Entendemos por desenvolvimento pessoal tudo aquilo que relaciona ao seu crescimento, que faz você se tornar uma pessoa mais positiva, realizada consigo mesmo e feliz, para que você consiga de fato chegar a esse nível tão satisfatório de encontrar o seu mais elevado potencial como pessoa, para isso é necessário que você trace objetivos e que você saiba que é uma caminhada na qual exige muita dedicação, você precisa entender que é primordial para o seu desenvolvimento pessoal que você faça planejamento, defina as metas a serem alcançadas e tenha autoconhecimento, dessa forma você passará a ser uma pessoa que confia em si mesmo.

Nesse artigo eu vou te mostrar o quanto confiar em si mesmo pode te levar a ter sentimentos satisfatórios como você nunca imaginou que poderia sentir…

A confiança e a sua relação

Desde a antiguidade na época dos homo sapiens sempre existiram pessoas nas quais os outros seguiam ou seja aquele líder do bando, assim como no reino animal e como até hoje as pessoas que lideram na vida, seja em que área for, são aquelas que de alguma forma chamam atenção de uma multidão e as fazem acreditar que ela seja uma pessoa capaz de lidera-los e sabe o que todos esses exemplos tem em comum? A confiança. Quando a pessoa confia em si mesmo ela se projeta na sociedade de uma maneira que as outras pessoas a veja como alguém capaz de solucionar os problemas e conduzir as situações mais adversas, tratar da nossa confiança assim como do nosso desenvolvimento pessoal nos torna pessoas mais propícias ao sucesso.

Desenvolvimento pessoal

O psicólogo Abraham Maslow criou em 1990 uma pirâmide de necessidades básicas dos ser humano sendo ela dividida em cinco categorias.

A famosa pirâmide de Maslow:

Base: necessidades fisiológicas (água, comida, sono)

2° nível: necessidades de segurança (da família, corpo, propriedade)

3°nível: necessidade social (amor, amizade, comunidade)

4° nível: necessidade de estima (status, autoestima, reconhecimento)

Topo: realizações pessoais (desenvolvimento pessoal, talento, conquistas).

Observem que na tabela de Maslow  as realizações pessoais vem no topo, o que significa que para que você tenha uma felicidade plena você deverá preencher todas as lacunas com as necessidades básicas para só então alcançar o seu nível máximo de felicidade e plenitude.

Como planejar minhas metas:

No próximo tópico você vai entender o que deve fazer para que você consiga planejar suas metas, as principais perguntas quando se trata desse assunto são:

Para onde você quer ir?

Quando você quer ir?

Qual seu objetivo?

O que você precisa fazer para que isso aconteça?

E como você fará para que aconteça?

Se torne a sua melhor versão, acredite no seu potencial, acredite que você é capaz e invista em você mesmo, se coloque como o centro da sua vida e o topo dos seus objetivos. Interagir com pessoas que buscam as mesmas coisas e que tenham os mesmos objetivos que você tornará ainda mais fácil essa sua trajetória, sendo também uma forma de trocar experiências, conhecimentos, buscar incentivo, inspirar e também ser uma inspiração para melhorar ainda mais esse seu processo de desenvolvimento e o desenvolvimento de outra pessoa. Conecte-se a pessoas que tem a mesma sintonia que você e que te deixa sempre rodeada de energias positivas.

Tenha certeza do que você quer.

Mantenha o foco sempre nas suas metas, já parou para se perguntar quantas vezes você já desistiu por não ter foco, quando criamos consistência de algo que queremos dificilmente deixaremos de ir adiante no processo em busca do resultado final e de consegui-lo alcançar.

Seja sua melhor versão.

Seja sempre a pessoa que você quer ter do lado, seja sempre a dedicação que você espera de outra pessoa, seja sempre o amor que você deseja ter, seja sempre a pessoa que luta pelos objetivos assim como você quer encontrar. Quando se trata de nos transformarmos na nossa melhor versão o que muitos de nós não entendemos é que se tornar a melhor versão de si mesmo não está relacionado apenas com o fato de se redimir de algum erro cometido com alguém que se ama, mas principalmente em mostrar para você mesmo o quanto você pode ser uma pessoa sensacional e o quanto você merece ser uma pessoa que está sempre rodeada de coisas boas, pois tudo o que atraímos está diretamente associado ao que transmitimos, pensamos e desejamos.

Porque funciona tão bem confiar em si mesmo.

Confiar no seu potencial é a melhor maneira de você mostrar para as outras pessoas o quanto a sua companhia, o seu trabalho, as suas habilidades são diferenciadas, pois pessoas que confiam nelas mesmas, se posicionam de maneira que faça outras pessoas confiarem nela também, isso acontece porque pessoas que tem em si essa auto confiança a faz ter um perfil de liderança e pessoas com espírito de liderança por elas só já se sobrepõem em qualquer área da vida em que elas estejam.

Eu quero reconquistar o que preciso fazer?

Já se perguntou o motivo do seu relacionamento não ter dado certo ou até mesmo não ir adiante? Muitas vezes nós ficamos bitolados em situações nas quais nos fazem achar que não somos bonitos o suficiente, inteligentes o suficiente ou até mesmo que não temos a condição financeira boa e por isso nosso relacionamento não está fluindo. Mas na verdade a mudança de comportamento e de postura deve partir de cada um, não é por que não deu certo com aquela pessoa que significa que o problema é sua aparência física,  ou sua condição financeira, nem sempre aquela pessoa é a pessoa para a sua vida, devemos entender que todas as pessoas são pessoas certas, que, algumas vem em nossas vidas para nos motivar, nos ajudar a crescer, nos tornarmos melhores e outras vem em forma de decepções, mentiras, para nos ajudar no nosso processo de evolução, precisamos suportar o processo para só então nos tornarmos pessoas mais atraentes de confiantes.

Seja forte.

Devemos entender que o principal motivo de sermos pessoas que tem o poder de confiar em si mesmo é o fato de que somos seres humanos fortes, de uma garra incontestável, de uma força inabalável e merecemos sempre o melhor de tudo que existe nesse mundo, seja na área familiar, profissional, pessoal ou amorosa. Seja o líder da sua própria história e mude o mundo a sua volta, mude a forma com que as pessoas enxergam você e o principal, como você se enxerga, se aceita e se acha capaz. Valorize tudo o que você tem de melhor e assim você irá atrair pessoas que são tão capazes e tão positivas quanto você.