Se tem uma coisa que você não deve fazer é cobranças durante a reconquista.

Não tem nada mais chato do que alguém que fica constantemente te cobrando qualquer coisa, não é verdade? E se cobranças já são chatas quando feitas por uma pessoa qualquer, é mais chato quando é o seu parceiro quem as faz. Mas é pior ainda quando é um ex que fica te enchendo o saco, te cobrando um monte de coisas – sem ter nenhum direito de fazer isso.

Dito isto, eu preciso que você entenda que se o seu objetivo é reconquistar o seu ex, você tem que parar imediatamente de fazer qualquer tipo de cobranças a ele.

Mas para evitar esse tipo de comportamento, primeiro, você deve saber no que ele consiste: você está fazendo cobranças toda vez em que você precisa pedir para que a pessoa faça alguma coisa que ela não faz de maneira espontânea, natural.

É aqui que eu quero te dizer algo importante: se não é espontâneo nem natural, é porque aquela atitude que você cobra da pessoa não faz parte do comportamento, da personalidade dela. Assim, tudo o que ela fizer só porque você cobrou, ela fará forçada.

E se é forçado e não é natural, logo, não é verdadeiro. Ao fazer cobranças, você está forçando essa pessoa que você diz amar a ser alguém que ela não é.

Você quer estar em um relacionamento com uma pessoa que quer te transformar em alguém que você não é? Você quer voltar para um relacionamento com alguém assim? Tenho certeza que não.

Ao se colocar no lugar do seu ex, você vai entender com facilidade o porquê de ele não querer te dar uma nova chance se você faz cobranças durante a reconquista.

Não faça cobranças durante a reconquista

O curioso acerca das cobranças é que elas te induzem ao erro e te fazem pensar que não há nada de errado em fazê-las, que quem está errado é o outro quando não as atende.

Mas por que isso acontece? Porque a depender do estado emocional em que o outro se encontra, você pode ter uma resposta (aparentemente) positiva ou uma negativa.

Se você exige um comportamento não natural quando o outro está de boa vontade e quer fazer dar certo com você, ele faz sem nem reclamar. Contudo, mais cedo ou mais tarde ele vai voltar a agir naturalmente. Ou seja, vai deixar de fazer aquilo que você quer para fazer o que é inerente a ele.

Por outro lado, se naquele momento o estado emocional dele não estava tão passivo assim, a sua cobrança vai ser “lenha na fogueira” das discussões entre vocês. Isso pode gerar uma briga grave ou até o término da relação.

As cobranças, portanto, colocam uma pressão muito grande em quem as recebe, pois, muitas vezes, se vê coagido a ser quem não é para fazer o “cobrador” feliz.

Agora imagine toda essa pressão no contexto da reconquista, quando você consegue retomar o contanto com o seu ex. Se só porque vocês estão conversando, você já se acha no direito de fazer cobranças, por que o seu ex vai querer voltar para você? Quais são as chances de ele deixar de aproveitar a vida dele de solteiro para estar ao lado de alguém que diz que o ama, mas não o aceita como ele é?

Sabe o que ele vai pensar? “Se já estou sendo cobrado enquanto ainda estou solteiro, imagina só o sofrimento que vou passar se eu resolver reatar o relacionamento. Neste caso, é melhor ficar solteiro.”

Não cobre fidelidade se vocês estão separados

Quando você ama uma pessoa, só de imaginar ela nos braços de outra, dá uma dor no coração, não é mesmo? No entanto, por mais doloroso que seja, você não pode exigir que o seu ex permaneça fiel a você se vocês não estão mais juntos.

Tem gente que me diz “ah, mas se meu ex ficar com alguém enquanto estamos separados, não vou mais querer reconquistá-lo”. Ok, sem problema algum, é uma escolha sua.

É fundamental que você entenda que uma vez terminado o relacionamento, tanto você quanto o seu ex tem liberdade para fazer o que quiser, com quem quiser. E não é nem um pouco razoável exigir que o seu ex não fique com alguém, se ele está solteiro.

Portanto, se vocês não estão mais juntos, não cobre do seu ex fidelidade, não exija que ele te dê satisfação ou atenção. Entenda que a relação acabou e que essa pessoa não te deve nada. Quanto mais você cobrar dela algo que você não tem direito, mais difícil vai ser reconquistá-la.

Tenha bastante cuidado durante a retomada de contato, na fase em que se deve construir a cumplicidade e o diálogo. Não é porque a pessoa te deu abertura para conversar que vocês já estão juntos. Então, respeite a intimidade e a liberdade do outro, e se coloque em seu lugar, pois se você já começar a fazer cobranças, seu ex vai preferir se afastar de você.

Fazer cobranças durante a reconquista só vai te atrapalhar e fazê-las durante o relacionamento só vai causar atrito desnecessário entre você e o seu parceiro. Se tem algo que está te incomodando, você não vai conseguir resolver com cobranças, mas com a comunicação saudável e racional.

Pacote da Reconquista

Conte conosco

Se você quer reconquistar o seu ex, saiba que eu e minha equipe estamos ao seu dispor.

Através de nossos métodos bastante eficazes, já ajudamos milhares de pessoas, nos mais diversos países espalhados pelo mundo, a se reconstruírem e a reconquistarem a pessoa amada, conforme você pode perceber ao ler os comentários e agradecimentos deixados por elas em nossas publicações.

Inscreva-se em nosso canal o YouTube! Junte se as mais de 239 mil pessoas que têm acesso aos vídeos postados diariamente, cujos conteúdos consistem em dicas de desenvolvimento pessoal, reconquista e cuidados com o relacionamento.

E se você precisar de atendimento individual, temos o Coaching Personalizado, no qual alguém de minha equipe estará com você em cada passo, de cada etapa do processo de reconquista.

Me despeço com um beijo e te convido ao próximo post! Até mais.