Você sabe usar os gatilhos mentais na reconquista? Primeiramente, você sabe o que são gatilhos mentais?

Definição de Gatilhos Mentais: são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Logo, podem ser utilizados nos mais diversos campos da nossa vida cotidiana. Como no trabalho, no marketing, na sua apresentação pessoal e por que não na reconquista?

Quer reconquistar o seu amor?

Hoje eu vou te apresentar os gatilhos mentais na reconquista, pra que você possa usar de maneira natural (mas estratégica) essas pequenas ferramentas que vão trabalhar em seu favor. E o melhor, trabalharão na mente do seu ex. Ou de alguém que você queira conquistar.

1º Gatilho Mental: Antecipação

Esse gatilho, como já diz o nome, traz a possibilidade de prever as ações do seu ex pra agir de acordo e não ser pego de surpresa. É um forte aliado do controle emocional. Tendo em vista que se você está preparado para um acontecimento, você poderá também preparar a sua reação.

Vou dar um exemplo prático: Supomos que você está na fase da reconquista de reconstrução pessoal (se você ainda não conhece as fases da reconquista, dá uma olhadinha nesse outro artigo aqui que escrevi). Então você ainda não retomou o contato com o seu ex (ou com a sua ex). Logo, você vai participar de um evento no qual ele estará, então você se prepara para as possíveis situações a seguir.

  • E se ele vier falar comigo?
  • E se ele não vier falar comigo?
  • E se ele estiver acompanhado?

Se só de imaginar essas situações que listei acima, você já está surtando, então de antemão te dou uma dica, nem vá nesse evento. Mas a ideia aqui é chegar lá e estar em pleno controle das suas atitudes, das suas emoções e não colocar tudo a perder.

Gatilhos mentais na reconquista

2º Gatilho Mental: Escassez

Esse aqui já é conhecido de quem acompanha nosso canal no YouTube e o nosso blog. Nós temos algumas ferramentas de aplicação da escassez, entre elas, o Contato Zero e o Afastamento. Também preciso confessar que é o mais difícil pra os clientes do Coaching Personalizado colocarem em prática.

Essa escassez propõe um tipo de afastamento do seu ex. Então a partir do momento que você começa a aplicá-lo, os resultados são rápidos. Esse é o mais poderoso entre os gatilhos mentais na reconquista. Pois ele liga na mente do seu ex um alarme. Que diz: “Essa pessoa não é mais acessível pra você”. E nós sabemos bem que por mais que você diga que não queira estar com alguém, é diferente quando é esse alguém que não quer estar com você.

Você só deve tomar cuidado aqui para aplicá-lo no momento certo, na ocasião apropriada e durante o tempo apropriado. Senão, se você não levar esse gatilho mental à sério, corre o risco de virá-lo contra você. E nesse caso, o seu ex vai começar a achar que você está fazendo joguinhos. Isso pode mesmo atrapalhar sua reconquista, atrasá-la ou ainda colocar tudo a perder.

Gatilhos mentais na reconquista

3º Gatilho mental: Simpatia e Empatia

E aqui você pode estar pensando que o que eu quero dizer com isso é que você seja bonzinho. Mas não é por aí. E cuidado também pra não fazer o contrário e ser o carrasco da história. Tem um ditado popular que diz que “quanto mais você pisa, mais o outro gruda”, já ouviu? O que não nos contam é o resto dessa história. O pisado uma hora cansa e você pode não recuperá-lo nunca mais.

Então vamos ponderar aqui. Primeiro para saber o que é a Simpatia e a Empatia. E ao contrário do que possa parecer, a simpatia aqui não é simplesmente ser legal, “simpático”. É ter a capacidade de se apiedar das tristezas e dos problemas do outro. Eu vou explicar cada um dos gatilhos mentais na reconquista individualmente em outros posts mas vou exemplificar para que você entenda.

Se o seu ex está passando por algum problema, você ser simpático com ele (ou seja, demostrar que não é um monstro sem coração e que sente muito por ele) desperta na mente do seu ex um gatilho de tomada de decisão. É como se ele tivesse uma opção que brilha na frente dos olhos dizendo: “Essa pessoa entende o que estou passando, quero estar perto dela”.

E aí entra também a Empatia. Que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. E isso pode ser tanto em situações boas quanto ruins. Se você é alguém empático de natureza, será mais fácil fazer isso, se não, é preciso treinar. Pois esses gatilhos mentais na reconquista são muito importantes.

4º Gatilho Mental: Prova Social

A prova social é um dos gatilhos mentais na reconquista que deixa o seu ex sem reação. Já que as decisões e ideias que ele tinha sobre você a partir de agora dependem também do círculo de amigos, ou da comunidade da qual você faz parte.

A prova social nada mais é que quando o círculo de pessoas ao redor de vocês começa a notar uma mudança em você. E o melhor, começa a comentar com o seu ex. Ele começa automaticamente ter a impressão de que tomou a decisão errada em terminar com você, porque agora você parece ser a melhor opção.

Precisamos levar em consideração que esse gatilho exige uma real mudança da sua parte. Ou seja, você deve estar colocando em prática o amor próprio e principalmente o desenvolvimento pessoal. Caso seja só fachada para reconquistar, te asseguro que não vai durar. E principalmente, mudança de fachada não causa nenhum impacto nas outras pessoas.

gatilhos mentais da reconquista

5º Gatilho Mental: MEDO

Esse aqui é o campeão de dúvidas e o maior criador de desculpas que eu enfrento nos Coachings Personalizados. Você pode estar pensando aí agora, mas Carol, eu é quem estou com medo de perder meu ex. Como que eu posso usar o medo ao meu favor na reconquista?

Eu te respondo com uma afirmação bem simples. O medo que você sente de perder, o seu ex também sente. E mesmo que seja ele que tenha tomado a decisão de terminar, quando você aplica os gatilhos mentais na reconquista, isso mostra ao seu ex que ele não fez a boa escolha. Então daí já começa o primeiro medo que ele vai sentir. O medo de estar errado.

E feliz ou infelizmente, o medo não anda sozinho. Quero dizer que se seu ex coloca em dúvida uma das decisões dele, ele colocará todas as outras questões em dúvida também. “Será que fiz certo em terminar?” “Será que essa pessoa é a melhor pessoa que eu poderia encontrar?” “Será que eu estou perdendo a oportunidade de ser feliz?”

6º Gatilho Mental: Reciprocidade

E esse gatilho é muito importante se usado junto com a Simpatia/Empatia. Principalmente se usado no contexto da retomada de contato. Se você não sabe ainda se é a hora certa de retomar o contato com o seu ex, olha aqui nesse artigo em qual fase da reconquista você está.

Aqui você precisa estar atento ao equilíbrio e controle das emoções. Se a outra pessoa te dá uma abertura, é o momento de dar-lhe também uma abertura. Não é o momento de jogar em cima do seu ex tudo o que você vem segurando pra poder falar depois de meses em contato zero, tá legal?

É o momento de construir gradativamente uma cumplicidade. De trabalhar a técnica do espelho. Vou explicar em um outro artigo com mais detalhes, mas superficialmente é tratar o outro como ele te trata. Mantendo o equilíbrio das trocas e deixando uma porta aberta.

Recupere seu ex clique aqui

Quero te ajudar a aplicar essas técnicas!

Se você chegou até aqui e não sabe por onde começar o processo da reconquista, me deixa te dizer que eu sei. Que nossa equipe tem junta mais de 20 anos de experiência criando estratégias de acordo com cada história. E ajudando milhares de pessoas ao redor do mundo a refazerem seus lares. A voltar a acreditar no amor.

Você pode falar com a gente diretamente no Coaching Personalizado. Existem vários tipos de programas que vão te guiar nessa jornada da reconquista. E também deixa aqui pra gente os seus comentários, suas dúvidas. Nossa equipe responde a todas as perguntas.

Nos vemos nos próximos posts e também no nosso canal do YouTube. Um grande abraço!

Carolina Aguiar

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos