Escolha uma Página

Aprender a dizer não é imprescindível para que você tenha êxito em sua reconquista.

No entanto, para muitas pessoas, dizer não é quase impossível…

“Não consigo dizer não para a pessoa que eu amo”. Você já ouviu essa frase? Eu a ouço constantemente.

Por este motivo, então, gravei um vídeo e escrevi esse artigo, nos quais falo um pouco sobre o porquê de algumas pessoas terem tanta dificuldade em dizer não e como isso é perigoso, bem como dou dicas de como vencer essa barreira.

Vamos lá?

Por que pode ser tão difícil aprender a dizer não?

Algumas pessoas têm a ideia equivocada de que que para demonstrarem que amam e para que sejam amadas, é preciso estar sempre disponível e dizendo sim para tudo.

Talvez pela influência cultural, familiar ou religiosa, essas pessoas aprenderam uma maneira perigosa e nada prática de se relacionarem com outras pessoas, tanto em relacionamentos amorosos, quanto em relações familiares, de amizade ou de trabalho.

Contudo, essa maneira de se comportar e reagir pode levar a pessoa a ter um conceito errado e inconscientemente “boicotar” a si mesma nas relações interpessoais, haja vista que devido ao fato de sempre dizer sim e sempre estar disponível, ela passa a esperar que as outras pessoas ajam com reciprocidade.

Uma pessoa que só diz sim tem uma percepção errada do que significa ser “agradável”, “ser aceito”, o que pode fazer dela alguém facilmente manipulada, motivo pelo qual precisa de muita ajuda para se reinventar e para aprender a dizer não.

Essa ajuda, quase invariavelmente passa por um especialista, porque geralmente tal vítima não tem condições nem forças para reagir de uma maneira mais firme e produtiva. E precisará reaprender certos princípios básicos de convivência, bem como recriar seus mecanismos de autodefesa, até então inoperantes.

Os perigos não saber dizer não

Como eu disse acima, quem só diz sim está em perigo e precisa – urgentemente – aprender a dizer não.

Apesar de existirem inúmeros perigos, vou citar apenas os mais básicos e evidentes:

Primeiro, vive relacionamentos baseados não na empatia e sim na subserviência.

Segundo, vive em eterno conflito e exaustão pois, jamais poderá agradar ou estar sempre disponível.

Terceiro, perde sua autoestima por ignorar sua própria felicidade e necessidades, a fim de atender a de terceiros. E ainda corre o risco de se frustrar por não conseguir satisfazer nem a si nem ao outro.

E, por fim, perde o respeito e a capacidade de ter voz. Perde a possibilidade de se reinventar e descobrir sua melhor versão.

Diante do exposto, é fácil perceber que se você não aprender a dizer não, vai ser muito difícil que qualquer um de seus relacionamentos deem certo.

Como aprender a dizer não?

Em nosso trabalho de coaching, minha equipe e eu damos acompanhamento personalizado de acordo com a necessidade e limites de cada um. Mas, de maneira geral, posso dar algumas dicas úteis. Vamos lá!!

Falar NÃO é especialmente difícil na primeira vez.

No entanto, à medida em que você entende a necessidade de não só aprender a dizer não, mas como a efetivamente dizer, você passa a ter mais facilidade de dizer não nas próximas vezes.

Ou seja, quanto mais você diz não, mais fácil fica. Além disso, você começa a entender que NÃO faz parte da vida. Também passa a reconhecer o perigo do SIM exagerado, doentio.

A princípio, pode ser assustador dizer não, mesmo que seja para algo que você sabe que não vai te fazer bem. Por isso é imprescindível trabalhar este medo, até porque quando se quer alcançar objetivos maiores, em qualquer setor da vida, você deve estar preparado para dizer tantos “NÃOS” quantos forem necessários.

E quando você exerce o dizer não, estabelece limites do que vai e do que não vai permitir que lhe inflijam.

Um caso real

Para ilustrar melhor tudo isso que falei, vou te contar o caso de uma certa coachiada minha, a qual tinha tanta dificuldade de dizer NÃO, que permitia situações embaraçosas, constrangedoras, uma vez que, como ela mesma dizia, ela “lambia o chão em que ele pisava”.

Certa vez, durante o processo de possível reconquista, ele a convidou para viajarem juntos, com a seguinte condição: “Não quero que você crie expectativas, nem que tenhamos intimidades”.

Bem, não preciso falar que todo o processo de coaching personalizado foi canalizado para ajudá-la e se amar mais, melhorar sua autoestima e abandonar essas amarras  de servidão que não lhe permitiam ver o relacionamento tóxico em que estava… ou seja, para que ela aprendesse a ser um desafio para o parceiro, não um “capacho”.

Em resumo, ela teve que aprender a dizer não, a fim de ter um melhor desenvolvimento pessoal, bem como para que a reconquista fosse possível.

Assim sendo, tanto nas relações amorosas, quanto na vida em geral, vale a regra: aprenda a dizer NÃO. O real valor que nos damos, vai influenciar pessoas ao nosso redor a fazer o mesmo. Saber fazer falta vai fazer o outro dar mais valor a cada momento em comum.

Se esse é um problema que está enfrentando, não pense que é a única pessoa no mundo nesse “barco”. Nem pense que todos conseguem vencê-lo sem ajuda perita. Saiba que ele é muito mais comum que se imagina. Eu convivo todos os dias com pessoas que precisam se reinventar para conseguir superar essa limitação, quer para aprimorar seu desenvolvimento pessoal, quer visando uma reconquista.

Pacote da Reconquista

Conte conosco

Toda informação especializada nesse campo é importante para sua estratégia de reconquista ou de desenvolvimento pessoal. Porém, nem sempre é possível atingir esses objetivos sozinho(a). Às vezes, durante o percurso a pessoa pode se perder ou questionar se está mesmo adotando a melhor estratégia. Um acompanhamento perito pode ajudar a traçar os melhores rumos ou redirecionar os esforços, sempre que necessário, em busca dos melhores resultados.

Concluindo, quero lembrar que SEMPRE que precisar de ajuda, pode contar conosco. Eu e minha equipe estaremos sempre à disposição para te ajudar em seu desenvolvimento pessoal ou em sua reconquista. Fornecemos diariamente informações GRATUITAS muito úteis em nosso Canal no Youtube através de vídeos, bem como em nosso site RECONQUISTE O AMOR, através de artigos práticos e direcionados para inúmeras situações ligadas ao tema.

Porém, se precisar de ajuda personalizada, pode contar com nosso coaching personalizado. Você terá acompanhamento individualizado, com total discrição e todo o profissionalismo de nossa equipe. Já estamos há mais de 10 anos ajudando pessoas em seu desenvolvimento pessoal e reconquista.

Gosto de lembrar sempre a nossos seguidores: “você não precisa travar essa batalha sozinho(a)”. Os desafios podem ser enormes, mas juntos podemos alcançar os objetivos desejados. Com nossa ajuda, você poderá ser bem sucedido em sua reconquista ou melhorar sua autoestima e seu desenvolvimento pessoal, descobrindo que pode, SIM, PODE, produzir a sua melhor versão!

Obrigada e um forte abraço!

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos