BLOG

Dependência Emocional: O que é e como superar

No artigo de hoje quero falar mais a fundo sobre dependência emocional, é um assunto que abordamos em todas as nossas formações desde o RAP – Reconquistando o Amor Próprio até o Método Felizes Para Sempre, recém-lançado. É uma das principais causas de término, na verdade, muitos dos que nos buscam para reconquistar o ex, são dependentes emocionais.

Mas o que é dependência emocional? É uma dependência afetiva que ocorre em relacionamentos interpessoais. São pessoas com dificuldades de viver bem sem essa figura de dependência ao seu lado. Depositando no outro a expectativa de preencher o vazio.

A dependência emocional pode ocorrer em todos os relacionamentos, mas vamos focar no amoroso. Um dependente emocional é inseguro, com baixa autoconfiança e autoestima. Esses sinais principais se manifestam como:

  •  Dificuldade de dizer não e discordar, por medo de rejeição;
  •  Hábito de fazer tudo pelos outros, com o objetivo de sempre manter a pessoa por perto e fortalecer a dependência;
  •  Ciúme exagerado e exigência de atenção;
  •  Falta de interesse por outras amizades ou relacionamentos;
  •  Incapacidade de planos pessoais que não envolvem a outra pessoa;
  •  Insegurança e hábito de ser possessivo e controlador

Nos casos mais graves, um dependente afetivo pode sentir sintomas de abstinência (apatia, delírios, irritabilidade, agressividade, crises de ansiedade e idealizações suicidas e etc). Isso porque os relacionamentos geram no cérebro, o mesmo mecanismo de recompensa causado pelo uso de drogas.  Ou seja a dependência afetiva tem os mesmos sintomas da dependência química.

Causas da dependência emocional

Porém, qual é a causa dessa dependência? Bom, a base das nossas emoções são criadas durante a infância. Se uma criança foi criada com afeto e cuidado exagerado sem sofrer correções, ela se torna um adulto dependente de tratamentos especiais, ou seja, mimado.

Mas se uma criança foi criada sem carinho e amparo com excesso de punições por parte dos pais, ela vai ser um adulto dependente da aprovação dos outros para tudo. Portanto, o excesso ou falta de afeto na infância, cria dependentes emocionais adultos. E por mais que não seja possível voltar ao passado para corrigir isso, ainda é possível tratar e sair da dependência emocional.

Consequências da dependência emocional

Dessa forma, a dependência emocional leva o dependente ao adoecimento mas para o alvo dessa dependência, as consequências também podem ser graves. Porque o relacionamento se torna tóxico, pois o dependente afetivo tira o espaço, a privacidade para controlar seu parceiro. Em certos casos, o dependente emocional pode afastar o alvo dessa dependência de familiares e amigos, por medo de perder essa pessoa.

Na maioria das vezes, começa com um proibindo o outro de sair sozinho, ou invadindo o celular e as redes sociais do parceiro por medo, até evoluir para situações mais graves como stalking e outras coisas que até Deus duvida. Porque a dependência emocional distorce situações simples e inofensivas, para parecer que essa pessoa está te abandonando ou te traindo. Da mesma forma, a dependência emocional se disfarça de amor, para te fazer pensar que é feliz.

Quando a pessoa alvo dessa dependência se cansa de ter sido sugada para suprir o outro, o relacionamento acaba e ambos saem feridos dessa situação. Nesses casos, a busca incessante pela felicidade com outra pessoa foi justamente o que acabou com a relação, tornando ambos infelizes.

Como acabar com a dependência emocional?

O melhor caminho é a terapia, assim será possível descobrir a causa dessa dependência e traçar estratégias para a autonomia emocional.  Assim, ela pode ser feliz com a própria companhia, até evoluir o suficiente para viver um novo relacionamento saudável.  Vale a pena lembrar que esse processo leva tempo e não é um mar de rosas. É necessário reavaliar vários comportamentos e situações onde você sofreu e fez o mesmo com outra pessoa.

Então, antes de tentar partir para outro relacionamento ou reconquistar e tendo em mente tudo o que leu aqui, você realmente ama essa pessoa ou é dependente emocional dela? Ou esse pessoa que você quer reconquistar é dependente de você?

As respostas para essas perguntas você mesmo tem que achar, e sem elas nem sua reconquista e nem seu relacionamento vão dar certo. E se você quer minha ajuda para se curar da dependência emocional e reconquistar, eu estou disponível com sessões de terapia e coachin, basta clicar neste LINK e reservar seu pacote de sessões comigo. Não deixe a dependência emocional impedir sua felicidade!

Mas existem coisas que você já pode fazer para sair da dependência emocional. Por exemplo, se incentive a fazer atividades sozinho, descubra o que você goste de fazer sem precisar de ninguém, ache e desenvolva suas qualidades e busque se tornar sua melhor versão. Dessa forma, você aumenta a sua autoestima e confiança, para se sentir melhor  consigo mesmo fora de um relacionamento.

Conte com a gente

Além disso, eu e minha equipe estamos à disposição para ensinar tudo o que é necessário para recuperar o amor de quem você ama. E fazer com que o relacionamento de vocês seja cheio de amor, felicidade e confiança.

Com nossos métodos e ferramentas altamente eficazes, já ajudamos milhares de pessoas em todo o mundo em seus processos de desenvolvimento pessoal e reconquista.

Para assistir aos nossos vídeos diários, repletos de dicas valiosas sobre desenvolvimento pessoal e reconquista, inscreva-se em nosso canal do YouTube e junte-se aos nossos mais de 300 mil inscritos.

Mas se você precisa conversar e quer contar a sua história, estamos à disposição para te ajudar a alavancar o seu crescimento pessoal e te ajudar a retomar as rédeas da sua vida amorosa. Conte conosco através do Coaching Personalizado. Vai ser um prazer fazer parte da sua reconquista!

Método Felizes Para Sempre

Quando conhecemos alguém e nos apaixonamos por essa pessoa, imaginamos as inúmeras possibilidades de construir um futuro ao lado dessa pessoa….

O problema é que nem sempre estamos prontos emocionalmente para construir o nosso “Felizes para Sempre” simplesmente porque não vivemos o agora de maneira plena e com clareza!

Após um término ou briga, as lágrimas e desespero se instala… Mas o método que desenvolvi ao longo dos meus 10 anos de carreira, busca recuperar a confiança das pessoas e principalmente salvar o AMOR!

Com muita felicidade e orgulho, apresento pra você o MÉTODO Felizes para Sempre! Não é receita mágica! São anos de atendimentos que trago em forma de Mentoria e Curso, para impactar ainda mais pessoas no mundo todo!

Abraços! Nos vemos no próximo artigo.

Angélica Dias

Terapeuta e Coach Especialista em Reconquista Amorosa e Desenvolvimento Pessoal

Compartilhe nosso conteudo nas suas redes sociais

Compartilhe com facebook
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com skype
Compartilhe com telegram
Compartilhe com whatsapp