Contato Zero

Definição de Contato Zero: Silêncio absoluto. Aqui na França conhecemos a técnica como “Silêncio de Rádio”, no Brasil escutamos sempre a expressão “Dar um gelo”. Mas vamos com calma, não é tão simples assim.

A intenção do contato zero após o fim de um relacionamento não é de punir o seu ex ou então para chamar atenção como podemos pensar. O verdadeiro propósito é de utilizar esse tempo em silêncio para trabalhar na sua reconstrução pessoal.

Por que é necessário sumir?

Convenhamos que no momento do fim, com os nervos à flor da pele, o ex é a pessoa que menos vai te encorajar a cuidar de você. Você estará naturalmente se sentindo culpado, indigno, deprimido… sentimentos esses que não cooperam em nada com a sua reconquista. Por isso posso dizer que o contato zero é uma medida de ação super importante.

Não vou generalizar e dizer que o contato zero deve ser utilizado em todas as situações de reconquista, já que cada caso merece atenção especial. Mas se você se encaixa nos pré-requisitos para a aplicação dessa ferramenta, é preciso utilizar com sabedoria.

Pré-Requisitos para a aplicação do Contato zero

Vou descrever algumas situações gerais para qual pode ser aplicado o contato zero. Lembrando que existem outras situações e é necessário analisar como um todo o seu relacionamento antes de decidir fazê-lo.

Se a sua relação terminou em conflito intenso. O que quero dizer por conflito intenso: Uma traição, uma briga que envolveu a família, agressão verbal ou mesmo física. Essa lista é interminável, então acredito que vocês conseguem ter uma noção do que eu quero dizer.

Nesse caso, qualquer tentativa de contato com seu ex vai falhar imediatamente ou desmoronar logo logo. Tendo em vista que vocês dois estão magoados e provavelmente uma das partes não quer contato. Se você já tentou antes de vir ler esse artigo, já sabe do que estou falando.

Outro pré requisito pra aplicação do contato zero é você estar sendo mal tratado. Supondo que vocês terminaram e seu ex já está em outra, vivendo a aventura dele e você continua insistindo e sendo mal tratado e ignorado. Não é possível imaginar um cenário em que você consiga se reerguer estando preso nessa situação.

Contato zero

O que é o contato zero na prática?

Quando digo ZERO meus queridos, é zero mesmo. Ou seja, contato zero é não ligar nem mandar mensagem a princípio, mas também não procurar saber da outra pessoa, nem perseguir nas redes sociais, nem ficar atento às trocas de fotos de perfil, às novas amizades, se curtiu, se não curtiu…

É também evitar o contato com parentes e amigos em comum. E aqui eu digo evitar, porque há casos que não é possível o contato zero com a família por exemplo quando vocês tem filhos. Mas se o contato é inevitável, que durante esse período você não fale sobre o ex, não pergunte sobre ele e não fale muito sobre a sua vida.

Fica incluído também no contato zero a proibição de postar indiretas nas redes sociais. Evite também se confessar a alguém de “confiança” ou então de tentar contato sem que a outra pessoa saiba. Evite ligar de número desconhecido, pedir a alguém pra ligar, espionar o trabalho ou a casa, etc.

Parece exagero, mas é uma ferramenta importante que deve ser levada à sério, pelo poder que tem. É absolutamente normal que durante esse período de afastamento seu ex entre em contato. Mas você deve ser firme para dar à essa técnica confiabilidade. Senão você perde a credibilidade diante do seu ex e o tempo para investir em você não será eficaz.

contato zero

Como aproveitar o período do contato zero?

É muito importante ter em mente que o contato zero só vai funcionar se você ver isso como algo positivo. Se você aderir essa técnica com pensamentos de punição, achando que vai sofrer, que não vai aguentar um dia ou uma semana em silêncio, que seu ex vai te esquecer e que não vai funcionar… nesse caso realmente não vai.

Você se encontra nesse cenário: a relação terminou. Você está se sentindo um caco, se o seu ex te visse nesse momento com certeza sairia correndo, certo? Durante uma parte da relação e principalmente depois do término, você tem enfatizado muito o seu ex. Colocado ele sobre um pedestal, inalcançável e o seu desespero não te deixa ver um palmo a sua frente.

Bem vindo ao principal positivo do contato zero: Você está obrigado (a) a cuidar de você. Então mãos a obra! É tempo de recuperar em você aquela auto estima perdida há uns anos atrás. É tempo de se permitir descobrir coisas novas e conhecer pessoas novas.

Faça atividades com seus filhos, com seus amigos, vá a um spa, faça uma viagem, faça um cruzeiro sozinho. Tire um tempo pra ler um livro que você há muito queria ler. Vá ao cinema, vá ao shopping, vá ao teatro, vá a praia, comece a praticar esporte, já fez dança?

A lista é infinita mesmo eu diria, para todas as coisas a se fazer além de ficar em casa chorando e se culpando pelo fim. Isso sim, não ajudará em nada a sua reconquista amorosa. Quem quer voltar pra alguém que só chora e reclama da sorte, não é mesmo ?

Contato zero

Como o contato zero vai afetar o meu ex?

Nada é mais atraente em um ser humano do que a auto confiança. A medida que você começa a voltar o centro da sua vida para os seus próprios interesses. Ao se preocupar em primeiro lugar com a sua felicidade, você se torna alguém mais atraente por mostrar auto confiança.

Mesmo que vocês estejam separados, seu ex vai notar que você está evoluindo. Ele(a) vai notar que você está feliz sem ele e que provavelmente não precisará mais dele para ser feliz. E isso, queridos, soa um alarme na cabeça do seu ex. “Agora que nós terminamos ela(e) está na sua melhor versão, é essa pessoa quem eu quero ao meu lado”.

A partir daqui, o processo de reconquista toma outro rumo. Já que agora é o seu ex quem vai querer entrar em contato com você. E você pode estar pensando agora: “Ah mas você não conhece o meu ex, não existe pessoa mais orgulhosa que ele(a)”. Você pode achar que é a última pessoa no mundo que te procuraria pois é teimosa fora do limite, ou seja, impossível.

Sinto muito te informar, mas enquanto tratarmos com seres humanos, vamos continuar aplicando essa técnica e obtendo resultados positivos. Como estamos fazendo com centenas de orgulhosos e orgulhosas por aí. Resumindo, existe a possibilidade e além disso vou marcar aqui o link da nossa página de coaching pra você ver os depoimentos.

Contra-indicações do contato zero

Como eu falei mais acima existem casos em que se pode usar com moderação essa metodologia. Mas em certos casos o contato zero não terá o mesmo efeito. Como por exemplo se vocês têm um relacionamento à distância, já existem outros fatores de afastamento que tornam o contato zero menos eficaz.

Ou então se vocês estão terminando um relacionamento curto que terminou sem conflitos, simplesmente por incompatibilidade de interesses, ou pararam de se falar sem necessariamente se magoarem um com o outro. Nesse caso também, o contato zero não vai ser muito eficaz já que vocês estão perdendo naturalmente o contato.

Essa estratégia vai ser muito mais eficiente se utilizada em términos de relações longas. Se você já cometeu todos os erros possíveis na tentativa de reconquistar (já chorou, se humilhou, ameaçou…) já está passando da hora de tirar um tempo e cuidar da sua saúde emocional.

Só depois do contato zero você vai poder recontatar o seu ex (ou a sua ex) com a cabeça mais tranquila, com as ideias no lugar.

Me deixe te ajudar

Se você ainda não sabe por onde começar, se o seu caso pode ser encaixado em um desses que utilizam essa poderosa tática para reconquistar, ou se você já está em contato zero mas não sabe o que fazer durante, ou o próximo passo, fique ligado aqui no blog porque vou continuar postando dicas de como prosseguir no seu processo de reconquista.

Estou disponibilizando aqui nesse link o pacote da reconquista pra você adquirir e fazer o seu autocoaching, nele você encontra o nosso e-book e os áudios que explicam melhor a técnica do contato zero e como aplicá-la. Além de modelos de cartas manuscritas, sms e muito mais.

Se esse texto clareou suas ideias a respeito do contato zero, ou te deu novas ideias pra ser bem sucedido no processo de reconquista, eu adoraria saber! Deixe aqui nos comentários se você já utilizou a técnica, se fez alguma coisa errada, pra eu saber como você pode ainda recuperar o amor da sua vida!

Me coloco a disposição pra responder as questões dos comentários e se você precisar de um Coaching Personalizado, será um prazer atender você. Todos os dias postamos vídeos no nosso canal do Youtube que dão dicas valiosíssimas para alavancar a sua reconquista! Acompanhe a gente por lá!

Um abraço e até mais!

Carolina Aguiar

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos