Escolha uma Página

Pare de se desculpar e se justificar para seu ex. Parece uma conclusão simples e direta, quase que automática. Mas, na realidade, carece de um aprofundamento para que seja aplicável. Não se consegue uma atitude sóbria e equilibrada num estalar de dedos, principalmente quando estão envolvidas as emoções.

Toda a nossa formação emocional começa, basicamente, na infância. E, é claro, a influência parental é fundamental para a formação de nosso equilíbrio e senso de bom e mau, certo e errado, justo e injusto etc. Enquanto crianças, a tendência de autojustificação e o constante ato de pedir desculpas são normais e até ingênuos. (e muitos pais até incentivam esse hábito, alguns ao extremo).

Mas, na vida adulta, exige-se muito mais. E é aí onde está o problema. Alguns adultos insistem em aplicar os mesmos mecanismos de persuasão e autodefesa de quando eram crianças! E, lógico, não funcionam mais!

A primeira coisa que quero analisar com você é: Por quê? Por que as pessoas (adultas), em geral, têm a péssima mania, o péssimo hábito de sempre se desculparem, ou se justificarem diante de decisões sérias na vida?

Mas antes de responder esse questionamento, quero deixar claro que, evidentemente, não me refiro neste artigo a pedidos de desculpa protocolares, “por educação”, que são normais e necessários.

Por que não se desculpar e justificar?

Em resumo, é porque não vai resolver nada.

Então, pare de se desculpar e se justificar para seu ex, porque isso não faz surtir o efeito desejado de alcançar a reconquista.

Em geral, a pessoa que age dessa forma, “pisou na bola” inúmeras vezes, cometeu vários erros, já se humilhou, pediu, implorou, enfim, demonstrou claramente que se sente “cheia de CULPA”. E, na verdade, todos nós “pisamos na bola”, às vezes.

Evidentemente, assumir uma vez, diretamente, ou por carta, certos erros que foram crassos e fatalmente contribuíram para o fim do relacionamento é uma atitude honesta e inteligente.

Contudo, é um grande problema quando a pessoa passa a adotar um comportamento frequente de “pedinte”. Comportamento de alguém que anula a si mesmo, não consegue superar o passado, se perdoar e “virar a página”, e, portanto, não consegue se tornar “a melhor versão de si”.

Na verdade, a constante JUSTIFICAÇÃO, é a constatação de sua confissão de culpa e autoflagelo. E a constante repetição desse mau hábito é desgastante e reabre inúmeras vezes a mesma ferida.

Portanto, volto a repetir: pare de se desculpar e se justificar para seu ex.

Atitudes características de quem se desculpa

Algumas frases são tão comuns que quase ecoam como um “mantra” para as pessoas que costumam se desculpar ou justificar, como por exemplo “Eu só agi daquela maneira porque você estava muito frio(a)”, “nós já não éramos um casal”, “parecíamos mais dois amigos morando juntos”, “você não me amava da mesma maneira como eu te amava”.

Eu poderia citar muitas outras “frases-clichês” para demonstrar como as pessoas tendem a se justificar e desculpar (e nem são tão criativas assim).

Ademais, há outras atitudes que revelam essa tendência. Muitas vezes, em vez de encarar os fatos de frente, a pessoa começa a se esconder atrás do trabalho, ou usar a tarefa difícil de cuidar dos filhos, ou um problema de saúde que porventura tenha. Na verdade, o foco é na DESCULPA e não no problema. O que fazer, então?

Dicas práticas

1 – ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO, ANALISE A SI MESMO(A). Quando se tomam decisões precipitadas, a consequência quase que imediata é buscar se desculpar ou justificar. A pessoa deixa evidente que não pesou todas as possibilidades e não se permitiu todo o tempo necessário para analisar os vários ângulos daquela decisão. Uma das coisas imprescindíveis a levar em conta é qual será sua própria reação. Nosso foco é a relação de pessoas. Portanto, saber pesar se uma separação definitiva será absorvida e administrada com equilíbrio por você é fundamental antes de tal Passo. As desculpas e justificativas sempre vêm de alguém “coberto” de culpa e remorso.

2 – DEPOIS DE TOMADA A DECISÃO – Se foi tomada com o devido cuidado, análise e tempo necessários, agora é hora de FOCO.

É preciso focar nos objetivos que deseja alcançar com tal decisão. É preciso “virar a página” e andar para frente. Assim, tire o foco dos erros cometidos no passado (e lembre-se: você não os cometeu sozinho). Se perdoe. Lembre-se que pesou todas as possibilidades e está no controle de suas emoções. E, por fim, procure se tornar a sua melhor versão. É preciso sempre lembrar:  nenhum de nós é um ser humano perfeito, “plenamente acabado”. Estamos em constante mutação e desenvolvimento.

3 – ACEITE NOVAS IDEIAS, NOVOS RUMOS – É sempre bom lembrar que nenhum de nós já vem formatado em definitivo. Mudanças acontecem e devem ser encaradas naturalmente. Assim, procure estar sempre aberto(a) para rever seus conceitos e decisões ou até para mudá-los, quando julgar necessário. Na verdade, somos eternos aprendizes e esse comportamento humilde sempre nos pode ajudar!

Sendo assim, pare de se desculpar e se justificar para seu ex e comece a tomar as atitudes corretas para fazer a sua reconquista acontecer.

Recupere seu ex clique aqui

Um recado importante!

Toda informação especializada nesse campo é importante para sua estratégia de reconquista ou de desenvolvimento pessoal. Porém, nem sempre é possível atingir esses objetivos sozinho(a). Às vezes, durante o percurso a pessoa pode se perder ou questionar se está mesmo adotando a melhor estratégia. Um acompanhamento perito pode ajudar a traçar os melhores rumos ou redirecionar os esforços, sempre que necessário, em busca dos melhores resultados.

Concluindo, quero lembrar que SEMPRE que precisar de ajuda, pode contar conosco. Eu e minha equipe estaremos sempre à disposição para te ajudar em seu desenvolvimento pessoal ou em sua reconquista. Fornecemos diariamente informações GRATUITAS muito úteis em nosso Canal no Youtube através de vídeos, bem como em nosso site RECONQUISTE O AMOR, através de artigos práticos e direcionados para inúmeras situações ligadas ao tema.

Porém, se precisar de ajuda personalizada, pode contar com nosso coaching personalizado. Você terá acompanhamento individualizado, com total discrição e todo o profissionalismo de nossa equipe. Já estamos há mais de 10 anos ajudando pessoas em seu desenvolvimento pessoal e reconquista.

Gosto de lembrar sempre a nossos seguidores: “você não precisa travar essa batalha sozinho”. Os desafios podem ser enormes, mas juntos podemos alcançar os objetivos desejados. Com nossa ajuda, você poderá ser bem-sucedido em sua reconquista ou melhorar sua autoestima e seu desenvolvimento pessoal, descobrindo que pode, SIM, PODE, produzir a sua melhor versão!

Obrigada e um forte abraço!

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos