Grande vilã dos Relacionamentos e da Reconquista: Bagagem Emocional!

Vamos falar desse “bicho-papão”?

Todos nós carregamos ao longo da vida a nossa bagagem emocional. Bagagem que se acumula a cada dia. É um histórico que aumenta, sempre, sempre… E ainda pode levar junto: memórias do passado de terceiros, assuntos mal-resolvidos, medos, culpas, relações tóxicas…e vai longe! A maioria das pessoas sofrem com tal bagagem pois não conseguem conviver com ela. E muito menos resolver por completo esse problema. Na verdade, já que uma solução permanente e completa não está disponível, a melhor solução é saber administrar esse mal para que seja tolerável.

Vai se desesperar por isso? Claro que não!

O mais importante é saber lidar com tal bagagem e torná-la o menos prejudicial possível.

No final deste artigo eu vou dar dicas de como amenizar o peso dessa bagagem, ok?

Grande Vilã dos Relacionamentos – Opiniões baseadas nas Experiências do Passado de Terceiros

Dizem por aí que se conselho fosse bom, a gente não dava e sim vendia. Mas mesmo assim o que mais tem é pessoas para dar opinião nas nossas vidas o tempo todo.

Como se não bastassem os próprios problemas, algumas pessoas também assimilam como “esponja” os problemas dos outros. E fazendo isso usam as próprias experiências para tentarem encontrar e propor uma solução rápida.

O problema disso é que cada um tem sua própria versão da solução. E acreditam serem sempre a melhor deixando-nos cada vez mais confusos e inseguros. E é aí que mora o perigo!

Essa grande vilã dos relacionamentos chamada “opinião alheia” nos levam a cometer erros infantis e piorar ainda mais a situação de uma relação que já está com problemas.

No entanto nosso cérebro pode reaprender a ser seletivo. Se prestarmos atenção, ele, normalmente faz isso. 

Pense em alguém que não é humorista. Ao ouvir uma piada, duas, três, várias… ele sorri, curte, porém, dificilmente vai se lembrar em detalhes de mais de uma. O seu cérebro “entende” que aquela informação é “deletável”, não  importante.

Assim como piadas temporárias, a maioria das informações que ouvimos de terceiros, traumas, histórias, mágoas, reclamações, etc… são “deletáveis”, não devemos estocar em nosso HD. Apenas compartilhamos amigavelmente, no momento, por educação. Não sobrecarregamos nossa mente.

Desta forma, mantemos nossa mente, da melhor maneira possível, apenas com quantidade de informação que precisa ser processada, é importante para nós e para nosso organismo. O excedente, nós ajudamos a “limpar”.Lembre-se que fazemos isso periodicamente com nossos celulares, computadores, etc. Essa faxina os deixa mais rápidos e eficientes, usando toda a sua capacidade para o que realmente foram projetados.

grande vilã

Assuntos mal-resolvidos 

Quando o assunto é sério – e isso depende do ponto de vista de cada um envolvido –  precisamos desenvolvê-lo até o final. 

Algumas pessoas pagam caro por deixarem de resolver completamente questões que não podem ficar pendentes. E cada um de nós sabe o que é realmente importante. Evidentemente, podemos resolver alguns assuntos, já outros, lamentavelmente, vão para modo “espera”, pois estão fora de nosso controle.

Numa relação a dois, ou numa reconquista essa percepção é fundamental. Então é muito complicado conviver com uma pessoa que sempre deixa algo para depois…

Você tem essa dificuldade? Se sim, precisa aprender a se livrar desse mau hábito. Melhorar o senso de organização e uma agenda diária, disciplina, enfim, podem ajudar bastante.

Grande Vilã  – Medos, Culpas

Quer reconquistar o seu amor?

O Medo e a Culpa são vilões perigosos ao saudável relacionamento.

Uma pessoa equilibrada emocionalmente procura manter os dois em seus devidos lugares. Só são concebíveis quando são reais. Ex.: Medo de pular de um penhasco(risco de morte).  Ou seja, evitar a culpa por não seguir um tratamento indispensável à saúde(culpa por ser relapso). Porém, é importante lembrar que a capacidade equilibrada de nos sentir culpados ajuda a exercitarmos nossa empatia. E, é óbvio, auxilia em nossos relacionamentos.

Porém, quando o medo e a culpa são virtuais, imaginários ou induzidos por fantasias – eles certamente causarão dano e sobrecarga a nossa bagagem emocional.

É comum que pessoas que não conseguem lidar bem com esses sentimentos procurem ajuda especializada. E isso é aconselhável. Em muitos casos um psicólogo é indispensável. Mas, se esse não é o seu caso, pode contar com minha consultoria, minha ajuda.

Grande Vilã  – Relacionamentos Tóxicos 

Esses, então… enchem o saco e sufocam virtualmente!

Eu sempre digo que precisamos saber a hora de desapegar, ligar o foda-se. Principalmente, quando um relacionamento põe em risco nossa integridade emocional.

Tempos atrás eu conheci uma coacheada que convivia com um manipulador. Após varias sessões de coaching ficou claro para ela que, aquele relacionamento de mais de 10 anos estava exaurindo suas forças e que ela já não se reconhecia mais. Havia perdido boa parte de sua autoestima e alegria de viver. Porém, ela insistia naquela situação pois era dependente financeira do marido.

Então uma coisa é detectar o problema. Outra é dar passos para a sua solução. E, é claro, a decisão só cabe à pessoa envolvida.

Porém fica muito evidente, como relacionamentos tóxicos são prejudiciais emocionalmente, e como eles aumentam sobremaneira a nossa carga de emoções negativas.

Recupere seu ex clique aqui

Quer ajuda?

E então, vai ficar sentada aí no sofá…esperando o que?

Eu sei que tem muitas dúvidas…

De repente, já leu muitos livros e ouviu muitas palestras sobre como resolver seu problema…

Ihh!  Até já tentou até aqueles conselhos do melhor amigo(a)…Certo?!

Então vai aqui a minha super dica! Dica que levou centenas de pessoas a Reconquistarem seus parceiros, centenas de pessoas que hoje, tem além de um companheirismo agradável, um relacionamento SAUDÁVEL!

Nós oferecemos através do Coaching Personalizado a ajuda para identificar tais problemas. Também dicas para amenizar os efeitos desses problemas.

Uma delas, é manter-se ocupado(a), física e mentalmente. Pratique um esporte que te agrada. Gosta de Tênis, por que não? Natação, além de relaxante é extremamente útil para ajudar na oxigenação do sangue. Enfim, mexa-se!!

Pacote da Reconquista

Outra dica é, claro acompanhar tudo isso com uma boa leitura. Mente ocupada não dá lugar a ideias extremistas.

E a dança? Excelente para ajudar a melhorar a autoestima.

Vamos lá, então, Cuide-se e seja feliz! Se inscreva também no nosso canal do YouTube, pois diariamente postamos dicas sobre reconquista e desenvolvimento pessoal! Te espero lá!

Um abraço, Dyuly Cardoso

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos