Sabe o que você precisa para lidar com a ansiedade? Um Plano B.

Um Plano B? O que seria isso?

Fique calmo, porque quando eu falo em Plano B, não estou falando em você ter uma outra pessoa esperando por você, caso a sua reconquista não dê certo e você não consiga recuperar o amor do seu ex. Não é nada disso!

Este Plano B consiste em uma série de comportamentos que você deve adotar para que você possa lidar com a ansiedade e não cair novamente em dependência afetiva no período pós-reconquista, colocando tudo a perder.

Com um Plano B, você já terá uma estratégia em mente e não será pego de surpresa nas ocasiões em que a sua ansiedade pode te fazer agir impulsivamente, a ter comportamentos insensatos.

Mas o que é preciso fazer para elaborar um Plano B que efetivamente te ajude a lidar com a ansiedade? Vou falar sobre isso a seguir.

Aprenda a suportar a saudade para lidar com a ansiedade

Tem coisa que nos deixa mais ansioso do que a saudade?

Quando bate a saudade, você fica contando as horas, os minutos, para ver a pessoa ou pelo menos falar com ela. Junto com a saudade vem, então, a ansiedade. Contudo, você precisa saber lidar com esses sentimentos, a fim de que você não entre em dependência afetiva, não seja aquela pessoa carente e pegajosa, chata.

E como não deixar que a saudade e a ansiedade te dominem? Ocupe-se.

Já falei diversas vezes que antes de iniciar o processo de reconquista, é necessário que você inicie o de desenvolvimento pessoal, no qual um dos mandamentos é encher a sua vida de novidades. Que tipo de novidades? As que acrescentem coisas positivas em sua vida, seja na área profissional ou intelectual, ou até mesmo diversão e desafios.

Por exemplo, você pode fazer uma faculdade, uma pós-graduação, um curso de língua estrangeira ou fotografia. Você fazer aulas de dança, artesanato ou culinária. Pode começar a praticar algum esporte, saltar de paraquedas ou fazer trilha. Saia da sua zona de conforto e estimule a sua audácia e o seu espírito de aventura. Quando você é audacioso, você se torna mais interessante.

Seja o que for a novidade, o importante é que você se mantenha ocupado e acrescente boas novidades em sua vida.

Ademais, é imprescindível que você entenda que você não tem o controle de tudo. Você deve fazer aquilo que te diz respeito, o que você pode controlar, e saber esperar uma resposta do outro, a qual você não pode controlar, cabendo a você apenas aceitá-la. Quando você entende isso, fica muito mais fácil aceitar que nem tudo depende de você e, então, naturalmente, você se acalma.

Interesse por uma causa

Essa aqui é uma dica bônus, ainda dentro do assunto “novidades”: um interesse arrebatador por uma causa pode te ajudar – e muito – a ocupar o seu tempo e a evoluir enquanto pessoa. 

Não é todo mundo que desenvolve um interesse assim, mas se você tem um apego por uma causa, do tipo de ajudar pessoas ou animais, esse amor vai inspirar outras pessoas – inclusive o seu ex – e essa inspiração é um elo entre você e os outros.

Então, se na sua vida há um interesse por algo que você considera maior do que você, pelo qual você deseja lutar e se dedicar, faça disso o seu Plano B, para se manter ocupado. E enquanto você ajuda o próximo, você vai estar ajudando a si mesmo.

Autonomia e independência: essenciais para lidar com a ansiedade

Outro ponto que deve fazer parte do seu Plano B, a fim de que você saiba como lidar com a ansiedade, é aprender a ter autonomia, a ser independente.

Como assim? Vou explicar: é muito comum no início do Coaching Personalizado algum coachiado me dizer que a vida dele não tem sentido sem o ex, que não sabe viver sem ele. Alguns, infelizmente, chegam ao extremo de tentar se matar – o exige um acompanhamento profissional adequado.

Mas deixa eu te perguntar uma coisa: você nasceu grudado nessa pessoa, tal qual gêmeos siameses? Não. Você tinha uma vida antes de conhecê-la? Obviamente. Então, é claro que você pode, sim, viver sem ela. Vai ser um pouco mais difícil, já que você vai ter que lidar com a saudade e o desejo de estar com ela? Sim, mas é plenamente possível.

Se você quer ter uma chance de reconquistar o amor dessa pessoa, é indispensável que você compreenda que você precisa ser independente e ter autonomia. Como eu disse anteriormente, viver em dependência afetiva vai destruir sua chance de reconquista ou o seu relacionamento.

Aqui, volto a falar do processo de desenvolvimento pessoal, pois é nele que você aprende a ser independente, adquire autoestima e autoconfiança, que são fundamentais para que você tenha autonomia e compreenda que você pode ser feliz sozinho, que dividir a sua felicidade com o outro é apenas uma escolha, não uma necessidade.

Quando você entender tudo isso, vai ser mais fácil lidar com a ansiedade.

Pacote da Reconquista

Conte conosco

Eu e minha equipe estamos aqui para te guiar durante todo o processo de desenvolvimento pessoal e reconquista amorosa. Com nossos métodos eficazes, já ajudamos milhares de pessoas no mundo todo a recuperarem sua autoestima e autoconfiança, bem como a recuperarem os amados.

Para ter acesso aos mais diversos conselhos dados por nós, inscreva-se em nosso canal do YouTube, e junte-se as mais de 222 mil pessoas que assistem aos vídeos postados diariamente.

E se você precisa de acompanhamento individual, não hesite em procurar nosso Coaching HOTMARTCoaching Personalizado, no qual alguém de minha equipe está a sua disposição em cada passo da reconquista.

Um beijo e até o próximo post!