Aprenda a se amar” é o primeiro conselho que dou para todo mundo que quer reconquistar a/o ex.

Pode até parecer um conselho bobo e irrelevante, por que como é possível alguém não amar a si mesmo? No entanto, infelizmente, isso é muito comum de acontecer e extremamente prejudicial.

Pensando nisso, escrevi esse artigo a fim de te falar um pouco sobre o quão importante é que você aprenda a se amar para a reconquista, mas, principalmente, para o seu próprio bem-estar.

Solidão e medo: grandes causadores de problemas 

Solidão, de acordo com o dicionário, é o estado de quem se acha ou se sente desacompanhado ou só. 

No entanto, este sentimento não está sozinho: ele anda de mãos dadas com o medo.

E o pior de tudo é que o medo da solidão causa depressão e ansiedade.

Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas no mundo inteiro, de diferentes faixas etárias e classes sociais, sofrem de depressão. Enquanto 33% da população mundial sofre de ansiedade, segundo a Organização Mundial da Saúde.

São dados alarmantes, especialmente porque são doenças muitas vezes vistas como frescura e preguiça.

Quer reconquistar o seu amor?

O que faz você se sentir sozinho?

É importante que você faça uma análise sobre o motivo de você se sentir sozinho. Se necessário, procure ajuda profissional para tratar a causa.

Por vezes, o motivo é a sensação de que estar em sua própria companhia não te basta, que você necessita da atenção e da companhia de outra pessoa para que se sinta bem.

Tive um cliente (o qual, inclusive já reconquistou sua ex) que passou por isso. Ele enchia sua agenda de atividades durante o dia, a fim de abafar a solidão. No entanto, as noites eram bem difíceis: chegar à casa e encontrá-la vazia dava-lhe aflição, ansiedade, um aperto no coração e uma sensação de que o silêncio iria engoli-lo.

Era um sentimento tão forte que o desestabilizava, ao ponto de ele deixar de ser uma pessoa que raciocina e ser alguém que irracional, que cometia erros por causa do medo da solidão.

Durante o coaching e a terapia, descobrimos que todo esse medo era causado por traumas da infância.

Descoberto a origem do problema, passamos a tratá-lo. Foi fácil? De forma alguma, mas conseguimos reverter a situação e ele teve uma considerável melhora de vida, além de ter conseguido reconquistar a pessoa amada.

Um dos conselhos que dei para ele, que o ajudou muito e pode te ajudar também é: aprenda a se amar.

Aprenda a se amar – como? 

Antes de iniciar o processo de reconquista, é fundamental que você trabalhe o seu desenvolvimento pessoal. Mas por quê?

Porque é a partir do desenvolvimento pessoal é que vai possível que você aprenda a se amar. Como fazer isso?

Para que você aprenda a se amar, conscientize-se de tudo que há de bom em você. Assim como todas as pessoas, você é um ser humano, cheio de vícios, mas também de virtudes.

Pegue caneta e papel e escreva tudo aquilo que você ama em você: a cor dos seus olhos, o formato dos seus lábios, a textura do seu cabelo… o seu gosto literário, cinematográfico e musical; a sua empatia, sua capacidade de se colocar no lugar do outro e a sua solidariedade.

Enfim, escreva tudo aquilo que você sabe que há de bom em você, lembre-se dos elogios que já te fizeram, pense nas pessoas que estão ao seu redor, que ficam felizes em sua companhia e que te fazem sorrir.

Com esse simples exercício você vai descobrir que têm inúmeros motivos para que você aprenda a se amar.

Aprenda a se amar para fugir da solidão: entenda 

Quando você se ama, você ama também a sua companhia e não sente que a companhia de outrem é indispensável para que você se sinta bem. Vou explicar.

A partir do momento em que você começa a investir em si, tanto no seu bem-estar, quando na sua saúde física e mental, bem como no seu desenvolvimento intelectual, sua autoestima e autoconfiança aumentam.

Em consequência, seu amor próprio também aumenta e você foge da solidão, porque entende que é uma pessoa maravilhosa, autossuficiente, que você é o bastante para ser feliz e que é uma ótima companhia para si.

Aprenda a se amar e você vai entender que a solidão está mais na sua cabeça do que realmente ao seu redor, porque você está cercado de gente que te ama, que enxerga as suas qualidades e que quer te ver feliz.

Aprenda a se amar para não ter medo solidão

Como eu disse acima, a solidão está mais na sua cabeça do que ao seu redor. Aprenda a se amar e você não vai mais ter medo de estar só, porque sabe que você é a sua melhor companhia.

Ao entender isso, você deixa de colocar a responsabilidade de ser alguém feliz em outra pessoa e vai começar a se fazer feliz.

Você vai deixar de ter medo dos momentos em que tem que estar só para passar a ansiá-los, porque sabe que vai aproveitá-los para cuidar de si, assistir aos episódios de sua série preferida, tomar aquele banho quentinho, apreciar uma taça de vinho… enfim, para fazer pequenas coisas que te trazem contentamento.

Aprenda a se amar para ser autossuficiente

Sabe aquela pessoa que não tem vida própria, que só sai se a/o namorada (o) for junto, só faz alguma coisa se a pessoa amada “deixar”?

Não seja assim! Isso é sufocante tanto para você quanto para a pessoa com que você está em um relacionamento.

Aprenda a se amar e, em consequência, você irá compreender que você é o responsável pela sua própria felicidade, que você pode ser feliz sozinho, mas que construir e dividir essa felicidade junto com alguém é uma escolha, não uma necessidade.

Portanto, aprenda a fazer coisas sozinho: vá ao cinema e restaurantes sozinho, planeje uma viagem sozinho, faça qualquer tipo de atividade sozinho que se adapte ao seu orçamento. 

Aprenda a se amar para aproveitar os momentos em que está sozinho

Aproveite os momentos em que você está fisicamente sozinho para observar as outras pessoas e para que você tenha um tempo para si, a fim de se ouvir, refletir sobre a sua vida, suas escolhas e projetos, sobre as suas qualidades e o quanto você é digno de amar e ser amado.

Utilize esses momentos para investir em seu intelecto: leia um bom livro, assista a um documentário interessante e busque informações.

Se possível, aprenda a meditar. A meditação é ótima para alcançar equilíbrio emocional, que é indispensável para a sua evolução pessoal e a sua reconquista.

Pacote da Reconquista

Conte conosco

Por fim, quero te dizer que você não está sozinho na jornada do desenvolvimento pessoal e da reconquista: eu e minha equipe estamos aqui para te apoiar e te guiar em todas as etapas. 

Nossos métodos muito eficientes garantem alta taxa de sucesso, conforme você pode observar os comentários deixados em nossas publicações por pessoas do mundo inteiro que os utilizaram.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube e junte-se aos mais de 161 mil inscritos, para assistir aos vídeos postados diariamente, cujo objetivo é de guiar neste caminho de reconquista e crescimento pessoal.

E se você necessita de atendimento individual, não hesite em utilizar nosso Coaching Personalizado, no qual haverá alguém da minha equipe a sua disposição.

Um abraço e até o próximo artigo.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos