Definição de SAUDADE: de acordo com o dicionário é um sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas. Se é isso o que você está sentindo nesse momento, se é tão difícil lidar com a saudade do ex, me deixa te explicar um pouco como isso funciona.

O sentimento de saudade, nostalgia é completamente natural no ser humano, quando você se separa fisicamente de alguém que você gosta, ou de uma situação que viveu. A saudade sozinha não é um vilão. É um sentimento saudável, mesmo para medir a qualidade das relações que você cultiva. Ninguém sente falta de algo ruim ou doloroso, então se existe saudade, existem boas lembranças.

Mas no caso do fim de um relacionamento esse sentimento pode ser aumentado por causa dos sentimentos atrelados. Como culpa, remorso, sentimento de perda. Pode ser também que essa saudade esteja relacionada com decepções devido à traição, brigas, falsas promessas. Então ela deixa de cumprir o seu papel principal, da nostalgia, para se ligar a problemas e dores do passado.

Vim trazer hoje aqui para vocês algumas dicas para você aprender como lidar com a saudade do ex.

Como lidar com a saudade do ex

Do que você sente saudade realmente?

Tente definir esse sentimento para clarear um pouco mais sobre o que fazer a respeito. Eu explico. O sentimento de saudade pode estar atrelado a outros sentimentos como já disse anteriormente. Logo, se o que você sente é vontade de ver o seu ex mesmo sabendo que ele não quer te ver nem pintado de ouro. Ou então, você morre de medo que ele encontre outra pessoa pra colocar no seu lugar.

Às vezes o sentimento que você tem não é saudade. É ansiedade. É medo. Porque a essa altura do campeonato, mesmo após o fim de um término conturbado, se o que você lembra é somente das coisas boas, isso é saudade. Agora se a obsessão por pensar na pessoa vai além dessas lembranças, você está sentindo ansiedade e insegurança. (Além da saudade é claro)

Mas nesse caso o seu problema não é a saudade e sim a ansiedade. E você precisa trabalhar métodos, exercícios e ferramentas para controlar suas emoções, suas crises de ansiedade e dependendo do caso, mesmo procurar um atendimento profissional.

Nós trabalhamos alguns exercícios e estratégias para retomar o controle das emoções no Coaching Personalizado. Assim como ações para conseguir se livrar da saudade, ou pelo menos em parte dela.

Recupere seu ex clique aqui

Como lidar com a saudade do ex: Distraia-se

Primeira dica que eu tenho pra você aqui é se ocupar. Porque quanto mais à toa você estiver, mais essa pessoa vai estar ocupando a sua cabeça. Mais difícil será de lidar com a saudade do ex. E o pior, já vai encher a cabeça com ideias que raramente correspondem à realidade e já vai agir com insegurança.

Então se você quer começar a lidar com a saudade do ex, procure algo para fazer. Porque já dizia minha avó… mente vazia, oficina do…

Como lidar com a saudade do ex: Analise o fim do relacionamento

Use esse tempo para compreender os motivos que levaram ao fim do relacionamento. Não que você vá se conformar ao entender, mas o fato de buscar compreender o real motivo do fim vai te ajudar a fechar esse ciclo. E começar a se empenhar a começar algo novo, da estaca zero.

Existem vários exercícios que trabalhamos com nossos clientes no Coaching Personalizado que ajudam a encontrar os reais motivos do término. E isso pode ser muito útil se o seu relacionamento acabou “do nada”. Para compreender de acordo com o comportamento de vocês o que foi feito que poderia e será evitado no futuro.

lidar com a saudade do ex

Como lidar com a saudade do meu ex: Buscar um plano de ação

Você seguiu as dicas e conseguiu entender os motivos que te trouxeram até aqui. Ótimo. Agora você precisa de um plano de ação. Uma estratégia para corrigir o erro que você encontrou anteriormente.

Você precisa buscar soluções para quando você retomar o contato com a sua ex ou o seu ex, esses motivos não serem mais problemas na relação de vocês. Se ocupe com coisas produtivas. Em encontrar soluções para problemas do passado, em focar no futuro.

É importante que você feche o ciclo antes de começar a reconquista propriamente dita. Antes de entrar em contato novamente com o seu ex, você precisa estar com sua bagagem emocional bem mais leve. Para poder começar uma nova experiência com ele. Pra ele não achar que vai voltar pra o relacionamento falido que vocês viviam.

O seu plano de ação deve estar relacionado com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal. Por duas razões básicas :

  • Você estará se ocupando: O desenvolvimento pessoal em si consiste em aprimorar a sua capacidade de aprender e continuar evoluindo. Cá entre nós isso demanda tempo, o que significa que você não vai estar a cada minutos na sua rede social tentando ver o que o ex está fazendo ou deixando de fazer.
  • Você estará se tornando interessante: O que conta bastante se você visa uma reaproximação com seu ex. Levando em conta que ele te conhece como a palma da sua mão, algumas mudanças vão despertar a curiosidade dele, e num próximo passo, quando vocês estiverem prontos para se ver, você vai surpreendê-lo(a).
lidar com a saudade do ex

Quero desenvolver um plano de ação com você !

Se você não sabe por onde começar a desenvolver seu plano de ação para lidar com a saudade do ex, eu posso te ajudar. Somos uma equipe preparada para lidar com relacionamentos, que desde 2010 vem trazendo soluções e ajudando a reunir casais no mundo inteiro. Se quiser saber mais sobre isso, dê uma olhadinha na nossa página de depoimentos!

Através do Coaching Personalizado ou do AutoCoaching você vai descobrir chaves para alavancar o seu processo de desenvolvimento pessoal e a sua reconquista. Gostaria que você deixasse um comentário pra eu saber que você tem sido ajudado com os nossos posts e pra saber o que você gostaria de ler por aqui!

Pacote da Reconquista

Inscreva-se também no nosso canal do YouTube, diariamente postamos dicas valiosíssimas para vocês sobre vários temas dentro do assunto da reconquista amorosa. Temos ajudado com essas dicas lusófonos pelo mundo todo. Você também pode se beneficiar!

Espero que você tenha gostado, e nos vemos aqui no próximo post! Um beijão e até a próxima!

Carolina Aguiar

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos