Você tem a impressão que você está lutando sozinho pelo seu relacionamento?
“Eu já fiz de tudo que podia!
Já cobrei, já pressionei, ameacei… e nada, ele faz muito pouco para o bem de nosso relacionamento!
Já estou cansada(o)…
Estou pra jogar a toalha!”
Eu já ouvi várias vezes essas frases.
E, elas apontam para uma realidade muito difícil e comum em muitos relacionamentos: O esforço solitário para fazer dar certo!
Apenas um(a) luta de fato, e muitas vezes de maneira errada. Acaba se desgastando tanto que não tem mais forças para seguir em frente.
Por vários motivos, às vezes, a parceria que deveria existir num relacionamento a dois não acontece na prática. Muitos cônjuges, namorados, “namoridos”, ficantes …etc… “esquecem” que estão num relacionamento que depende da atitude de DUAS pessoas para fazer dar certo a cada dia. Em geral, o que se percebe é um trabalho árduo de um dos membros para fazer a dupla falar “a mesma língua”.
Se em qualquer parceria na vida cotidiana, a participação intensiva dois dois é fundamental, num casamento então… é decisiva. Os motivos, bem, são vários. E em outro artigo vou falar especificamente sobre eles.
Mas, o foco deste artigo não é apontar os motivos que levam um dos cônjuges a não dar a sua contribuição para o sucesso da dupla. O nosso foco será como ajudar o membro ativo a tomar as melhores decisões e ainda crescer interiormente, como pessoa.
Você está lutando sozinho pelo seu relacionamento? – MUDE O FOCO
Geralmente, a melhor coisa a fazer é mudar o foco.
A maioria dos casais foca na mudança do parceiro. A análise dos “erros do outro” é a parte que fica evidente. E, então, todo esforço é nessa direção, mudar o outro.
Em vez de tentar mudar o parceiro, o que, honestamente, é impossível, mudar a nós mesmos é a melhor tática.
No início deste artigo eu citei as palavras de uma cliente, chamada, Cínthia. Após mais de 2 anos tentando mudar certas atitudes de seu marido que ela julgava extremamente difíceis de aceitar, ela, por fim, já aceitava o fato de que não dava mais, e era melhor “jogar a toalha”, como dizia.
Então, começamos um trabalho de coaching personalizado, e após algum tempo eu pude mostrar a ela outro ponto de vista. Mais produtivo e eficiente.
É o que chamo de “SEJA SUA MELHOR VERSÃO”.
Na verdade, em vez de tentar mudar o outro, podemos mudar ou melhorar a nós mesmos, gradualmente, até chegarmos à nossa melhor versão.
Eu lembrei à Cínthia que: “se continuasse a tomar as mesmas atitudes, continuaria a colher os mesmos resultados”. Uma mudança de foco, portanto, era fundamental.
Propus então, um exercício prático: O exercício das 2 LISTAS.
Uma com os seus pontos FRACOS e a outra com os seus pontos FORTES.
Ao elaborar as listas ela chamou atenção para os seguintes pontos FRACOS: ciúme exagerado, extremamente possessiva, dona da verdade, dificuldade em compartilhar sentimentos.
E também, destacou os seguintes pontos FORTES: Boa mãe, trabalhadora, bem-humorada e carinhosa.
Sugeri então, começarmos a trabalhar os pontos fracos, para diminuí-los e, se possível, eliminá-los. Bem como, focar nos pontos fortes para torná-los mais visíveis, predominantes.
E esse é um dos segredos
Muitas pessoas aprenderam desde cedo a darem destaque a seus pontos fracos. Eles acabam tão evidentes que sufocam tudo de bom que a pessoa também tem a oferecer. Para melhorarmos qualquer relacionamento, é importante darmos destaque ao que temos de melhor. Isso é bom inclusive para nós mesmos no trabalho ou nossa autoestima, inclusive.
De tanto desenvolvermos nossa “melhor versão”, ela vai se tornando cada vez mais evidente, e, por fim, passa a ser o ponto focal de nossa personalidade. Passamos a ser reconhecidos por esses pontos fortes, positivos. O mesmo se dá num relacionamento a dois. O parceiro, tende a se influenciar por nossas atitudes positivas e até chega a melhorar nas suas atitudes naturalmente. Sem cobranças.
Uma “melhor versão contagiante”, é o que passamos a desenvolver. E essa nova maneira de agir, com novas atitudes, foco no positivo, no coletivo e pondo de lado sentimentos menores, negativos – sim, essa nova maneira de agir, vai contribuir decisivamente para um relacionamento mais saudável e estável. O que será bom tanto para o casamento quanto para nós mesmos, como pessoa.
A neurociência mostra decisivamente que nós podemos influenciar pessoas ao nosso redor por nossas atitudes. Positivas e Negativas. Quando nossas atitudes positivas são frequentes e “saltam aos olhos” as pessoas que nos rodeiam tendem a nos imitar. Sentem-se bem em estar ao nosso lado. E passamos a ser um modelo, especialmente para aqueles que nos amam. Não precisamos ficar “pregando” o certo e o errado, nem insistindo verbalmente com quem convive conosco.
As adequações são quase que naturais. Espontâneas. E, pode acreditar, até o mais ogro dos maridos percebe. (ou esposas, viu!!?)
Você está lutando sozinho pelo seu relacionamento? – NÃO EXISTE MÁGICA
Eu sempre reafirmo que não existe mágica para bons relacionamentos. Existe, técnica, boa vontade e dedicação. E, num relacionamento a dois, existe também o foco em objetivos comuns e foco na felicidade do casal. Quando os dois estão predispostos a aplicar essas técnicas, nós vemos casais com muitos anos de vida a dois e ainda com brilho nos olhos e foco num futuro comum.
Quando apenas um trabalha com esse objetivo, bem, pode acontecer de o outro mudar com o tempo (se o seu foco for também o mesmo). Ou pode acontecer de um dos dois melhorar tanto como pessoa que consegue administrar as “imperfeições” do outro com mais leveza. Enfim, a aplicação desses conselhos sempre traz bons resultados, quer ao casal, quer a quem aplica.
Portanto, assim como pude ajudar a cliente acima citada, você também pode contar comigo para um acompanhamento discreto e personalizado.
Ninguém nasce sabendo tudo. Nem precisa lidar com todos os desafios da vida a dois sozinho.
Finalizando, não lute sozinha(o) por seu relacionamento. Lute da maneira certa. Seja sua melhor versão!
E as dificuldades da vida a dois, não serão tão desafiadoras assim!
Conte comigo através do Coaching Personalizado, inscreva-se também no nosso canal do YouTube para receber dicas diárias! Até a próxima!
Um forte abraço,