EX errou mas me sinto culpado, o que fazer?

Na imagem: um casal conversando, a mulher está de cabeça baixa com vergonha. O ex errou mas eu me sinto culpado, o que fazer?

No artigo de hoje vamos abordar essa situação delicada, quando ex errou mas você se sente culpado por isso. De onde vem essa culpa? O que pode ser feito para superar esse sentimento? Será que vale a pena reconquistar alguém que não te valorizou ou que te traiu?

Antes de qualquer coisa, é necessário que você entenda que VOCÊ NÃO ERROU SOZINHO. É muito comum que em caso de traição, a parte que traiu culpe o traído por não ter dado carinho ou atenção suficiente. Mas analisando essa situação, se essa pessoa achou que não estava recebendo o afeto que merecia no relacionamento, ela tinha a opção de terminar antes de trair.

Ex errou: O que poderia ter sido feito

Ao invés de ficar te esperando dar o primeiro passo, essa pessoa poderia ter tomado atitude, ela poderia ter tomado o primeiro passo também. Se ela queria uma surpresa, ela poderia ter feito uma pra você, ou se ela queria carinho, então poderia ter sido mais carinhoso com você.

“Mas, de fato Lays, a pessoa fez tudo isso e eu não dei valor”. Ok, mas você ainda vivemos em um mundo onde todo e qualquer tipo de relacionamento, seja de amizade ou amoroso, é feito por mais de uma pessoa. Então, você tem a sua parcela de culpa, ao invés de culpar o outro por suas ações. Porém você precisa se perdoar, pois da mesma forma que você teve sua parte, o outro também teve culpa pelo erro e pelo fim do relacionamento.

O que fazer para reverter essa situação?

Primeiramente, aquele processo que falamos sempre aqui no Reconquiste o Amor. Identificar o erro, corrigir, e após fazer isso, analise se você quer reconquistar essa pessoa porque a ama, ou porque seu ego está ferido. Você vivia um relacionamento feliz? Pense nisso, seja realista com você mesmo. Você pode reconquistar? Sim, mas você acha que essa pessoa é a ideal para você?

Porém antes de pensar sobre isso, você precisa recuar e parar de se culpar tanto por todos os erros do relacionamento. Antes de avaliar isso, você precisa reconhecer somente o que foi os seus erros e mudá-los. Com isso feito, ai você poderá analisar os erros do outro e decidir se vale a pena ou não.

Ex errou, mas relacionamentos são feitos com duas pessoas

Porque para corrigir seus erros, você precisa entender a raiz deles. Se você agia de tal maneira porque aprendeu a repetir tal comportamento, se você não sabia se expressar, ou porque sua linguagem de amor é diferente da que seu ex cobrava. Por exemplo: sua linguagem de amor são atos de serviços, como ajudar na organização da casa mas seu ex queria que fosse tempo de qualidade, que vocês passassem mais tempo juntos.

Nesse caso, não adianta se cobrar por algo que não era sua responsabilidade, se a pessoa não expressar isso diretamente para você, então não tinha como saber. Mas você identificar sua linguagem do amor, não significa que a pessoa tem que aceitar assim e pronto. Amor também é doação, você doar e receber de voltar, abre mão de algo uma vez e depois o outro faz o mesmo por você.

Isso não significa que você deve ser totalmente permissivo e fazer tudo o que o outro quer. Porque esse tipo de comportamento também pode ter sido um motivo para a pessoa ter feito você de trouxa e terminado o relacionamento.

Por fim, pegue leve consigo mesmo, corrija sua parcela de culpa e busque melhorar. Se após isso você acha que vale a pena reconquistar essa pessoa, então ensine a ela o jeito correto de te tratar. Se valorize, imponha os seus limites, mas não seja cruel. Ou se não acha que vale a pena, busque sua melhor versão e siga em frente, deixe o passado no passado.

Conte com a gente

A nossa formação RAP – Reconquiste o Amor-próprio busca ajudar quem tem baixa autoestima, dependência afetiva, traumas no relacionamento para reconquistar, ou para quem quer seguir em frente e se tornar sua melhor versão. Nossos módulos incluem técnicas para quebrar crenças limitantes, para que você possa enxergar o seu verdadeiro potencial, e ser feliz estando solteiro ou no relacionamento.

Costumo dizer que o RAP é uma etapa obrigatória para quem quer reconquistar, pois sem autoconfiança e autoestima, sua reconquista não vai acontecer. Antes de começar a reconquista de outra pessoa, você deve se reconquistar primeiro, somente a sua melhor versão é capaz de despertar o melhor no outro. Com nossos métodos e ferramentas altamente eficazes, já ajudamos milhares de pessoas em todo o mundo em seus processos de desenvolvimento pessoal e reconquista.

Além disso, para assistir aos nossos vídeos diários, repletos de dicas valiosas sobre desenvolvimento pessoal e reconquista, inscreva-se em nosso canal do YouTube e junte-se aos nossos mais de 300 mil inscritos. Portanto, se você precisa conversar e quer contar a sua história, estamos à disposição para ouvir e te ajudar na sua vida amorosa. Conte conosco através do Coaching Personalizado. Vai ser um prazer fazer parte da sua reconquista!

Lays Vital

Coach Especialista em Reconquista Amorosa e Desenvolvimento Pessoal

Seja VIP

Junte-se a mais de 418.219 pessoas.

Mais conteúdo

Na imagem: Mulher branca de cabelo curto e loiro e blusa branca usando correntes se encara no espelho. Técnica do Espelho.
Artigos

Técnica do Espelho: Como e quando usar?

Se você nos segue há algum tempo você já ouviu falar dessa técnica, essa técnica é baseado em exercício de neurociência. Serve para entender o

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém

Compartilhe com facebook
Compartilhe com whatsapp
Compartilhe com telegram
Compartilhe com pinterest