A esperança de muita gente é facilmente sintetizada na seguinte frase: “quem sabe o ex se arrepende e volta para mim?”

Isso é possível? Até que é. Mas será que vale a pena voltar, se isso acontecer?

Bom, quando a pessoa tem essa esperança e me diz esse “quem sabe o ex se arrepende e volta para mim?”, eu costumo perguntar para ela: mas se arrepender de quê? De ter deixado de te amar? Além disso, você está esperando que o relacionamento entre vocês volte a ser o que era antes? E o que ele era antes é o que você pode ter de melhor no que diz respeito a um relacionamento? Hoje, sabendo o que você sabe sobre o seu relacionamento, você acredita que depois da reconquista vocês vão se entender melhor, de maneira mais coerente? Você está disposto a fazer as mudanças necessárias para que isso aconteça?

Faço todo este questionamento aos meus clientes do Coaching Personalizado para que eles descubram se realmente vale a pena reconquistar, se estão dispostos a se dedicar e a se esforçar para que isso aconteça.

A reconquista vai exigir muito de você: além de esforço e dedicação, é preciso paciência e desenvolvimento pessoal – que é uma verdadeira mudança de vida, já que através dele você vai se tornar uma nova e melhorada versão de si.

Mas se o ex se arrepende e volta sem que você tenha evoluído – sem que ele tenha evoluído –, vai ser bom para vocês? Sinceramente? Eu acredito que não e vou te dizer o porquê.

Cuidado com a amnésia afetiva

Adianta reatar o relacionamento de vocês, se nenhum dos dois mudou durante o tempo em que ficaram separados? Adianta voltar para aquele mesmo relacionamento problemático que terminou? Não. Porque o resultado vai ser o mesmo: terminar outra vez.

Então, é importante que você tome cuidado com aquilo que eu chamo de amnésia afetiva, que pode ser facilmente caracterizada pelos seguintes pensamentos: “eu sei que meu ex me fez sofrer, que nosso relacionamento não era saudável, mas estou com saudades dele. E eu quero alguém, não quero ficar só.”

Não querer ficar só é um bom motivo para voltar para um relacionamento que não te fazia bem? Obviamente, não, porque você vai submeter a situações que você não se submeteria ao, deliberadamente, acolher essa amnésia afetiva: você decide esquecer todos os problemas e defeitos do relacionamento, só porque está com saudades daquela pessoa, só porque você não quer ficar sozinho.

Não faça isso consigo mesmo nem com o outro. O resultado disso pode ser devastador e fazer acabar de vez o carinho e o respeito que vocês sentem um pelo outro.

Nós acreditamos na reconquista e a incentivamos, desde que seja o melhor para você, que aconteça pelos motivos certos. É por isso que é importante que você entenda que voltar por carência, por medo da solidão, não vai te trazer um relacionamento duradouro ou satisfatório para você.

Então, se coloque em primeiro lugar, cuide de si, se valorize, lute pela sua felicidade. Só quando você tiver autoestima e autoconfiança é que você vai ser capaz de ter um relacionamento saudável e feliz.

Se seu ex se arrepende e volta, você o aceita se ele não mudou?

O fim do relacionamento não foi fácil para você, não é mesmo? Tudo foi muito doloroso, quem sabe até traumático, e te deixou marcas. E se o seu ex se arrepende e volta, você vai aceitar de boa, como se nada tivesse acontecido? Não. Você deve respeitar a sua história, se respeitar. Não finja que aqueles problemas e o término da relação não aconteceram.

É obvio que você não vai ficar jogando na cara da pessoa os problemas que vocês tiveram e os erros que ela cometeu, mas você tem que lembrar deles, a fim de que você não permita que esses problemas e esses erros – tanto os seus quanto os do seu ex – se repitam.

O seu ex também precisar ser aprovado por você. Mesmo que tenha sido ele quem terminou e seja você quem quer reconquistar, ainda assim ele precisa ser provado e aprovado antes de vocês efetivamente reatarem.

Veja bem, você investiu em si mesmo, em seu desenvolvimento pessoal, a fim de se tornar a sua melhor versão. Agora você evoluiu e é ainda mais interessante, mais feliz, uma pessoa que sabe o que quer. Essa nova e melhorada versão do seu eu vai aceitar migalhas de amor, uma pessoa que não te valoriza e que não cuida de ti? Alguém que está com você por pena ou apenas para não ficar só?

É claro que não. Você vai querer alguém que vai se esforçar, se dedicar a te fazer feliz. Que vai querer evoluir, crescer com você.

Portanto, não se contente com uma relação “meia boca”, com alguém medíocre, que não faz a menor questão de acompanhar a sua evolução. Uma reconquista só vale a pena se a pessoa tiver algo de bom para acrescentar na sua vida.

Quer reconquistar o seu amor?

Se seu ex se arrepende e volta, aja com inteligência emocional

Sendo assim, se o seu ex se arrepender de ter te deixado e pedi para voltar, não se deixe dominar por suas emoções, não deixe que a saudade e o medo de estar sejam os motivadores da reconciliação.

Faça uma análise sobre os motivos que causaram o término, avalie se esta pessoa é a melhor opção para o seu novo eu. Reatar o relacionamento é a escolha certa? Será que a crise não vai se repetir em um futuro não tão distante? Será que vocês dois estão dispostos a fazer o relacionamento ser saudável, feliz e duradouro?

Se a partir dessa análise você descobrir que vale a pena voltar, então é só partir do abraço e cuidar da relação. Mas se não, saiba que você é o bastante para si mesmo, que você pode ser – muito – feliz sozinho. E mais: você vai ter a oportunidade de encontrar um outro alguém que se encaixa melhor nos seus sonhos, nos seus planos para o futuro.

Recupere seu ex clique aqui

Conte conosco

Nós do Reconquiste o Amor estamos aqui para te ajudar em todas as fases da sua reconquista amorosa, desde o seu desenvolvimento pessoal. Confie em nossos métodos altamente eficazes, que já ajudaram milhares de pessoas no mundo inteiro a reencontrarem o amor próprio e a reconquistar o amor de seus ex.

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e junte-se aos mais de 223 mil inscritos, para estar por dentro de todas as dicas dadas diariamente.

E se você necessita de atendimento individual, não hesite em procurar nosso Coaching Personalizado, no qual alguém de minha equipe estará ao seu lado em todas as etapas da reconquista.

Nos vemos no próximo artigo, um abraço.