Escolha uma Página

O seu ex só fala do passado? Vocês estão tendo uma conversa boa, você sente que finalmente as coisas estão começando a fluir e de repente ele volta a falar sobre tudo aquilo que precedeu o término e o que aconteceu depois?

Se você faz coaching comigo ou acompanha os artigos aqui do site e os vídeos do nosso canal, você já sabe que falar do passado deve ser evitado, de modo que você não toca no assunto, mas é possível que seu ex faça.

Neste caso, você sabe contornar o assunto e reverter a conversa em seu favor? Não se preocupe, esse artigo vai te ensinar.

Por que você deve evitar ficar falando sobre o passado?

Um conselho que sempre dou aos meus coachiados é que eles evitem falar sobre o passado. Mas por quê?

Porque quando você fala sobre o passado, não são apenas as coisas boas que são lembradas, as ruins também são.

Além disso, você pode passar, ainda que inconscientemente, a impressão de que você deseja retomar aquele mesmo relacionamento problemático e infeliz que vocês tinham.

E, embora você ache que o seu relacionamento não era ruim, vou ter que te jogar um “balde de água fria”, a fim de chamar a tua atenção para o fato de que se a relação de vocês fosse tão boa quanto você imaginava, ela não teria acabado.

Desse modo, fica fácil você entender como ficar falando o tempo todo sobre o passado pode ser prejudicial para a reconquista, pois falar do passado pode fazer tocar o seguinte alerta na cabeça do seu ex: “se voltarmos, vai ser para aquela relação medíocre, cheia de problemas, que não me trazia felicidade”.

Ok, você já entendeu essa parte e não fala do passado, mas o seu ex fala. Por quê?

Por que o seu ex só fala sobre o passado?

Quando o seu ex fala com frequência sobre o passado é porque ele está te testando.

Sabe por que ele te testa? Para saber se você realmente mudou, se você tem evoluído ou se você ainda continua a mesma pessoa que ele deixou no fim do relacionamento.

Além disso, significa que ele tem observado a sua vida. Vou explicar.

Você passou todo o período de Contato Zero sem falar com ele e aproveitou este momento para fazer coisas novas, cuidar da sua saúde física e mental, conhecer outras pessoas, fazer academia, sair com os amigos… enfim, fez de tudo para evoluir e para se fazer feliz.

Então, quando você pode retomar o contato com seu ex, ele começou a jogar algumas indiretas mencionando o passado: “vi que você está fazendo academia. Quando estávamos juntos, você não saía do sofá. Vi que você tem saído com seus amigos, mas quando estávamos juntos você só queria ficar em casa”.

Ele percebeu que você mudou, que você cresceu e evoluiu, e ele não vai ficar satisfeito com isso, porque a suas novas atitudes meio que invalidam a decisão que ele tomou ao terminar o relacionamento de vocês.

Assim, ele vai ficar tentando trazer o passado o tempo todo para as conversas que vocês tiverem, para tentar provar para si mesmo que você não está mudando, que você está apenas “negando as aparências, disfarçando as evidencias” a fim de reconquistá-lo.

O que fazer quando o ex só fala do passado?

Mas o que fazer, então, quando o seu ex só fala do passado?

Corte o assunto.

Às vezes essa fala sobre o passado vem até disfarçada, como se o passado fosse somente bom. Por exemplo: seu ex te manda fotos antigas e diz estar com saudades de você.

Se está com saudades, por que não tem uma boa conversa contigo? Por que não quer voltar para você? No entanto, não se aproxima realmente de ti, só joga uma coisinha e te deixa criar expectativas, e fala sobre “aquela época”.

Todavia, “aquela época” acabou, o relacionamento de vocês acabou, e acabou porque tinha que acabar, porque já não era mais bom para vocês.

Portanto, não o deixe ficar remoendo o passado, encerre o assunto. Mas como?

É simples, seja educado, mas firme e diga: “este assunto não me interessa. Já me perdoei pelos meus erros do passado, já nos perdoei pelo o que aconteceu com o nosso relacionamento e já pedi perdão para você. Daqui para frente, quero falar apenas do futuro”.

Assim, você vai cortar pela raiz essa conversa e esse hábito de ficar falando sobre o passado, e vai deixar a pessoa curiosa para saber o quem é essa pessoa nova que você se tornou.

Sobre o que falar, então?

Para que a sua reconquista seja bem-sucedida, você tem que focar no futuro, falar do futuro.

Falar sobre pode ser doloroso e o pior de tudo é que falar sobre ele não vai mudar nada do que aconteceu.

Já o futuro é cheio de possibilidades, cheio de oportunidades, e você, se souber como planejar e agir corretamente, pode construir um futuro bem melhor para você e para quem está ao seu lado.

Portanto, fale sobre o futuro, estabeleça metas e objetivos, faça planos para viagens, tenha sempre novidades para contar… enfim, demonstre que você não está preso ao passado, mas que você está mudando, evoluindo, tornando-se ainda mais atraente e admirável, que, por você, vale a pena esquecer o passado, a fim de construir um futuro melhor juntos.

Conte conosco

A reconquista é um processo que requer tempo, paciência, esquecer o passado e focar no futuro. Para te ajudar em tudo isso, eu e minha equipe estamos a sua disposição.

Já ajudamos milhares de pessoas em todo o mundo, como você pode perceber ao ler os comentários e agradecimentos deixados por elas em nossas publicações.

Confie em nossos métodos, nós podemos te ajudar a recuperar o seu ex.

Junte-se aos mais de 170 mil inscritos em nosso canal no YouTube. Lá postamos vídeos diariamente, com dicas valiosas de desenvolvimento pessoal, reconquista e manutenção de seu relacionamento.

Se necessário, você pode, ainda, contratar o Coaching Personalizado, no qual alguém da equipe estará ao seu dispor para te ajudar a desenvolver estratégias para alavancar o seu desenvolvimento pessoal e te ajudar a retomar as rédeas da sua vida amorosa.

Um grande beijo e até mais!

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos