Dicas para escrever uma carta manuscrita perfeita? Método do coaching

Reconquistar, um desafio!

Logo após um separação, nos primeiros dias, semanas, um contato frente a frente é quase impossível. E muitos são os conselhos do que fazer nessa hora.

Muitas pessoas aplicam as mais variadas táticas, conselhos de amigos, etc… na intenção  de fazerem o seu melhor para reconquistar um relacionamento em crise.

Nós, da equipe Reconquiste o amor, temos aplicado algumas técnicas que têm-se mostrado muito eficientes. São várias, e eu especifico cada uma delas durante o coaching. Mas, neste artigo, vou falar de uma em especial: A carta manuscrita.

De maneira alguma é uma técnica ultrapassada, fora de moda. Na verdade, é uma das mais eficientes!  É extremamente eficaz e toca bem de perto o coração da outra pessoa, quando bem elaborada.

Por que à mão? Numa reconquista, é muito importante imprimir personalidade, esforço pessoal. Qualquer coisa que possa parecer impessoal, “control C, control V” não vai impactar. A carta manuscrita preenche esse papel. Demonstra cuidado e carinho pessoal. Afinal, você vai falar de sentimentos.

Com palavras certas, que tocam o coração, como flechas certeiras para atingir o alvo, a carta manuscrita desempenha o primeiro papel no processo de reconquista. Ao se sentar para escrever, esteja decidido, a falar com o “coração”.

Ela é feita e enviada apenas uma vez. Portanto, tem que ser um tiro certo! Se for bem elaborada e completa, é só esperar um tempo razoável, para digestão, análise da outra pessoa, e depois começar o trabalho específico de reconquista.

No meu site, www.reconquisteoamor.com, eu tenho vários modelos de cartas manuscritas, que juntamente com meu e-book e fichários, vão compor o pacote completo para ajudar você na sua reconquista. Pode contar conosco!

Dicas para escrever uma carta manuscrita perfeita? – 3 DICAS IMPORTANTES!

1 – AUTOCRÍTICA

Ninguém melhor que a própria pessoa sabe onde errou num relacionamento que chegou ao fim. E, nessa carta manuscrita, ela vai expor francamente, com honestidade, os erros que cometeu e que foram causadores da separação (logicamente, de maneira sucinta e  resumida, para não virar um “jornal”). 

Lembrando, uma autocrítica produtiva. Que mesmo assumindo os erros que VOCÊ tenha cometido, se mostra positivo quanto a mudar e trabalhar para um futuro mais promissor dessa relação. Mesmo que a outra pessoa tenha contribuído negativamente muito mais para o que aconteceu, nessa carta não é hora para se falar disso! Não é uma carta para “lavar roupa suja”.

Porém, mais que expor erros, a pessoa vai apontar soluções. Não que vá fazer o papel de dono da verdade. Mas, vai demonstrar na carta o quanto tem evoluído como pessoa, e que essa evolução vai contribuir para um novo relacionamento mais saudável.

O mais interessante nesta estratégia, é que sempre a ex acaba lendo a carta. No início de uma separação, geralmente, é muito difícil ter uma comunicação equilibrada e sóbria. A carta vem para se ajustar “como uma luva” nesse período. E trabalha como uma “abre alas”. Vai ajudar no processo de retomada da comunicação rotineira mais à frente.

2 – PROPOR SOLUÇÕES FUTURAS

Uma boa carta fala do futuro. Não se prende excessivamente a falar do passado. O que importa nesse momento é demonstrar que existe “um futuro”. Sim, você enxerga um futuro para o casal.

Não é encher o papel com promessas vazias. É demonstrar que tem projetos em andamento. Projetos promissores!. (num relacionamento saudável é muito importante compartilhar projetos em comum). Hoje, nós aprendemos que  relacionamentos felizes e equilibrados são aqueles em que os dois têm  objetivos comuns. Objetivos que incluem os dois. E são importantes para ambos. Portanto, não se deve focar apenas em demonstrar os seus sentimentos. Falar demais em amor, paixão…etc. pode parecer meio infantil nesse momento. É melhor limitar essas declarações.

Também, nessa carta a pessoa vai deixar evidente o quanto tem mudado. O quanto tem-se mostrado mais interessante. O quanto pode ser “a melhor opção”. (Isso é importante, mas a MANEIRA como se aborda esse assunto pode por tudo a perder, pode demonstrar falta de humildade e arrogância, o que “detona” tudo).

Portanto, nós da equipe, sempre acompanhamos de perto nosso coacheado, além de lhe fornecer vários modelos, para que não cometa esses erros.

3 – SER VERDADEIRO – Honestidade. É fundamental!

A pior coisa que pode acontecer é fazer uma carta manuscrita que parece ter sido “ditada” por outra pessoa. Ela jamais vai tocar o coração do(a) ex. A honestidade, por outro lado, leva à reflexão. Leva a outra pessoa a pensar seriamente no que está escrito e ponderar se vai dar uma nova chance àquele relacionamento. Se já é manuscrita, é para indicar seus reais e profundos sentimentos e intenções. (Ela é tão personalizada, exclusiva, que você se esmerou em redigi-la de próprio punho).

Essa carta não pode ser curta demais nem longa demais. Se muito curta  pode transparecer falta de interesse, de conteúdo, de profundidade. Se muito longa, passa a ser “chata”, repetitiva e tem grande chance de ser ignorada. Também, nesse quesito nós acompanham os nosso clientes para que façam a carta manuscrita no “tom e conteúdo” corretos.

Pacote da Reconquista

Como escrever uma carta manuscrita perfeita? – CONCLUSÃO

Sendo assim, a estratégia de se escrever uma carta manuscrita jamais deve ser deixada de lado. Nós aplicamos esta técnica em mais de 90% dos casos. E sempre dá certo. Num momento como esse, as emoções estão à flor da pele, tanto para repelirem quanto para acolherem os sinais certos!

Tomar cuidado com uma exposição sincera e honesta dos motivos da separação, ser positivo em vislumbrar um futuro promissor para os dois, e ser honesto em demonstrar suas reais emoções nesse texto. Tudo isso  vai contribuir para reabrir o canal de comunicação entre os dois. E isso é fundamental para os demais processos de reconquista que virão.

Quer reconquistar o seu amor?

Portanto, espero que essas dicas tenham sido úteis. E, lembre-se, você pode sempre contar comigo e minha equipe nessa empreitada através do Coaching Personalizado e do nosso canal do Youtube! Com discrição, profissionalismo e honestidade, podemos orientá-lo a dar os passos certos, no momento certo, para ter sucesso em sua reconquista.

Um grande abraço!

Dyuly Cardoso

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos