Qual é o maior inimigo da reconquista? O MEDO!!

Sim, estou indo direto ao ponto. O medo.

Neste artigo eu quero falar desse grande vilão, que boicota sonhos, iniciativas e paralisa pessoas na busca daquilo que almejam. Desse verdadeiro “monstrinho do armário” que ferra com as estratégias de reconquista.

Desde que o ser humano existe neste planeta, ele tem que lidar com um inimigo poderoso, o tempo todo: o medo. Alguns têm mais facilidade de controlar seu próprio medo, já outros, simplesmente “congelam”, perdem totalmente o controle diante de situações que provocam medo.

Focando no campo amoroso, dos relacionamentos a dois, vou falar de como o medo pode se tornar o maior inimigo de uma reconquista.

Algumas pessoas sequer tentam uma reconquista por medo.  Já outras até começam o processo, mas o medo as faz “boicotar” seus esforços ou não acreditar na eficiência dessas estratégias. Qualquer que seja seu caso, este artigo pode ajudar a você ou a alguém que precise desta informação a dar passos positivos na busca de uma reconquista.

Não fique desolado(a) se este artigo parecer “feito para você”. Esse problema acomete a maioria das pessoas em processo de reconquista. Vamos lá?

Qual é o maior inimigo da reconquista? O medo e suas características

É possível identificar um comportamento comum, característico, entre as pessoas que permitem que o medo domine suas atitudes e comportamento numa relação. Nos inúmeros casos que cuidamos, percebemos um comportamento muito similar. E as principais características que verificamos vou alistar agora.

Falando de algumas:

1 – INSEGURANÇA – Esse é um dos mais fáceis de se perceber. O medo de errar, falhar, deixa a pessoa insegura. Uma pessoa insegura demora muito a tomar medidas práticas. E, não é por prudência, mas insegurança provocada pelo medo. Medo e insegurança nesses casos são sinônimos. Todos os planos da pessoa ficam “à deriva”, não têm uma âncora que os sustente até o fim.

Essa insegurança não passa despercebida. Nem da própria pessoa, nem dos que a rodeiam. E essa insegurança vai influenciar diretamente no resultado de sua reconquista.

2 – EXCESSO DE CIÚME – Como eu já disse num artigo anterior, uma certa dose de ciúme positivo, “branco”, é importante. Aquele que demonstra zelo e cuidado com quem nos é importante. Mas, o medo, faz aflorar o pior tipo de ciúme que existe: O ciúme fantasioso, possessivo. 

Num processo de reconquista, esse tipo de atitude atrapalha, e muito, a retomada da confiança de seu ex. O medo, é o grande causador das fantasias: o medo de perder, não reconquistar, falhar, ser trocado(a) por outro, de não ser mais tão atraente assim… etc. Em muitos relacionamento que chegaram ao fim, foi esse ciúme, justamente o principal causador desse fracasso.

Agora, num processo de reconquista, a pior coisa a ser feita é permitir que o medo “ressuscite” esse fantasma.

3 – PRECIPITAÇÃO – O medo leva a pessoa a agir fora de hora. Falar o que não deve, ou exagerar na abordagem de um problema. Às vezes leva a pessoa a ter atitudes que não são comuns à sua personalidade. Outras vezes leva a pessoa a perder o bom senso e capacidade estratégica.

Em certos casos, a pessoa chega a contar para o ex seus planos de reconquista. Pode? Pois é, é assim mesmo. E tudo causado pelo medo. 

Medo de estar dando tempo demais para uma reflexão (contato zero). Muitos cocheados, jogam por água abaixo a estratégia do contato zero por não darem o tempo necessário para sua própria reconstrução nem do outro. Não se permitem fazerem falta. Motivo: medo de errar na estratégia.

Pacote da Reconquista

Qual é o maior inimigo da reconquista? – O que fazer

A coisa fundamental e  básica nesses casos é identificar a raiz do problema. O que te faz sentir tanto medo e insegurança.

Muitas pessoas têm traumas do passado, ou viveram situações, experiências muito difíceis dentro do círculo familiar, e tudo isso, deixou marcas, traumas na sua maneira de lidar com o medo. Identificar essas fontes é importante como primeiro passo para reverter esse processo. E, nós, do reconquiste o amor, estamos à disposição para te ajudar a vencer esse medo e superar esses traumas.

Eu costumo exemplificar comparando que, quem tem medo de falar em público, procura ajuda de especialistas para vencer essa barreira, e consegue. Muito depende de suas atitudes. No campo amoroso é a mesma coisa. Ninguém nasce sabendo lidar com todas as emoções e todos seus “monstrinhos”.

O processo inverso ao medo, é aprender a desenvolver a confiança em si mesmo(a).

E uma pessoa confiante já tem 50% de chances de sucesso, pois ela não duvida de sua capacidade. Ela não se “boicota” dizendo para si mesma “eu não vou conseguir”, mesmo antes de tentar.

Ao passo que aprendemos a ser mais confiantes, essa confiança vai aumentando e contagia todas as nossas atitudes. Assim como o medo contagia e contamina a autoestima de uma pessoa (e gera uma reação negativa em pessoas ao redor) – assim também, uma atitude confiante, torna a pessoa mais alegre, mais feliz. Esse sentimento também é contagiante. Ilumina a própria pessoa. E contagia pessoas dentro de seu raio de ação. Portanto, nos dois casos, o medo ou um sentimento de confiança, muito vão depender de nosso aprendizado de vida e a qual deles vamos alimentar em nosso dia a dia.

(Em nosso pacote de coaching, nosso acompanhamento personalizado e discreto vai ajudar essa pessoa a não cometer esses erros, bem como identificar a fonte de seu medo e lutar para superá-lo.). Se está precisando de ajuda específica nesse assunto, pode contar conosco!

Recupere seu ex clique aqui

Qual é o maior inimigo da reconquista? – CONCLUSÃO

Concluindo, não precisamos deixar esse “vilão” estragar tudo.

Precisamos lutar contra ele, aprendendo estratégias de combate e controle de nossas ansiedades e medo. Podemos garantir que os resultado positivos são a esmagadora maioria dos casos!!

Precisamos lembrar sempre que o medo bloqueia. Enquanto a felicidade, e um sentimento de confiança, libertam.

Invista, portanto, em você. Em sua reconstrução. Em aumentar sua autoestima. Faça o medo desaparecer, e sua reconquista será muito bem sucedida!!

Conte sempre conosco através do Coaching Personalizado e do nosso canal do YouTube!

Um forte abraço,

Dyuly Cardoso

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos