Escolha uma Página

Vale a pena reconquistar? Como saber? Sempre que começo um coaching, pergunto para a pessoa se a reconquista vale a pena.

Você sabe se no seu caso todo o esforço e dedicação e você vai dispensar a reconquista vai valer a pena?

Não é um assunto fácil, é delicado, até, porque com certeza é como por o dedo em uma ferida, já que vai fazer você se questionar, questionar o seu objetivo de reconquistar.

Todavia, trata-se de uma análise fundamental, que poderá evitar grandes problemas no futuro. 

Tendo isso em vista, o objetivo desse artigo é te ajudar a descobrir se, no seu caso, vale a pena reconquistar e, para isso, vou te ensinar um exercício bem simples, a fim de que você possa refletir e avaliar se a reconquista é o melhor caminho para você.

Vale a pena reconquistar? Exercício dos sete porquês  

Pegue papel e caneta e escreva os sete motivos – sete porquês – que você julga terem causado a separação, a fim de que você possa identificar o real motivo de a relação ter acabado.

Exemplo: 

  • Por que a pessoa me deixou? Porque vivíamos uma rotina.
  • Por que vivíamos em uma rotina? Porque eu precisava trabalhar muito.
  • Por que eu precisava trabalhar muito? Porque eu queria proporcionar a ela uma boa vida.
  • Por que eu queria proporcionar a ela uma boa vida? Porque eu não queria que ela me deixasse.

E assim sucessivamente.

Este é um bom exercício porque te permite analisar profundamente as razões pelas quais seu relacionamento deu errado, permitindo até que você encontre causas mais remotas, como traumas do passado, provocados pelo relacionamento dos seus pais, pela sua insegurança e falta de autoconfiança.

Enfim, você consegue entender melhor o que te fez agir como você agiu, de modo que fica mais fácil você saber no que deve mudar.

Quer reconquistar o seu amor?

Como usar o exercício dos sete porquês para saber se vale a pena reconquistar?

Esse mesmo exercício pode ser usado para descobrir se a reconquista vale a pena.

Você vai se perguntar “por que eu quero reconquistar?” e averiguar o que de bom a pessoa acrescenta na sua vida.

Amor não é o bastante

Para valer a pena reconquistar, o simples fato de você amar a pessoa não é o suficiente: você deve pensar sobre os motivos que a pessoa te dá para que você sinta todo esse amor.

Quando pergunto para algum coachiado o porquê de querer reconquistar o ex e a resposta é “porque eu o amo”, faço outra pergunta: ok, mas ama por quê?

Se a resposta é “porque sim”, digo logo: “porque sim” não é resposta!

Se você não consegue pensar em um motivo se quer que te leve a amar a pessoa, cuidado!

Analise bem a situação, porque talvez não seja amor, e sim dependência afetiva.

O que é dependência afetiva?

O vocábulo “dependência” significa estado ou qualidade de dependente, que não consegue se manter sozinho.

Na dependência afetiva, a pessoa fica apavorada diante da possibilidade de perder a pessoa amada, pois depende dela para se sentir amada e segura. Ou seja, não é nada bom que alguém viva assim, pois compromete sua autonomia e sua autoconfiança.

Então, se você acha que não pode viver sem a pessoa que ama e, embora se sinta desconfortável ou constrangido, concorda com tudo o que ela diz ou quer, por medo de a perder se a contrariar, se sente incômodo ao estar longe dela, não consegue se dedicar e prosseguir com seus projetos pessoais, cuidado, porque isso é dependência afetiva.

Se não te faz bem, não vale a pena reconquistar

A pessoa te fazia bem? Ela te fazia feliz? Acrescentava algo de bom a sua vida?

Ou será que ela te tratava mal, te humilhava e constrangia, te traia, não te apoiava, não se dava bem com a sua família e nem te defendia das coisas más que a família dela falava de você?

Se a pessoa que você ama não cuidava de você, não te valorizava e não te dava carinho, é obvio que reconquista não vale a pena.

Neste caso, siga em frente, invista em você, ame-se, busque a sua felicidade e tenha a certeza de que você merece o melhor – inclusive alguém melhor.

Filhos em comum não é um bom motivo

De vez em quando um dos meus coachiados diz que quer voltar com o ex porque têm filhos juntos.

Eu sei, filhos são um elo que unem uma pessoa a outra para sempre, mas isso não quer dizer que filhos são cadeados.

Não é porque vocês tiveram filhos juntos que vocês têm a obrigação de permanecerem juntos para sempre, especialmente se não estão felizes no relacionamento, porque ambos não conseguem mais ser um ponto de paz e equilíbrio na vida do outro.

Pacote da Reconquista

Sexo também não é um bom motivo

Não podemos negar que essa é uma parte muito importante, mas não deve ser o único alicerce do relacionamento. Relações baseadas apenas no sexo não resistem a rotina nem as adversidades.

Portanto, sexo incrível e uma química explosiva não é um motivo, se isolado, pelo qual a reconquista valha a pena.

Motivos pelos quais a vale a pena reconquistar

E pessoa com quem você tinha o relacionamento te fazia sorrir, te fazia feliz? Te incentivava e te ajudava a realizar os seus sonhos e ficava feliz pelas tuas conquistas? Ela é companheira e batalhava contigo para a construção de um futuro para vocês? 

Quando o relacionamento é bom, a resposta é sim para essas perguntas e você consegue encontrar muitos motivos bons para estar com a pessoa no exercício dos sete porquês, então vale a pena reconquistar.

Mesmo que se trate de um relacionamento curto, você teve tempo o suficiente para perceber se a pessoa te trata com carinho, se é honesta e tem um bom caráter, se quer construir um futuro com você.

Descubra se vale a pena reconquistar antes de iniciar a reconquista

Meu objetivo aqui não é lucrar, mas sim te ajudar a ser a sua melhor versão de você, para que você seja verdadeiramente feliz, e te ajudar na reconquista, se ela valer a pena, se for para estar em um relacionamento saudável, bom para ambos.

Portanto, faça essa avaliação do quanto vale a pena reconquistar, para que não aconteça de você conseguir voltar com a pessoa e pouco tempo depois descobrir que não foi a melhor escolha que você fez.

Se depois de fazer o exercício dos sete porquês você descobrir que vale a pena reconquistar, conte comigo e com a minha equipe para te ajudar, assim como já ajudamos milhares de pessoas no mundo inteiro, como você pode comprovar ao ler os comentários deixados por elas em nossas publicações.

Junte-se aos mais de 159 mil seguidores no nosso canal no YouTube para assistir aos vídeos que postamos diariamente, dando dicas para o seu desenvolvimento pessoal e de como reatar e manter o seu relacionamento.

Caso necessário, conte com o nosso Coaching Personalizado, no qual nossa equipe altamente capacitada está à disposição para te ajudar a desenvolver estratégias para alavancar o seu desenvolvimento pessoal e te ajudar a retomar as rédeas da sua vida amorosa. 

Um Abraço, e até o próximo post!

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos