Crenças Limitantes: O que são e como acabar com elas

Como quebrar crenças limitantes? Na imagem: garota de cabelo preto e liso, com a mão apoiada na bochecha olha para cima com expressão pensativa.

Através desse artigo eu vou te ajudar a entender as crenças limitantes, o que elas são, como elas podem afetar a sua vida e e de que forma você pode quebra-las e se libertar do que atrasa a sua vida.

O que são crenças limitantes?

Ao longo das nossas vidas as nossas experiências formam as nossas ideias através da nossa vivência com as mais variadas pessoas e situações. Quando nascemos somos um livro com páginas em branco que aos poucos vai sendo escrito e tendo uma história que é diretamente influenciada pelo que acontece a nossa volta.

As crenças limitantes podem nos influenciar positiva e negativamente, de acordo com a forma em que recebemos as coisas que acontecem a nossa volta desde os primeiros anos de nossa vida.

É muito comum pessoas deixarem de correr atrás do que tanto desejam por se acharem incapazes, ou porque tal objetivo é muito difícil ou impossível. Isso porque precisamos ter uma certeza, acabamos acreditando no que é mais “fácil”.

Então essas crenças limitantes  passam a nos guiam e levamos essa desvalorização para outras áreas. Observe, na maioria das vezes está presente em áreas da nossa vida: relacionamento familiar, relacionamentos amorosos, capacidade ou incapacidade, dinheiro, tempo, identidade.

Esse tipo de pensamento muitas vezes nos fazem desistir das coisas que queremos facilmente, alimentando-se de crenças limitantes nas quais as fazem viver em um ciclo inacabável que se divide em três etapas: você começa a fazer e termina antes mesmo de começar, se arrepende tenta fazer de novo e desiste outra vez. Todas essas atitudes e frases quando lançadas tem efeito negativo nos dando sensações como impotência, incapacidade, desvalorização profissional e, ou pessoal.

Tipos de Crenças limitantes

Existem alguns tipos de crenças limitantes que se formam em nossas vidas como disse anteriormente sem que nem nos demos conta disso, um exemplo que tem forte influência nesses casos são:

Crença Hereditária

Esse tipo crença limitante se trata de como os pais tratam a criança e trabalham sua confiança e autoestima em relação ao que ela é ou se tornará. Muitos pais vivem comparando um filho ao outro, isso inconscientemente afeta a vida e faz com que a mesma se sinta fraca, desprovida de intelectualidade e incapaz de alcançar seus objetivos.

Tudo o que ouvimos dos nossos pais seja em relação afetiva, financeira, profissional nos reflete de alguma maneira ao longo das nossas vidas, frases como

  • “Você não faz nada direito”
  • “Você parece que vive porque vê outras pessoas viverem”
  • “Tudo o que você faz, você deixa pela metade”
  • “O seu irmão se esforça para conseguir as coisas e você não, por isso ele vai se tornar uma pessoa bem sucedida e você será um fracassado”

Todas essas frases e colocações nos leva a nos fecharmos em um mundo de crenças limitantes.

Crença Social

É aquela que nos faz acreditar em estereótipos, padrões de beleza e em uma vida que atribui felicidade a bens matérias, riquezas e luxo. Por exemplo, que cabelos lisos são bonitos e crespos são “ruins” ou até mesmo feios, ou a imposição de que um corpo para ser bonito deve ser magro como os das modelos nas passarelas e entre outros.

Padrões que são impostas com uma veracidade e um peso principalmente pelas mídias sociais, na qual fazem as pessoas fazerem loucuras para tentarem de encaixar nesses padrões extremamente absurdos e impossíveis.

Crença pessoal

Nesse caso, mesmo estando ligada a crença hereditária, a pessoal, por sua vez tem como principal causa as situações vividas. Tais como, um relacionamento no qual o seu fim foi dado pelo companheiro(a) fazendo essa pessoa acreditar que nunca será amada e compreendida.

Ou então, uma reprovação em uma prova para que ela possa se tornar hábil a dirigir fazendo com que essa pessoa perca a confiança e se ache incapaz de dirigir novamente, e muitas vezes a faz desistir de ter uma habilitação.

Quebrar essas crenças limitantes é possível?  

Para  quebrar esses padrões de crenças limitantes nós precisamos entender que somos os únicos responsáveis pelos nossos sonhos.  Para realizarmos, temos que criar essa possibilidade em nossas mentes, a possibilidade de se tornar  sua melhor versão e acreditando na capacidade de dar um sentido a sua vida.

Mesmo que inúmeras vezes as pessoas que mais amamos podem ser as principais causadoras desse tipo de limitação ainda não cabe a nós culpar as mesmas. Pense que da mesma forma que essa pessoa tenta ou tentou te limitar ela também já foi limitada por outras pessoas e não teve a mesma oportunidade que você está tendo agora de ressignificar, de mudar a sua rota através de pensamentos bons.

Também considere que a pessoa que te limitou e diminuiu, não teve acesso as mesmas informações e chances de mudar que você tem agora. Você é o autor da sua própria história e o único responsável por trilhar seus caminhos positivamente ou negativamente, então assuma as rédeas da sua vida e quebre todos os bloqueios que te limitam ser a pessoa fantástica que você tem potencial para ser.

É preciso trabalhar nossas habilidades 

É fundamental que façamos uma reprogramação mental para trabalhar as nossas habilidades e focar em nossos pontos positivos, só assim poderemos conseguir chegar aos resultados magníficos que tanto sonhamos. Atitudes diferentes para resultados diferentes, assim todos os obstáculos de nossas vidas tendem a se tornar cada vez menores.

Assim, vivemos por outra ótica e então destrava tudo o que nos impede de avançar, basta acreditar e se comprometer com a sua elevação. Só depende de você para que se livre das crenças limitantes, tudo na vida é um processo, suporte o processo para então ter êxito nos mais variados âmbitos da sua vida.

Ressignificar é preciso

Portanto, ter essas crenças limitantes como uma verdade absoluta em nossas vidas  pode nos prejudicar em nossas relações pessoais ou profissionais. Nos limitamos a uma única verdade e acreditamos que só ela pode ser levada em consideração sem dar a chance de reprogramar nossas ideias.

Ou muitas vezes nem percebemos as nossas crenças limitantes. Já ouviu aquela frase bem clichê de que “A vida é um eco”? Então, o que acreditamos e pensamos que vão se concretizam porque são atraídos para as nossas vidas como um imã.

Creia no seu crescimento

A partir disso, se você acredita que será uma pessoa bem sucedida, que será feliz, isso se torna real, o contrário também acontece. 

Se trata de compatibilidade com as suas conexões, automaticamente estamos ligados aos nossos pensamentos e ao que muitas vezes criamos como uma verdade mesmo lá no fundo sabendo que não se trata de uma verdade absoluta e sim de uma autosabotagem, uma crença limitante.

Como reprogramar para acabar com crenças limitantes:

Você deve estar se perguntando mas como vou conseguir me reprogramar de algo que nem sei o que é? Primeiramente você precisa identificar o que você diz, ou até mesmo pensa que pode te prejudicar. Em seguida, reverta essa mentalidade em algo positivo. 

Após reverter a mentalidade na sua mente, comece a agir a partir dessa nova mentalidade, tente fazer as coisas que você achava não ser capaz. Não desista na primeira falha e se coloque para aprender, crie resistência contra as crenças limitantes e deixe as novas mentalidades te guiar. 

Vou te dar alguns exemplos de frases que nos limita e nos autosabotam, as famosas crenças limitantes e como reverte-las: 

  • Não consigo fazer isso! (Eu consigo e posso tentar!)
  • Mas eu não tenho esse dom! (Eu posso aprender!)
  • As coisas nunca vão dar certo! (Vou fazer dar certo!)
  • Eu não tenho tempo! (Eu posso me organizar!)
  • Não importa o que eu faça, isso nunca vai dar certo! (Vou tentar até conseguir!)
  • O problema sou eu, eu não mereço que coisas boas aconteçam na minha vida! (Eu mereço coisas boas e vou fazer de tudo para realiza-las)
  • Nunca vou conseguir me livrar desse problema! (Eu vou achar uma solução para esse problema!)

Conte com a gente

Finalmente, reconquistar e manter um relacionamento feliz é um desafio diário. Por isso, eu e minha equipe estamos a  disposição, para ensinar tudo o que é necessário fazer para recuperar o amor de quem você ama. E como fazer com que o relacionamento de vocês seja cheio de amor, felicidade e confiança.

Com nossos métodos e ferramentas altamente eficazes, já ajudamos milhares de pessoas em todo o mundo em seus processos de desenvolvimento pessoal e reconquista.

Para assistir aos nossos vídeos, postados diariamente, repletos de dicas valiosas sobre desenvolvimento pessoal e reconquista, inscreva-se em nosso canal do YouTube e junte-se aos nossos mais de 300 mil inscritos.

Mas se você precisa conversar e quer contar a sua história, estamos à disposição para te ajudar a alavancar o seu crescimento pessoal e te ajudar a retomar as rédeas da sua vida amorosa. Conte conosco através do Coaching Personalizado. Vai ser um prazer fazer parte da sua reconquista!

Método Felizes Para Sempre

Quando conhecemos alguém e nos apaixonamos por essa pessoa, imaginamos as inúmeras possibilidades de construir um futuro apaixonado e feliz ao lado dessa pessoa….

O problema é que nem sempre estamos prontos emocionalmente para construir o nosso “Felizes para Sempre” simplesmente porque não vivemos o agora de maneira plena e com clareza!

Após um término, um briga ou uma crise, as lágrimas e desespero se instala… E esse método, que desenvolvi ao longo dos meus 10 anos de carreira busca recuperar a confiança das pessoas e principalmente salvar o AMOR!

Com muita felicidade e orgulho, apresento pra você o MÉTODO de Como construir um Felizes para Sempre ao lado de quem você ama de maneira sólida, madura e tranquila!

Não é receita mágica! São anos de atendimentos que trago em forma de Mentoria e Curso, para impactar ainda mais pessoas no mundo todo!

Um forte abraço e até o próximo artigo.

Dyuly Cardoso

Coach Especialista em Reconquista Amorosa e Desenvolvimento Pessoal

  • Não consigo fazer isso! (Eu consigo e posso tentar!)
  • Mas eu não tenho esse dom! (Eu posso aprender!)
  • As coisas nunca vão dar certo! (Vou fazer dar certo!)
  • Eu não tenho tempo! (Eu posso me organizar!)
  • Não importa o que eu faça, isso nunca vai dar certo! (Vou tentar até conseguir!)
  • O problema sou eu, eu não mereço que coisas boas aconteçam na minha vida! (Eu mereço coisas boas e vou fazer de tudo para realiza-las)
  • Nunca vou conseguir me livrar desse problema! (Eu vou achar uma solução para esse problema!)

Conte com a gente

Finalmente, reconquistar e manter um relacionamento feliz é um desafio diário. Por isso, eu e minha equipe estamos a  disposição, para ensinar tudo o que é necessário fazer para recuperar o amor de quem você ama. E como fazer com que o relacionamento de vocês seja cheio de amor, felicidade e confiança.

Com nossos métodos e ferramentas altamente eficazes, já ajudamos milhares de pessoas em todo o mundo em seus processos de desenvolvimento pessoal e reconquista.

Para assistir aos nossos vídeos, postados diariamente, repletos de dicas valiosas sobre desenvolvimento pessoal e reconquista, inscreva-se em nosso canal do YouTube e junte-se aos nossos mais de 300 mil inscritos.

Mas se você precisa conversar e quer contar a sua história, estamos à disposição para te ajudar a alavancar o seu crescimento pessoal e te ajudar a retomar as rédeas da sua vida amorosa. Conte conosco através do Coaching Personalizado. Vai ser um prazer fazer parte da sua reconquista!

Método Felizes Para Sempre

Quando conhecemos alguém e nos apaixonamos por essa pessoa, imaginamos as inúmeras possibilidades de construir um futuro apaixonado e feliz ao lado dessa pessoa….

O problema é que nem sempre estamos prontos emocionalmente para construir o nosso “Felizes para Sempre” simplesmente porque não vivemos o agora de maneira plena e com clareza!

Após um término, um briga ou uma crise, as lágrimas e desespero se instala… E esse método, que desenvolvi ao longo dos meus 10 anos de carreira busca recuperar a confiança das pessoas e principalmente salvar o AMOR!

Com muita felicidade e orgulho, apresento pra você o MÉTODO de Como construir um Felizes para Sempre ao lado de quem você ama de maneira sólida, madura e tranquila!

Não é receita mágica! São anos de atendimentos que trago em forma de Mentoria e Curso, para impactar ainda mais pessoas no mundo todo!

Um forte abraço e até o próximo artigo.

Dyuly Cardoso

Coach Especialista em Reconquista Amorosa e Desenvolvimento Pessoal

Seja VIP

Junte-se a mais de 418.219 pessoas.

Mais conteúdo

Na imagem: Mulher branca de cabelo curto e loiro e blusa branca usando correntes se encara no espelho. Técnica do Espelho.
Artigos

Técnica do Espelho: Como e quando usar?

Se você nos segue há algum tempo você já ouviu falar dessa técnica, essa técnica é baseada em exercício de neurociência. Serve para entender o

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém

Compartilhe com facebook
Compartilhe com whatsapp
Compartilhe com telegram
Compartilhe com pinterest