Salvar um relacionamento em crise parece impossível pra você? Você sabe como salvar seu relacionamento que está por um fio?

No post de hoje eu vou te dar algumas dicas para que você consiga reverter essa situação. E para que você consiga ser feliz novamente! Então sem mais delongas vamos entrar diretamente no assunto:

Salvar um relacionamento em crise – DICA 1

Tente entender o que o outro está sentindo. Claro que é muito mais fácil apontar o dedo e culpar o outro. Eu concordo com você. Principalmente se você está com a razão do seu lado, aí já viu. Mas o ponto principal é, entender como o outro se sente em relação a tudo o que está acontecendo entre vocês.

Sei que pode parecer difícil tentar adivinhar o que está se passando na cabeça do outro. E como não temos bola de cristal por aqui, eu te ensino um exercício bem útil nessas situações que se trata dos “7 Porquês”. Eu falo mais sobre ele nesse artigo aqui, mas vou explicar por alto.

É simplesmente o fato de você se perguntar em ordem inversa o porquê das situações que vocês estão vivendo. Por exemplo: “Por que brigamos?” “Por que meu relacionamento esfriou” e à medida que você vai obtendo respostas curtas e simples (pra poder ir mais longe), você vai trazendo para você. Para sua responsabilidade.

Vou te dar um exemplo prático: “Por que brigamos?” “Porque ela saiu com as amigas.” (Você concorda que não posso perguntar por que ela saiu com as amigas? Logo devemos trazer pra você os porquês. “Por que o fato dela sair com as amigas me incomoda tanto?” E aí você vai encontrar em você a responsabilidade … “Porque eu tenho ciúmes, acho que ela vai encontrar alguém melhor do que eu, sou inseguro…” Enfim… acho que você entendeu aonde queremos chegar.

Não só as perguntas que mencionei, mas sobre todas as situações que você quer encontrar uma saída ou solução. Comece perguntando os 7 porquês. E se tiver ainda alguma dúvida, pergunte mais 7. Esse é um exercício muito poderoso que fazemos com os nossos clientes do Coaching Personalizado. E por muitas vezes revela não só respostas de por onde começar o desenvolvimento pessoal, como também traumas, às vezes de infância. Então não subestime essa ferramenta para salvar um relacionamento em crise.

Perceba os sinais que o outro tem te dado

Muitas vezes as brigas, a crise vem acontecendo por algo que já foi colocado diversas vezes embaixo do tapete. Então esse exercício pode ajudar a desenterrar para tratar de uma vez por todas a raiz do problema. Porque não adianta cortar as folhas, elas vão voltar a crescer. Mas se você cortar o mal pela raiz, meu caro…

Você vai perceber que a raiz desse mal, às vezes a insegurança, a indiferença, um temperamento ou comportamento repetitivo vem sendo destrutivo. E não adianta mexer em outros pilares sem tratar em primeiro lugar o que você descobrir com esse exercício. E mesmo que você já tenha consciência do problema, agora que tomou um gelo ou um ultimato é o melhor momento para resolvê-lo. Então mãos a obra!

Ao entender o que é a raiz do problema, use a empatia para entender o que o seu parceiro sente quando você reage a isso. O que ele ou ela sente quando você é ciumento, às vezes agressivo, ríspido, frio… enfim, isso é seu dever de casa.

Salvar um relacionamento em crise – DICA 2

Se o seu relacionamento caiu na ROTINA. Ê palavrinha que coloca medo em relações, né? Mas você precisa definir o que você espera de um relacionamento em primeiro lugar pra então entender o que você está disposto ou disposta a fazer para cuidar disso.

Você quer um relacionamento cheio de cumplicidade, amor, amizade e admiração? Então traga novidades para sua relação. E não estou falando exclusivamente de sexo aqui. Se o sexo precisa ser melhorado, busque ajuda, busque melhoras. Porém relacionamentos saudáveis não são baseados somente em sexo.

Se é preciso buscar melhora na comunicação, na admiração, você precisa focar mais nessas áreas. Não adianta trazer vários brinquedinhos do sex shop se você não trabalhar para recuperar a confiança e a admiração do seu parceiro. É aí aonde realmente começa a intimidade do casal. A cama é só a consequência. Que pode ser boa ou ruim dependendo do primeiro fator.

Há quanto tempo vocês não saem juntos? Não apenas para comer e voltar pra casa, mas para se divertir. Para dançar, para fazer uma atividade prazerosa aos dois? E aqui não falo de viagem em família. Falo de programa à dois. Ou mesmo pequenos gestos de cuidado como uma flor, um café na cama, um elogio. Não é lá tão difícil assim!Tudo isso faz com que a cumplicidade possa voltar a existir entre vocês.

Recupere seu ex clique aqui

Mas se isso parece muito difícil, comece por você

Saia você da rotina, se cuide, se ame, busque coisas novas. Porque assim você vai acabar por motivar a outra pessoa. Faça-o sorrir. Se você vê seu companheiro ou companheira com a cara ruim, triste ou estressado, tente entender o que houve.

Não falo de pisar em ovos, em temer até perguntar pra evitar o conflito. Tente se interessar pelos problemas e felicidades do outro. Porém sem ser invasivo como um detetive do FBI! Deixe o outro falar no seu tempo, seja natural. O ideal é buscar voltar ao tempo da paquera. Não esperar que o relacionamento termine para então tentar reconquistar.

Relacionamentos saudáveis funcionam com conquistas diárias. Pequenos gestos diariamente aplicados, palavras de atenção, uma mensagem no meio do dia pra fazer o outro sorrir. Não é só pedindo pra trazer as compras, ou colocar as roupas no varal. Não tem nenhuma magia nisso. Mas se você adicionar um pouco de atenção, as coisas ficam bem mais leves.

Para salvar um relacionamento em crise é importante que você volte o foco para a relação

Entenda a longo prazo o que você espera da relação. Se você está hoje mais focado com outros projetos, trabalho, filhos, carreira. Lembre-se aonde você se vê daqui há alguns anos. E se você nunca teve essa visão, nunca pensou a longo prazo, eu te convido a fazer isso. A saber ou pelo menos prever aonde você quer estar no relacionamento daqui há 5, 10, talvez 20 anos.

Se você está aí nesse exemplo, trabalhando mais para poder dar uma vida melhor pra sua família, tente pensar que talvez sua esposa não queira uma vida melhor, ela quer o marido em casa, quer se sentir amada. É um exemplo para você entender que a sua visão de futuro não pode ir contra os valores que vocês tem quanto casal, senão não vai funcionar.

Pra mim é muito difícil, acho que não consigo

Sei que pode parecer impossível. Não conheço os detalhes da sua história, não sei pelo que você passou para chegar até aqui. Mas deixe-me te ajudar. Hoje nós somos uma comunidade com mais de 105 mil seguidores ao redor do mundo. Já ajudamos milhares de pessoas a recuperarem o amor próprio e a salvar um relacionamento em crise. Você pode ser o próximo. 

Junte-se à nossa comunidade no YouTube. Diariamente postamos vídeos com dicas preciosas sobre reconquista amorosa, sobre desenvolvimento pessoal. E também dicas para manter o relacionamento quando você conseguir reconquistar. Porque sim, temos uma alta taxa de sucesso! É só ler os comentários e os depoimentos que os nossos seguidores deixam nos vídeos.

Se você precisar de conversar, contar sua história, nossa equipe altamente capacitada está a disposição para te ajudar a desenvolver estratégias para alavancar o seu desenvolvimento pessoal e te ajudar a retomar as rédeas da sua vida amorosa. Conte conosco através do Coaching Personalizado. Vai ser um prazer fazer parte da sua reconquista! 

Nos vemos no próximo post! Um beijão,

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos