BLOG

Diferenças no RELACIONAMENTO: Como lidar?

Um dos motivos mais comuns de término que vejo hoje em dia é quando o casal não sabe lidar com as diferenças entre si no relacionamento. Mas se existe uma maneira de viver com isso em sociedade, também é possível viver com as diferenças dentro de uma relação, vamos falar sobre isso.

Todos nós temos diferenças, aquilo que nos faz único. Cada ser humano é um universo diferente, é o que eu costumo falar, cada pessoa tem sua criação, suas informações e opiniões. Consequentemente, nosso jeito acaba chocando com a criação, opiniões e jeito do outro.

Parece brincadeira, mas o destino é brincalhão e gosta de dar risada com a nossa cara e você acaba se apaixonando por alguém totalmente diferente de você. Também não teria sentido algum estar em um relacionamento com alguém exatamente igual a você, nem o mais narcisista conseguiria. Mas existem diferenças pequenas e irrelevantes, como também há aquelas diferenças que podem ser irremovíveis.

Frequentemente, muitas pessoas, por causa de uma educação familiar muito restritiva, educação religiosa ou cultura de seu País ou etc, acabam tendo uma formação que impede ver as coisas de maneira mais aberta. Para essas pessoas tudo é  “preto ou branco”, “certo ou errado”, ou as coisas “têm que ser como ela aprendeu”.

No início do relacionamento, costumamos ignorar essas diferenças para evitar conflitos e para agradar o outro, mas chega uma hora que isso começa a incomodar. Porém, não são as diferenças que acabam com o relacionamento e sim a forma como você lida com elas.

Diálogo para lidar com as diferenças no relacionamento

Tentar resolver essas desigualdades com discussões e brigas é o que realmente acaba com o relacionamento. Ambos devem entender que em um relacionamento não deve existir uma competição onde um ganha e outro perde. Isso só gera desgaste mental, afastando o casal e focando nas diferenças mais do que no que vocês tem em comum.

Por isso, a tentativa de mudar outra pessoa é um esforço ingênuo e inútil. Os casais que têm sucesso na vida a dois, confirmam, que a melhor alternativa é aceitar seu parceiro(a) como ele é. Então quando um tenta mudar o outro, na realidade só provoca brigas e mal estar.

Então, nessas horas o correto é agir como adultos. Se acalme antes, espera a raiva passar e depois sentem e conversem. Deixe o seu ponto de vista claro, sobre o que te incomoda e o que pode ser mudado, é melhor do que brigar ou ficar guardando mágoas de algo que seu parceiro (a) faz.

Por exemplo, uma situação que vi em uma terapia de casal que realizei há um tempo atrás serve. A esposa tinha uma característica que não podia ser descartada, ela havia se decidido que não abriria mão daquilo. Nesse caso temos que adaptar, como ela poderia continuar fazendo aquilo de forma que não incomode o marido dela?

Então ela deu uma alternativa, que faria o que gosta mas de outra forma, e o marido concordou. Sendo assim, foi feito um acordo em que os dois concordaram. É assim que adultos resolvem as diferenças, você não precisa mudar tudo para agradar seu parceiro, basta apenas se adaptar.

Exercício das 3 listas para lidar com as diferenças no relacionamento

Uma das ferramentas que podem ajudar você a lidar com as diferenças no relacionamento é o exercício das 3 listas. Sim, novamente você vai precisar de papel e caneta.

Primeiramente, em uma folha, você anota tudo o que você ama em seu parceiro. Em outra folha, você anota todos os pontos em que vocês não são compatíveis. E numa terceira folha, anote os pontos em comum.

Finalmente, quando analisar essa terceira folha, talvez você vai perceber que os pontos convergentes são muito mais que imaginava. E que sua percepção das divergências estava exagerada. Talvez isso vai amenizar seus ânimos e te dar uma nova visão de seu relacionamento.

Mas, se a sua terceira lista apontar para muitas divergências no relacionamento, não se desespere! Veja isso de maneira positiva. Encare como uma oportunidade de ampliar seus horizontes e ser mais realista, aproveitando esse feedback para seu crescimento pessoal e como casal (perceba que você vai mudar sua visão, não tentar mudar o outro).

Na realidade, não somente em relacionamentos conjugais, mas em tudo na vida, podemos aplicar esse método. E quando encaramos as respostas com o “mindset” correto, as nossas atitudes nos levarão a colher melhores resultados, em tudo.

Conte conosco

Eu e minha equipe estamos aqui para te ajudar no seu desenvolvimento e crescimento pessoal e emocional. Assim, então, você viverá melhor consigo mesmo, bem como para conseguir a tão sonhada reconquista.

Confie em nossos métodos altamente eficazes para te ajudar, do mesmo modo que já ajudamos milhares de pessoa no mundo todo. Leia os comentários deixados por nossos seguidores em nossas publicações que você vai perceber o quanto nossa taxa de sucesso em reconquistas é grande.

Junte-se aos mais de 253 mil seguidores, os quais acompanham diariamente os vídeos ali postados, cheios de dicas de reconquista e de desenvolvimento pessoal. Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Conte com nosso Coaching Personalizado, se você precisar de um atendimento individual, para desenvolver estratégias para te ajudar a retomar as rédeas da sua vida amorosa.

Método Felizes Para Sempre

Quando conhecemos alguém e nos apaixonamos por essa pessoa, imaginamos as inúmeras possibilidades de construir um futuro apaixonado e feliz ao lado dessa pessoa….

O problema é que nem sempre estamos prontos emocionalmente para construir o nosso “Felizes para Sempre” simplesmente porque não vivemos o agora de maneira plena e com clareza!

Após um término, um briga ou uma crise, as lágrimas e desespero se instala… E esse método, que desenvolvi ao longo dos meus 10 anos de carreira, onde nos últimos 3 me especializei em reconquista e desenvolvimento pessoal, com foco em salvar relacionamentos, salvar a confiança das pessoas e principalmente salvar o AMOR!

Com muita felicidade e orgulho, apresento pra você o MÉTODO de Como construir um Felizes para Sempre ao lado de quem você ama de maneira sólida, madura e tranquila!

Não é receita mágica! São anos de atendimentos que trago em forma de Mentoria e Curso, para impactar ainda mais pessoas no mundo todo!

Beijo no coração e até o próximo post!

Angélica Dias

Terapeuta e Coach especialista em Reconquista Amorosa e Desenvolvimento Pessoal

Compartilhe nosso conteudo nas suas redes sociais

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp