Ex só fala do passado, como lidar?

Ex só fala do passado, o que fazer? Na imagem, um casal conversa.

O que fazer quando o ex só fala do passado?

Não é a primeira vez que eu falo sobre este assunto por aqui. No entanto, como é uma dúvida muito frequente entre meus clientes do Coaching Personalizado e do pessoal que deixa comentários nos vídeos e artigos, resolvi falar sobre isso novamente.

É muito frustrante quando toda vez em que você está conversando com o seu ex, ele dá um jeitinho de falar sobre o passado, querendo lavar a roupa suja entre vocês e, de quebra, enfiar o dedo na sua ferida, não é mesmo?

Quando a pessoa está magoada, é normal que ela fique te provocando. Isso ocorre porque ela quer que você também se sinta mal. É por este motivo que o seu ex pode estar sendo tão insistente em falar sobre o passado.

Só que insistir em falar sobre o passado não vai mudar o que aconteceu. Além disso, vai impedir que vocês avancem para o futuro. Então como lidar com um ex que só quer falar sobre o passado? Vou te dar algumas dicas para que você consiga reverter essa situação em seu favor.

Por que o seu ex só fala do passado?

Quando o seu ex fala com frequência sobre o passado é porque ele está te testando. Para saber se você realmente mudou ou se você ainda continua a mesma pessoa que ele deixou no fim do relacionamento. Além disso, significa que ele tem observado a sua vida. 

Primeiro, você passou todo o período de Contato Zero sem falar com ele e aproveitou este momento para fazer coisas novas, cuidar da sua saúde física e mental, conhecer outras pessoas, fazer academia, sair com os amigos… enfim, fez de tudo para evoluir e para se fazer feliz.

Então, quando você pode retoma o contato com seu ex, ele começou a jogar algumas indiretas mencionando o passado: “Vi que você está fazendo academia. Quando estávamos juntos, você não saía do sofá. Vi que você tem saído com seus amigos, mas quando estávamos juntos você só queria ficar em casa”.

Isso porque ele percebeu que você mudou, que você cresceu e evoluiu, e ele não vai ficar satisfeito com isso, porque a suas novas atitudes meio que invalidam a decisão que ele tomou ao terminar o relacionamento de vocês.

Assim, ele vai ficar tentando trazer o passado o tempo todo para as conversas que vocês tiverem. Para tentar provar para si mesmo que você não está mudando, que você está apenas “negando as aparências, disfarçando as evidências” para reconquistá-lo.

Ex só fala do passado? Mude de assunto

Quando o ex só fala do passado, a primeira coisa que você deve fazer para evitar que isso se repita é ter uma conversa franca e direta com ele, dizendo: “Eu acredito que o que aconteceu no passado serviu de aprendizado, mas ficou para trás. Ficar voltando repetidamente a este assunto não vai fazer o nosso futuro ser melhor”.

Você pode dizer, ainda: “Se você ainda não está preparado para virar a página e esquecer o passado, eu posso te dar mais tempo e espaço para recomeçarmos, porque ficar remoendo o passado e enfiando o dedo na ferida, não vai fazê-la cicatrizar mais rápido”.

Se essa conversa não resolver, o próximo passo é mudar de assunto na hora em que ex só fala do passado. Corta o assunto falando sobre algo mais interessante e saia desta teia que só vai te levar a cometer erros.

Não deixe que a conversa entre vocês vá para o negativo, porque, provavelmente, vai acabar em uma briga, o que vai atrasar a sua reconquista. Se o seu ex insistir no assunto e disser que vocês não estão mais juntos por causa dos erros que você cometeu no passado, diga apenas: “É verdade, mas ainda bem que eu aprendi com esses erros e mudei, evolui. Enchi minha vida de coisas boas e de novidades. E você, tem feito o que de novo?”

Acho que em todos os artigos que eu escrevo, sempre falo da importância do desenvolvimento pessoal. É através desse processo que você vai evoluir, se tornar a sua melhor versão – uma que tem maturidade, autoestima, autoconfiança, que se valoriza e tem muitas novidades.

Tendo tudo isso, você se torna alguém mais interessante, capaz de sustentar uma conversa envolvente e descomplicada, que flui e sempre deixa um gostinho de quero mais.

Ex só fala do passado? Não deixe que isso vire uma briga

Seja esperto, aprenda a resolver um conflito sem entrar, efetivamente, em uma briga. Mantenha a calma e não diga nada do tipo “toda vez em que conversamos, você sempre volta nesse assunto. Diz que me perdoa, mas joga meus erros na minha cara em qualquer oportunidade”.

Eu sei que é difícil manter a calma diante dessa situação, mas se você se estressar, seu ex vai dizer que você não mudou, continua aquela mesma pessoa imatura e grossa, que se acha um santo que nunca faz nada de errado.

É aí que a briga entre vocês piora e as chances de sucesso na reconquista diminuem.

Quando você perceber que você está perdendo a paciência e que aquela conversa pode virar uma briga, simplesmente se despeça do seu ex. Diga que vocês irão falar novamente sobre o assunto em um outro momento, porque agora você tem um compromisso inadiável.

Desse modo, você vai evitar um conflito, bem como vai dar tempo para que vocês dois se acalmem e lembrem por que vocês gostam tanto de conversar um com o outro.

Não deixe ex só falar do passado, fale somente o necessário

Se você não conseguir proporcionar ao seu ex bons momentos enquanto vocês conversam, não tiver novidades para contar, não for capaz de sustentar o diálogo com assuntos interessantes, provavelmente, a conversa vai pender para as coisas negativas.

Então, se você não tem nada de relevante para falar, o melhor é ficar calado. Mandar mensagem todos os dias só para marcar presença, ainda mais quando o seu ex só quer falar do passado, vai demonstrar que você está disponível demais, o que vai fazer com que o seu ex perca o interesse em você.

É melhor conversar com menos frequência e ter um diálogo agradável, do que falar com o seu ex todos os dias e essas conversas terminarem em discussões ou mágoas. Os atritos vão apenas fazer com que vocês se afastem e percam a cumplicidade.

E se durante uma conversa que até então estava sendo agradável, seu ex voltar a falar sobre o passado e você preferir discutir o assunto de uma vez, faça-o, mas seja breve. Fale: “Eu entendo que você esteja chateado, sei que não foi fácil para você, assim como não foi fácil para mim. Mas é por isso que estamos aqui hoje, para resolvermos nossos problemas como duas pessoas maduras, a fim de que possamos seguir em frente”.

Depois de dizer isso, faça um elogio a ele, algo do tipo “Eu amo a sua determinação”, “Admiro o quanto você é dedicado em tudo que você faz”. Assim você vai mudar de assunto e, de quebra, vai fazer a pessoa se sentir bem, apreciada.

Conte conosco

Para te auxiliar no seu desenvolvimento pessoal e facilitar a sua reconquista, conte com a minha equipe. Somos altamente qualificados e já ajudamos milhares de pessoas em todo o mundo, conforme você pode ver ao ler os comentários deixados em nossas publicações por nossos seguidores.

Para receber valiosos conselhos diariamente, junte-se aos mais de 300 mil inscritos em nosso canal do YouTube. E se você precisar de atendimento individual, conte com o Coaching Personalizado, no qual estaremos com você em todas as etapas.

Nos vemos no próximo post! Um beijão.

Dyuly Cardoso 

Coach Especialista em Reconquista Amorosa e Desenvolvimento Pessoal

Seja VIP

Junte-se a mais de 418.219 pessoas.

Mais conteúdo

Na imagem: Mulher branca de cabelo curto e loiro e blusa branca usando correntes se encara no espelho. Técnica do Espelho.
Artigos

Técnica do Espelho: Como e quando usar?

Se você nos segue há algum tempo você já ouviu falar dessa técnica, essa técnica é baseado em exercício de neurociência. Serve para entender o

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém

Compartilhe com facebook
Compartilhe com whatsapp
Compartilhe com telegram
Compartilhe com pinterest