Comunicação complicada, por que é tão difícil?

A comunicação não é privilégio somente dos humanos. Animais irracionais também conseguem compartilhar informações entre si. Mas, a comunicação complicada parece se dar mais entre humanos, por que?

Apesar da comunicação complicada existir em vários áreas da vida, neste artigo, vou falar mais particularmente no campo da reconquista e relacionamento amoroso. Não é incomum ouvir reflexões do tipo: “O que ele (a) quis dizer mesmo?” Parece que o idioma muda de maneira drástica às vezes!

Sim, já temos provas de estudiosos da área de que homens e mulheres se comunicam de maneiras diferentes. Quer seja por herança genética, quer seja  por influências culturais, educacionais, etc… a verdade é que temos que lidar com essa realidade. E que motivos podemos apresentar para essas diferenças?

https://www.youtube.com/watch?v=hpc7Q3xdQIg

Comunicação complicada por causa da linguagem do amor

Homens e mulheres têm diferentes linguagens do amor. Alguns têm até mais de uma. E, essas “linguagens do amor” variam sendo, basicamente: O toque (contato físico), palavras de afirmação, romantismo, presentes, tempo de qualidade e o sexo. E sempre uma delas é predominante para uma pessoa.

A comunicação complicada se dá quando um dos parceiros ignora a principal linguagem do amor do outro. Dessa forma, um dos piores erros que um parceiro comete é ignorar as emoções ou linguagens do seu cônjuge. Eu ouvi a seguinte observação de uma esposa, por exemplo:

“Quando vamos dormir, parece que justamente nessa hora eu tenho mais vontade de conversar. Parece que um “filme” do dia inteiro passa em minha cabeça e eu preciso falar sobre isso com meu marido. No início ele dormia logo e eu ficava frustrada. Agora, ele sempre tira um tempo antes de dormir para me ouvir. Conversamos e me sinto mais valorizada”.

O exemplo acima é uma amostra que se repete inúmeras vezes. Frequentemente, as pessoas que se queixam do mesmo problema. Porém, parceiros atentos à boa qualidade do relacionamento sempre dão mais atenção e encontram meios de equilibrar essas expectativas.

Comunicação complicada em virtude das diferenças emocionais

Dessa forma, é evidente que homens e mulheres têm diferenças na forma como demonstram suas emoções. E nesse quesito o que parece simples fica difícil tornando a comunicação complicada. Não é regra, e claro, há exceções, mas os homens na sua maioria são mais reflexivos. Por outro lado, as mulheres são mais falantes e emotivas.

Por exemplo, pergunte a um homem como foi seu dia. Ele provavelmente dirá: “foi bom, ou foi mal”, fim. Agora, faça a mesma pergunta a uma mulher: “Meu dia foi assim: quando acordei fui logo …” e ela, quase certamente, vai falar bastante sobre muitas situações interessantes pelas quais passou. Esse comportamento é normal. “Coisa de mulher”, como se costuma dizer.

Segundo a ciência comportamental, em virtude das diferenças emocionais entre homens e mulheres. E a variação hormonal, em doses diferentes leva a reações diferentes também.

Portanto, encarar de maneira natural é a coisa mais sensata. O homem se distrai e dilui seu estresse com um futebol, uma conversa com amigos, já a mulher resolve sua ansiedade com uma boa e longa conversa com as amigas. Tudo normal!

Numa reconquista como melhorar a comunicação complicada?

Já que esse padrão é norma na vida cotidiana de homens e mulheres, numa reconquista não vai mudar. Os parceiros precisam entender e aceitar as diferentes linguagens do amor de ambos. Em nosso acompanhamento por coaching procuramos alertar nosso cliente a levar em consideração esse detalhe superimportante. Ele vai fazer diferença em sua reconquista.

Portanto, se um dos motivos do término foi o baixo nível de comunicação entre o casal, então, em uma reconquista esse deve ser o ponto focal a ser trabalhado. Certamente o outro parceiro vai prestar atenção mais que especial a essa evolução. Porque sabe que vai pesar novamente em em um NOVO relacionamento.

Concluindo, por mais que a comunicação complicada possa atrapalhar, ela tem remédio! Pessoas equilibradas e que visam um relacionamento estável sempre estarão dispostas a fazer ajustes para alcançar uma reconquista e relacionamentos cada vez mais saudáveis e duradouros.

Conte com a gente

Finalmente, reconquistar e manter um relacionamento feliz é um desafio diário. Por isso, eu e minha equipe estamos a  disposição, para ensinar tudo o que é necessário fazer para recuperar o amor de quem você ama. E como fazer com que o relacionamento de vocês seja cheio de amor, felicidade e confiança.

Com nossos métodos e ferramentas altamente eficazes, já ajudamos milhares de pessoas em todo o mundo em seus processos de desenvolvimento pessoal e reconquista.

Para assistir aos nossos vídeos, postados diariamente, repletos de dicas valiosas sobre desenvolvimento pessoal e reconquista, inscreva-se em nosso canal do YouTube e junte-se aos nossos mais de 300 mil inscritos.

Mas se você precisa conversar e quer contar a sua história, estamos à disposição para te ajudar a alavancar o seu crescimento pessoal e te ajudar a retomar as rédeas da sua vida amorosa. Conte conosco através do Coaching Personalizado. Vai ser um prazer fazer parte da sua reconquista!

Método Felizes Para Sempre

Quando conhecemos alguém e nos apaixonamos por essa pessoa, imaginamos as inúmeras possibilidades de construir um futuro apaixonado e feliz ao lado dessa pessoa….

O problema é que nem sempre estamos prontos emocionalmente para construir o nosso “Felizes para Sempre” simplesmente porque não vivemos o agora de maneira plena e com clareza!

Na maioria das vezes, após um término, um briga ou uma crise, as lágrimas e desespero se instala. Porém, com esse método, que desenvolvi ao longo dos meus 10 anos de carreira busco ajudar você a recuperar a confiança e salvar o AMOR! Com muita felicidade e orgulho, apresento pra você o MÉTODO  Felizes para Sempre!

Não é receita mágica! São anos de atendimentos que trago em forma de Mentoria e Curso, para impactar ainda mais pessoas no mundo todo!

Um forte abraço e até o próximo artigo.

Seja VIP

Junte-se a mais de 418.219 pessoas.

Mais conteúdo

Na imagem: Mulher branca de cabelo curto e loiro e blusa branca usando correntes se encara no espelho. Técnica do Espelho.
Artigos

Técnica do Espelho: Como e quando usar?

Se você nos segue há algum tempo você já ouviu falar dessa técnica, essa técnica é baseado em exercício de neurociência. Serve para entender o

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém

Compartilhe com facebook
Compartilhe com whatsapp
Compartilhe com telegram
Compartilhe com pinterest