Através desse artigo eu vou te ajudar a entender as crenças limitantes, o que elas são, como elas podem afetar negativamente na sua vida e e de que forma você pode quebrar essas crenças limitantes e se libertar das coisas que atrasam a sua vida e que muitas vezes você nem sabe que tenha relação.

Crenças limitantes o que são?

Ao longo das nossas vidas as nossas experiências estão diretamente ligadas com as ideias que formamos em nosso convívio com as mais variadas pessoas e situações , quando nascemos somos como se fossemos um livro com páginas em branco que aos poucos vai sendo escrito e tendo uma história que é diretamente influenciada pelo que acontece a nossa volta, as crenças limitantes podem nos influenciar positiva e negativamente de acordo com as formas em que recebemos as coisas que acontecem a nossa volta e isso desde os primeiros anos de nossa vida.

Eu me limito quando tenho essas atitudes

É muito comum pessoas deixarem de correr atrás do que tanto desejam por se acharem incapazes, e por necessitarmos emocionalmente falando de uma certeza, acabamos acreditando no que é mais “fácil” que essas nossas crenças limitantes são o que devemos seguir e essa desvalorização pessoa,l pode-se observar, que na grande maioria das vezes está direcionada a essas áreas da nossa vida: relacionamento familiar, relacionamentos amorosos, capacidade ou incapacidade, dinheiro, tempo, identidade.

ressignificar é preciso

Muitas vezes temos isso como uma verdade absoluta em nossas vidas o que pode nos prejudicar em nossas relações pessoais ou profissionais, ao nos limitarmos a uma única verdade e acreditar que só ela pode ser levada em consideração sem dar a chance de reprogramar nossas ideias e ressignificar as coisas e nossas crenças limitantes, muitas vezes por nem as percebemos. Já ouviu aquela frase bem clichê de que “a vida é um eco”, então o que acreditamos e pensamos que vão se concretizar, são atraídos para as nossas vidas como um imã, eu atraio aquilo que eu penso, aquilo que acredito e aquilo que quero.

Creia no seu crescimento

Se você acredita que será uma pessoa bem sucedida, que terá uma família feliz, que alcançará os seus objetivos isso se torna real, do mesmo modo em que se você pensa que nunca vai encontrar uma pessoa boa para dividir os momentos, que nunca vai conseguir chegar onde almeja isso também se volta para você como um “desejo”. Se trata de compatibilidade com as suas conexões, automaticamente estamos ligados aos nossos pensamentos e ao que muitas vezes criamos como uma verdade mesmo lá no fundo sabendo que não se trata de uma verdade absoluta e sim de uma auto sabotagem, uma crença limitante.

Como Reprogramar para me livrar de crenças limitantes:

Você deve estar se perguntando mas como vou conseguir me reprogramar de algo que nem sei o que é? Primeiramente você precisa identificar o que você diz, ou até mesmo pensa que pode te prejudicar. Vou te dar alguns exemplos de frases que nos limita e nos auto sabotam, as famosas crenças limitantes:

  • Eu não consigo fazer isso!
  • Eu não tenho esse dom!
  • As coisas nunca vão dar certo!
  • Todas as pessoas são iguais!
  • Eu não tenho tempo!
  • Eu não sou capaz!
  • Não importa o que eu faça isso nunca vai dar certo!
  • O problema sou eu, eu não mereço que coisas boas aconteçam na minha vida!
  • Eu nunca vou conseguir me livrar desse problema!
  • Eu não consigo alcançar meus objetivos!
  • Tudo de ruim acontece comigo!

meus pensamentos, meus vilões

Esse tipo de pensamento muitas vezes nos fazem desistir das coisas que queremos facilmente, alimentando-se de crenças limitantes nas quais as fazem viver em um ciclo inacabável que se divide em três etapas: você começa a fazer e termina antes mesmo de começar, se arrepende tenta fazer de novo e desiste outra vez. Todas essas atitudes e frases quando lançadas tem efeito negativo nos dando sensações como impotência, incapacidade, desvalorização profissional e, ou pessoal.

Tipos de Crenças limitantes

Existem alguns tipos de crença limitantes que se formam em nossas vidas como disse anteriormente sem que nem nos demos conta disso, um exemplo que tem forte influência nesses casos são:

Crença Hereditária

Essa crença limitante se trata de como o pai trata a criança e trabalha sua confiança e auto estima em relação ao que ela é ou se tornará. Muitos pais vivem comparando um filho ao outro, isso inconscientemente afeta a vida e faz com que a mesma se sinta fraca, desprovida de intelectualidade e incapaz de alcançar seus objetivos. Tudo o que ouvimos dos nossos pais seja em relação afetiva, financeira, profissional nos reflete de alguma maneira ao longo das nossas vidas, frases como “você não faz nada direito”, “você vive no mundo da lua”, “você parece que vive porque vê outras pessoas viverem”, “tudo o que você faz, você deixa pela metade”. “O seu irmão se esforça para conseguir as coisas e você não, por isso ele vai se tornar uma pessoa bem sucedida e você será um fracassado”, todas essas frases e colocações nos leva a nos fecharmos em um mundo de crenças limitantes.

crença Social

É aquela que nos faz acreditar em estereótipos, padrões de beleza e em uma vida que atribui felicidade a bens matérias, riquezas e luxo. Bem como impõem que cabelos lisos são bonitos e crespos são “ruins” ou até mesmo feios, o que nunca foi e nem será parâmetro pra beleza assim como a imposição de que um corpo para ser bonito deve ser magro como os das modelos nas passarelas e entre tantas outras coisas que são impostas com uma veracidade e um peso principalmente pelas mídias sociais, na qual fazem as pessoas fazerem loucuras para tentarem de encaixar nesses padrões extremamente absurdos.

crença pessoal

mesmo estando ligada a crença hereditária a pessoal por sua vez tem como principal causa as situações vividas tais como, um relacionamento no qual o seu fim foi dado pelo companheiro(a) fazendo essa pessoa acreditar que nunca terá um relacionamento de auto valor, em que será amada e compreendida. Ou até mesmo por uma reprovação em uma prova para que ela possa se tornar hábil a dirigir fazendo com que essa pessoa perca a confiança e se ache incapaz de dirigir novamente, e muitas vezes a faz desistir de ter uma habilitação.

Quebrar essa crença limitante é possível ?  


Para  quebrar esses padrões de crenças limitantes nós precisamos entender que a única pessoa responsável somos nós mesmos pois somos os únicos que temos controle para abrir essa possibilidade em nossas mentes, a possibilidade de se tornar melhor sendo sua melhor versão e acreditando na capacidade de dar um sentido a sua vida, saiba que por inúmeras vezes as pessoas que mais amamos podem ser as principais causadoras desse tipo de limitação ao nos diminuir, ao nos fazer acreditar que não somos capazes e não cabe a nós culpar as mesmas, pense que da mesma forma que essa pessoa tenta ou tentou te limitar ela também já foi limitada por outras pessoas e não teve a mesma oportunidade que você está tendo agora de ressignificar, de mudar a sua rota através de pensamentos bons. Essas mesmas informações que hoje que são tão acessíveis para você, muito provavelmente não era a mesma realidade de alguém que te limitou de alguma forma ha alguns anos atras.Você é o autor da sua própria história e o único responsável por trilhar seus caminhos positivamente ou negativamente, então assuma as rédeas da sua vida se torne a melhor versão de você mesmo e quebre todos os bloqueios que te limitam ser a pessoa fantástica que você tem potencial para ser.

A distorção da mente, omissa e generalizada

Temos uma técnica chamada PNL que significa (Programação Neurolinguística) para entendermos melhor eu vou te explicar no que consiste a PNL. Imagine que nossa cabeça é um computador e que ao longo de nossas vidas são armazenadas informações e memórias nas quais determina como nossa mente será conduzida logo está diretamente ligada aos nossos comportamentos, onde a mesma tem o papel de ajudar no entendimento dos nossos pensamentos, e na reprogramação dos mesmo nos levando conseguir uma estratégia para que possamos interferir nos mesmos e para que possamos desenvolver habilidades e ter êxito em várias áreas de nossas vidas e ter auto controle através do seu potencial interno

Trabalhar nossas habilidades é preciso

É fundamental que façamos uma reprogramação mental para que possamos trabalhar as nossas habilidades e focar em nossos pontos positivos pois só assim poderemos conseguir chegar aos resultados magníficos que tanto sonhamos.Atitudes diferentes para resultados diferentes, assim todos os obstáculos de nossas vidas tendem a se tornar cada vez mais deixados de lado e passamos a olhar por outra ótica e então destravar tudo o que nos impede de avançar para o sucesso, basta acreditar em você mesmo e se compromissar com a sua elevação, só depende de você para que se livre das crenças limitantes, tudo na vida é um processo, suporte o processo para então ter exito nos mais variados âmbitos da sua vida.