Há comportamentos que atrapalham a reconquista, porque são repulsivos e, em consequência, afastam a pessoa amada. E o pior de tudo: às vezes você os tem e nem percebe.
Você sabe quais são? Consegue identificar em suas atitudes algum deles?
Já falei antes sobre gatilhos mentais negativos e é baseado neles que vou explanar sobre os comportamentos que atrapalham a reconquista, a fim de te ajudar a identificá-los, para que seus atos sejam conscientes, de modo que você não atrapalhe a sua reconquista.
Comportamentos que atrapalham a reconquista: cobrança
Tem coisa mais chata do que alguém ficar te cobrando qualquer coisa? Seja dinheiro, amor, carinho ou atenção, não importa, mas é extremamente chato receber cobranças.
E se você acha chato, imagina só sua/seu ex, que aturava suas cobranças quando vocês estavam juntos e continua tendo que aturar mesmo depois da separação.
Preste atenção, porque a cobrança pode até ter sido um dos motivos pelo qual o seu relacionamento acabou.
Outro dia li uma frase em algum lugar que dizia que não se pode mendigar afeto, pois isso é cobrar amor do outro sem ter amor próprio.
Portanto, nada de cobranças. Dê ao outro o espaço que ele necessita, seja compreensivo e lembre-se que o amor é conquistado, não exigido.
Comportamentos que atrapalham a reconquista: controle
O controle ativa um gatilho mental negativo, pois a pessoa fica com a sensação de que você é o pai ou a mãe dela, querendo saber para onde ela vai, acompanhada de quem e quando volta, como está gastando o próprio dinheiro, por que está online e não te responde…
Enfim, há inúmeras maneiras de você ser alguém controlador, e todas elas são absolutamente repulsivas. Ninguém quer estar ao lado de alguém que quer controlar todos os aspetos de sua vida e vigiar todos os seus passos.
Se você tem por hábito querer tirar satisfação e controlar tudo o que a pessoa faz, dê logo um jeito de acabar com ele, porque, sem dúvida alguma, esse é um dos comportamentos que atrapalham a reconquista.
Comportamentos que atrapalham a reconquista: perseguir
Você é daquele tipo de pessoa que fica o tempo inteiro stalkeando a pessoa amada em todas as redes sociais e aparece nos lugares que ela costuma frequentar a fim de vigiá-la, saiba que essa ação faz parte dos comportamentos que atrapalham a reconquista.
Então, pare com isso! Além de ser chato, é um comportamento bem assustador (já ouviu falar naquela série You? Pois é).
Sempre que algum coachiado meu manda print de alguma publicação de ex e me pergunta o que eu acho daquilo, minha resposta é a seguinte: acho que você deve parar de stalkear e focar em você, caso contrário a reconquista não vai dar certo.
“ah, mas stalkeando descobri isso e aquilo outro, então liguei para tirar satisfação e blábláblá…”
Ok, e isso te ajudou em que? Em nada. Só piorou, porque a pessoa notou que além de stalker, você controlador e que pensa que ela te deve satisfação, embora vocês não estejam mais juntos.
Esteja atento à Dependência Afetiva!
Na dependência afetiva, a pessoa fica apavorada diante da possibilidade de perder a pessoa amada, pois depende dela para se sentir amada e segura, comprometendo, assim, sua autonomia e sua autoconfiança.
Logo, se você acha que não pode viver sem a pessoa que ama e, embora se sinta desconfortável ou constrangido, concorda com tudo o que ela diz ou quer, por medo de a perder se a contrariar, se não consegue se dedicar e prosseguir com seus projetos pessoais, cuidado, porque isso é dependência afetiva este é um dos comportamentos que atrapalham a reconquista.
Portanto, você precisa compreender que você é plenamente capaz de virar sozinho e de evoluir. Você não necessita da aprovação de ninguém para fazer o que deseja, realizar seus sonhos e ser feliz.
Comportamentos que atrapalham a reconquista: imaturidade emocional
A imaturidade emocional é um dos comportamentos que atrapalham a reconquista mais repulsivos, afinal, ninguém quer manter um relacionamento com alguém que se comporta pior do que uma criança.
A pessoa emocionalmente imatura acha que o mundo gira em torno dela e que a pessoa amada tem o dever de satisfazer os seus desejos. Além disso, costumam colocar a culpa de seus próprios erros em outras pessoas e têm muita dificuldade de se comprometer com qualquer coisa.
Outro aspecto da imaturidade é ficar de birra, implicância e charminho: “demorou para responder minha mensagem, então vou demorar também; postou foto em festa, só para me provocar e dar a impressão de que está bem, vou postar também”.
Não faça isso. Fuja das atitudes infantis, elas só te prejudicam.

Comportamentos que ferram a reconquista: insegurança
A insegurança e prejudicial à saúde mental, porque abala a sua autoestima e a sua autoconfiança e, em consequência, prejudica o seu relacionamento.
O sentimento de insegurança faz com que você duvide de si, não se ache bom o suficiente, te faz ter medo e depender da validação dos seus atos por quem você ama – o que causa a dependência afetiva.
Nesse contexto, dentre os comportamentos que atrapalham a reconquista, este é um dos mais graves, pois desencadeia muitos problemas, como a dependência afetiva, a baixa autoestima, sentimento de desconfiança em relação aos outros e a si mesmo, a projeção dessa insegurança a outras pessoas etc.
Uma coachiada minha, muito insegura, se comportou de um modo que atrapalhou a reconquista, que já estava em uma etapa na qual a comunicação estava reestabelecida de tal forma que a conversa fluía sem intercorrências.
Porém, em uma dessas conversas, o ex disse “vou jantar, depois a gente se fala”. Sabe o que ela respondeu? “não precisa procurar desculpas para fugir de mim. Se não quer conversar comigo, é só me dizer”.
Precisava disso? Claro que não.
A insegurança fez com que ela o afastasse, quando ela poderia ter aproveitado a oportunidade de brincar dizendo “ah, nem me convidou, e estou com tanta fome…”
O que fazer ao identificar em suas atitudes algum desses comportamentos que atrapalham a reconquista?
Identificá-los é muito importante, porque é possível que você tenha esse tipo de comportamento, mas ainda não se deu conta disso.
Então, ao identificá-los, escreva-os em um papel e policie-se para que você não os reproduza.
Se necessário, adote o exercício do elástico, no qual você coloca um elástico no pulso e toda vez em que sentir o impulso de praticar um dos comportamentos que atrapalham a reconquista, puxe e solte o elástico.
A lógica aqui é bem simples: sua mente irá relacionar a dor que você sente ao puxar e soltar o elástico ao ato de pensar em praticar um dos comportamentos que atrapalham a reconquista, de modo que irá evitá-los para, assim, não sentir aquela dor novamente.
Conte conosco
Mudar de hábitos não é fácil. A reconquista também não é, no entanto, eu e minha equipe estamos aqui para te ajudar em cada passo dessa jornada tão importante.
Já ajudamos pessoas do mundo inteiro com nossos métodos confiáveis e altamente eficazes, conforme você pode observar ao ler os comentários deixados por nossos seguidores.
Para receber diariamente conselhos sobre desenvolvimento pessoal, reconquista e dicas para te ajudar a manter e cuidar bem do seu relacionamento, junte-se aos mais de 161 mil seguidores de nosso canal no YouTube.
E se você necessita de atendimento individual, temos a opção de Coaching Personalizado, no qual alguém de minha equipe estará a sua disposição e te guiará em cada passo da reconquista.
Até o próximo post! Grande abraço.