Essa situação não é incomum, acontece muito: o ex só procura para pedir ajuda. É o carro emprestado, ajuda financeira, reforma da casa, ajuda nos negócios, etc.

“Ela gosta de mim, ou somente quer tirar proveito?”.  “Será que é uma forma de se manter por perto?”. Basicamente essas duas perguntas não saem da cabeça. E a resposta a elas vai determinar a estratégia correta a ser adotada, quer para a reconquista, quer para a aceitação do fim do relacionamento.

Como analisar corretamente o assunto?

Vejamos, essa não é, necessariamente, uma atitude sempre mesquinha ou interesseira. Ela pode ser entendida de outras maneiras. E nem sempre é somente o lado negativo que prevalece.

Eu vou citar dois exemplos reais que vão ajudar a perceber ângulos diferentes dessa questão. Aconteceu com dois clientes meus, em situações que ajudam a ver duas maneiras de lidar com a situação.

Ex só me procura para pedir ajuda – manipulador(a)

No primeiro caso, um coacheado divorciado que pretendia a reconquista:

Sua ex esposa, que não trabalhava fora, sempre o tratava mal quando ele falava de assuntos pessoais ou que remetessem a uma possível reconquista. Mas, quando era para resolver algumas necessidades financeiras, (adicionais ao que estabelecia seu Acordo de Divórcio), ela mudava completamente!

Sugeri, então, que ele começasse a ficar indisponível e a dizer NÃO a tais pedidos e passamos a checar a reação.  E qual foi? Ora, ela começou a ficar agressiva e a ofendê-lo.

Ficou claro, portanto, que ela não queria perder o controle, o poder de manipulação sobre ele, nem sua vida confortável.

Em contrapartida, não queria nutrir nenhuma esperança romântica, nem expectativas futuras de reconciliação. Sugeri, no caso dele, que acatasse apenas as determinações judiciais. Nada mais. E que cortasse totalmente a comunicação desnecessária. Corte na raiz. E que agora focasse em seu desenvolvimento pessoal e evolução de seu controle emocional. E, aguardássemos se haveria alguma mudança de comportamento dela, com o tempo.

Ex só me procura para pedir ajuda – tentativa de reaproximação

No caso a seguir, a leitura foi outra, conforme você vai acompanhar.

Agora, neste caso, acontecia algo interessante. Quando meu coacheado aplicava a técnica do afastamento, ela sempre o procurava. E sempre que o fazia, solicitava algum tipo de favor, ajuda. Era algum problema legal da loja, ou era algum assunto doméstico, manutenção do carro, e outros.

E percebemos que o motivo básico era mantê-lo por perto, pois ela sempre procurava estar presente e acompanhar pessoalmente cada momento.

Ela queria a reaproximação, a reconquista. Mas, por carência ou falta de coragem, não conseguia se abrir. Por isso, buscava todos os subterfúgios para mantê-lo por perto.

Isto acontece algumas vezes com pessoas mais tímidas ou com “bloqueios diversos”. Por isso a necessidade de não se precipitar no diagnóstico.

No caso acima, a estratégia foi outra. Procuramos usar os momentos dessa reaproximação para que ele pudesse também demonstrar todo o  seu crescimento pessoal. A nova pessoa em que tinha se transformado. Ele aprendeu a tornar esses momentos agradáveis e não apenas de prestação de serviço. Com  o tempo a reconquista veio naturalmente).

Dessa forma, portanto, podemos dizer que nem sempre quando o ex só procura para pedir ajuda, ele o faz por interesses escusos.

Manipulação ou carência?

Na verdade, o mais importante é identificar o real motivo dessa procura. Descobrir se é uma tentativa de manipulação ou carência e busca de uma reaproximação.

Ao se entender o motivo, as estratégias serão diferentes. (E é importante frisar: as estratégias serão diferentes inclusive para quem busca a reconquista. Pois, talvez tenha que lidar com uma realidade desagradável e encarar que a reconquista pode não acontecer).

O mais importante nesses momentos é ter o equilíbrio emocional necessário para saber fazer a leitura correta do que acontece. E, nem sempre isso acontece.

Por isso, uma ajuda perita é importante. Em nossos coachings personalizados, com acompanhamentos diários, vamos “medindo” a reação do ex e ajudando nosso cliente a executar as melhores estratégias de reconquista. Ou, em alguns casos, ajudamos nosso coacheado a aceitar que a reconquista não é possível e continuar investindo em seu desenvolvimento pessoal.

Quer reconquistar o seu amor?

Conte conosco

A reconquista amorosa, a busca do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, têm motivado a produção de milhares de páginas de informação e dicas de “sucesso”.

Ainda assim, nem todas atingem os objetivos propostos.

Daí, então, a necessidade de buscar ajuda de quem realmente entende do assunto e pode dar o melhor direcionamento visando os resultados esperados, e tendo uma experiência acumulada que avaliza todo esse esforço.

Pensando nisso, (e se preparando para tanto) toda a equipe de reconquiste o amor foi treinada e após inúmeros clientes já atendidos e satisfeitos, (nestes mais de 10 anos), está apta para dar o melhor suporte possível para você. Além do mais, fornecemos diariamente informações GRATUITAS muito úteis em nosso Canal no Youtube através de vídeos, bem como em nosso site reconquisteoamor.com, assim como através de artigos práticos e direcionados para inúmeras situações ligadas ao tema.

Pacote da Reconquista

Conte também com nosso coaching personalizado, a chave do sucesso!

A maior ferramenta de ajuda e acompanhamento é o nosso coaching personalizado.  Realmente, dá resultados! Você terá acompanhamento individualizado, com total discrição e sigilo. Já estamos há mais de 10 anos, em vários países, ajudando milhares de pessoas em seu desenvolvimento pessoal e reconquista.

Concluindo, eu sempre relembro em meus vídeos a nossos milhares de seguidores em todo o mundo: “você não precisa travar essa batalha sozinho(a)”. Os desafios podem ser enormes, mas juntos podemos alcançar os objetivos desejados. Com nossa ajuda, você poderá ser bem-sucedido em sua reconquista ou melhorar sua autoestima e seu desenvolvimento pessoal, descobrindo que pode produzir a sua melhor versão!

Obrigada, um beijo e desde já te convido para o próximo post, bem como a acompanhar nossos vídeos no canal!

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos