confie em você novamente.

Quando o seu ex se sentir inseguro, não ignore. Dê atenção a ele, demonstre que ele pode confiar em você e que você vai honrar esta confiança não cometendo os mesmos erros novamente.

E como eu já disse, tenha paciência, porque vai demorar um pouco para que o seu ex se sinta seguro ao seu lado e volte a confiar em você, mas se você fizer tudo direitinho, logo tudo vai se acertar e vocês poderão desfrutar de um relacionamento baseado no respeito, na confiança e no amor.

Pacote da Reconquista

Conte conosco

Reconquista não é fácil, é verdade. Mas para que esse processo seja menos dificultoso, eu e minha equipe estamos aqui para te ajudar.

Em nosso trabalho são utilizadas técnicas altamente eficazes, que nos garantem grandes resultados, conforme você pode notar ao ler os comentários deixados em nossas publicações por pessoas de todo o mundo que tiveram sucesso em suas reconquistas graças a elas.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e junte-se as mais de 242 mil que têm acesso aos vídeos postados diariamente, cheios de dicas para desenvolvimento pessoal e reconquista.

Temos, ainda, o Coaching Personalizado para você que necessita de atendimento individual. Nele, alguém de minha equipe estará a sua disposição, para te ajudar a evoluir como pessoa e a reconquistar quem você ama.

Até logo, um grande beijo.