Qual fase da reconquista você está?

Em que fase da reconquista você está? Eu vejo vocês tendo várias dúvidas à respeito do momento certo para tomar o próximo passo dentro do processo da reconquista. Primeiramente você precisa saber aonde você está antes de retomar o contato, mandar carta, mensagem…

Você precisa entender cada uma das fases da reconquista antes de passar o carro na frente dos bois, pois um erro no meio do processo vai te obrigar a voltar à estaca zero. Então muito cuidado e atenção nos próximos parágrafos aqui.

1ª Fase da reconquista: Fossa!

Até dá uma dor no coração de chamar a fossa de fase da reconquista. Mas a verdade é que ela não é só uma fase, mas como também a primeira e mais importante etapa a ser passada, deixada para trás. Você deve reconhecer o sentimento da fossa. Olheiras, quilos a menos, perca do apetite, noites sem dormir…

É um sofrimento necessário, se vocês querem mesmo saber. A importância de passar por esse período é a aceitação do fim. O fechamento de um ciclo. A ideia de que o relacionamento no qual você se encontrava não estava mais funcionando e precisava terminar.

Quando você entende esse princípio, de que não é possível reconstruir em cima de ruínas. Você entende também que é preciso limpar todo o campo, toda a sujeira deixada pelas marcas, traumas e brigas, para começar a construir um novo relacionamento. Mesmo que seja com a mesma pessoa.

Nem pense em falar com o seu ex nessa fase!

O pior erro durante a fossa é entrar em contato com o seu ex. Nesse momento você não estará em controle das suas emoções, então evite. É normalmente durante esses encontros que você comete todos os erros que provavelmente te trouxeram até aqui. Desde implorar, até se humilhar ser bloqueado, mandar flores, xingar, desesperar.

E também não planeje ficar nessa fase da reconquista durante muito tempo, pois sabemos que ninguém quer voltar com quem só chora e vive de autopiedade. É por isso que durante esse período propomos um tipo de afastamento. Ou o contato zero ou o afastamento propriamente dito, vai depender de cada caso. Você precisa cair na real, e começar imediatamente o próximo passo:

desenvolvimento

2ª Fase: Desenvolvimento Pessoal

Você não pode entrar de cabeça no seu desenvolvimento pessoal sem ter deixado pra trás o peso da fossa. Então, mesmo que pareça bem difícil insista. Insista em continuar, em se levantar de manhã, em se propor ser melhor a cada dia. Continue.

Nessa fase você deve focar em encontrar meios de deixar o passado pra trás, lidar com o perdão e com a culpa. E tomar consciência de quem você é. Só assim poderá desenvolver novas habilidades, conhecer pessoas novas, retomar a vida social e iniciar um aprendizado, ou dar oportunidade a experiências enriquecedoras.

Recupere seu ex clique aqui

No Coaching Personalizado criamos estratégias e exercícios para você conseguir atravessar essas etapas dentro das fases da reconquista. Desenvolvemos junto com você exercícios de visualização e programação neuro-linguística para alavancar o deu desenvolvimento pessoal.

Ainda não é o momento de entrar em contato com o ex. Pois aqui, qualquer contato pode fragilizar o seu processo e fazê-lo voltar ao começo. E não queremos isso, não é mesmo? Então até aqui você estará, se possível, continuando o processo de afastamento.

Lembrando também que esse período é onde você vai começar a conhecer novas pessoas. Ou seja, novas experiências, novos desafios. E quando você estiver pronto pra falar com o seu ex, você terá muito mais assuntos pra tratar com ele. Ou mesmo para criar uma curiosidade a seu respeito.

3ª Fase da Reconquista: Retomar Contato

Finalmente chegamos no tão esperado momento. Não significa que nessa fase da reconquista você vai voltar com o seu ex. E muito cuidado aqui pra não atropelar o processo e ter que voltar pra fossa! Você precisa ir com calma.

A forma de entrar em contato com o seu ex pode ser, dependendo da forma do término, ou do afastamento, uma carta manuscrita ou uma mensagem na maioria dos casos. Nós gostamos particularmente da Carta Manuscrita (nesse link você pode ler mais a respeito da carta manuscrita). Pois a carta remete à um tom de romantismo e atenção que um simples sms não é capaz.

Além do que, a carta carrega uma identidade, uma letra, um cheiro, que só pertence à você. Então seu ex ou a sua ex vai poder lê-la várias vezes. Ou mesmo que ainda esteja chateada, vai colocar numa gaveta mas não vai conseguir parar de pensar até ler.

Então aposte nessa ferramenta quando vier o momento oportuno. E depois é só esperar. Normalmente ele ou ela deve te responder nos próximos 10 a 15 dias. Caso ela não responda, eu escrevi um artigo sobre o que fazer nessa situação. Caso ele ou ela responda, nós continuamos rumo à próxima fase.

Qual fase da reconquista

4ª Fase da Reconquista: Recriar Cumplicidade

Ao contrário do que você pode estar esperando, não é aqui que se concretiza propriamente a sua reconquista. Você deve ter em mente que alguns fatores relevantes levaram o seu antigo relacionamento à ruínas, então você precisa ir com calma nesse novo relacionamento. E nada mais duradouro e seguro do que um relacionamento baseado em cumplicidade, amizade.

Essa fase da reconquista serve para vocês começarem a se redescobrir. Assim como o início do namoro de vocês, quando vocês se conheceram, e não sabiam ainda tudo sobre o outro, esse é o momento de revelar aos poucos os seus novos hobbies, suas novas experiências. O seu ex vai te achar interessante, vai ter a impressão que ainda não te conhece.

E o melhor, vai começar a repensar a decisão de terminar. Ou mesmo que a decisão não tenha sido do outro, ele vai começar a repensar se é melhor continuar sendo somente amigos, ou se você é a pessoa certa. Com quem ele quer passar a vida.

5ª Fase da Reconquista: Sedução

Se você tem seguido os passos direitinho, você chegou nessa etapa super importante e simplesmente encantadora que é a sedução. Dentre as fases da reconquista, a sedução é a fase mais promissora. Se vocês já recriaram cumplicidade, a próxima fase começa com as trocas de olhares, pequenas atenções.

Você pode estar se perguntando como vai conseguir seduzir alguém que você já conhece, e a resposta é simples. Sendo alguém que ele ou ela não conhece ainda. Ou seja, mudando. Você tem que primeiro de tudo, estar em controle das suas emoções, para não desesperar.

Assim como no início do relacionamento de vocês, quando você tentou conquistar, não ficou muito atento quanto ao comportamento do outro. Agia com pequenas provocações, destemido. Assim você deve agir nessa fase da reconquista. Pois se você ficar cheio de reservas, com medo, vai acabar por mostrar isso ao seu ex. E medo não combina com sedução, não é mesmo?

fases da reconquista

6ª Fase: RECONQUISTA

Agora sim, se você passou por todas essas etapas podemos dizer que você está pronto para reconquistar. Se você não tem certeza, se não se sente seguro, eu tenho aqui um outro texto que fala sobre os sinais de que você está pronto para reconquistar.

O importante é ter consciência que para chegar até aqui, é preciso ter muita paciência. Um passo de cada vez, sempre com atenção para não perder o controle das emoções e colocar tudo a perder. Caso você dê um passo em falso vai voltar à estaca zero. Tenha isso em mente.

Se você já identificou em qual fase da reconquista você está, me conta aqui nos comentários. E se você está precisando de ajuda pra passar por essas fases e voltar com o seu ex, eu terei o maior prazer em te ajudar através do Coaching Personalizado.

Não deixe de se inscrever no nosso canal do YouTube. Todos os dias colocamos dicas preciosas de desenvolvimento pessoal e de comportamentos dentro das fases da reconquista. Você só precisa assistir os vídeos para não fazer nenhuma besteira. Espero que você tenha gostado do post de hoje, nos vemos nos próximos artigos! Um beijão,

Carolina Aguiar

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos