Há quem tenha uma dificuldade imensa de se afastar para reconquistar. Este é o seu caso?

Você é daqueles que não consegue fazer o Contato Zero, que quer estar perto, mesmo que se ex se recuse a falar contigo, pergunta sobre ele para amigos em comum e o stalkeia nas redes sociais?

Ou será que você não consegue se afastar porque ainda são casados e dividem uma casa ou trabalham no mesmo lugar? Ou é porque têm filhos ou finanças em comum?

Talvez seja porque você não se sente capaz de viver sem ele ou porque ele é um manipulador que não te deixa se afastar…

Contudo, seja qual for o motivo, o fato é que você precisa se afastar para reconquistar.

Mas o que fazer, então, para conseguir isso? Este é o assunto de hoje.

Porque você precisa se afastar para reconquistar

Se você acompanha nossos artigos e os vídeos do nosso canal, certamente você já ouviu falar sobre o Contato Zero, que é uma das etapas iniciais – e mais importantes – do processo de reconquista.

Mas não custa nada relembrar um pouco do que se trata e qual a importância dele.

O Contato Zero é um período no qual você não vai ter contato algum com o seu ex – inclusive por redes sociais, mesmo que seja só stalkear. O ideal é que esse período seja, no mínimo, superior a dez dias. Mas por quê?

Porque durante esse período em que não haverá contato entre vocês, seu ex vai ter tempo para esfriar a cabeça, refletir sobre tudo o que aconteceu entre vocês e, se você tiver sorte, sentir sua falta.

Ademais, você vai aproveitar esse tempo para mudar em você o que for necessário, amadurecer, evoluir, investir no seu desenvolvimento pessoal e cuidar da sua saúde física e mental, bem como para adquirir autoestima e autoconfiança.

Só depois que você se reconstruir e se tornar a sua melhor versão de si, é que você vai começar a reconstruir a comunicação entre vocês.

Agora você consegue perceber o quanto é importante e necessário se afastar para reconquistar?

Como se afastar quando ainda há algo em comum?

Se você não consegue se afastar porque vocês têm filhos em comum ou ainda dividem a mesma casa, o que você pode fazer é ocupar o seu tempo e falar o mínimo necessário com o seu ex. E mais: fazer o Contato Zero especificamente sobre sentimentos e o relacionamento de vocês.

Ocupe-se com atividades que te façam feliz, que te permitam se divertir e evoluir, seja no aspecto pessoal, cultural ou profissional.

Tenha calma e paciência, não alimente as discussões. Já ouviu aquela frase que diz que é melhor ser feliz do que ter razão? Então… deixe que ele brigue sozinho. Eu sei que é difícil, que dá vontade de brigar também, mas isso não vai te ajudar em nada.

Não fique chorando e implorando para voltar, não fique olhando para ele com aquela cara que o Gato de Botas faz no filme do Shrek ou com cara de abatido, sofrido. Provocar o sentimento de pena não vai fazer com que ele sinta vontade de voltar para você.

Mas sabe o que vai fazê-lo te enxergar com outros olhos? A sua evolução. A partir do momento em que você começar a investir em si, a se cuidar, a se amar e se tornar a sua melhor versão, ele vai ficar curioso para conhecer essa nova pessoa que você se tornou.

E quando ele perceber o quão especial e interessante você é, não vai querer perder a oportunidade de estar ao seu lado.

Se você não consegue afastar para reconquistar, peça ajuda

Às vezes a sua dependência afetiva pela pessoa é tão grande que você não consegue se afastar. Nesse caso, o ideal é procurar ajuda profissional, seja um psiquiatra, psicólogo, terapeuta ou coach.

Mas por quê?

Porque a dependência afetiva causa estragos na sua vida: ela te leva a cometer erros, mina a sua autoestima e a sua autoconfiança, te deixa depressivo, carente e inseguro.

Quando você está nesse estado tão infeliz, além de fazer mal para si, não consegue reconquistar, porque você não é capaz de se ver como a melhor opção para o seu ex. E se você não é capaz, ele também não vai ser.

Como saber se você está em dependência afetiva? A sua vida gira em torno da vida da pessoa que você ama? Você larga tudo que estiver fazendo, mesmo que seja importante, para estar com ela? Necessita da aprovação dela para fazer qualquer coisa? Não consegue ficar longe, mesmo que ela te trate com indiferença, ou até mesmo te trate mal?

Se sim, infelizmente, você está em uma situação de dependência afetiva e, provavelmente, não vai conseguir sair dela sem uma ajuda especializada.

Ademais, é necessário que você foque em crescimento e inteligência emocional, para que além de reconquistar, você tenha um relacionamento saudável, que seja bom para você e para quem está contigo.

Quando é o ex manipulador que não deixa você se afastar

Há situações em que você não consegue se afastar não por dependência afetiva, mas porque o seu ex manipulador não permite.

Como identificar um ex manipulador? Ele não quer nada contigo, mas te quer por perto. Diz que te ama, mas que não está pronto para voltar. Que o relacionamento que vocês tiveram foi muito bom – bonito, até –, mas que não consegue se perdoar.

Mas, ainda assim, pede a sua ajuda sempre que precisa, te mantem a distância de um braço, a fim de que você esteja sempre à disposição dele.

E mais: usa os sentimentos você tem por ele para conseguir o que quer, porque sabe que você não consegue falar não, e aí se aproveita disso para usar e abusar de sua boa vontade. Inclusive para ficar com você de vez em quando ou para te colocar em uma posição de amante, de segunda opção, porque sabe que você não consegue se afastar ou dizer não, por medo de perdê-lo de vez.

Neste caso, meu conselho é que além de procurar ajuda profissional, você se afaste definitivamente dessa pessoa, não tente reconquistá-la.

Não queira estar em um relacionamento com alguém manipulador, que só te usa. Que te trata mal o tempo todo, mas quando precisa de você, te dá migalhas de amor.

Lembre-se que você merece muito mais que isso, que você é digno de um relacionamento saudável com alguém que cuide de você, que te faça feliz, que te dê carinho e atenção.

Tenha cuidado com relacionamentos abusivos, com pessoas abusivas. Isso destrói a sua autoestima, abala a sua autoconfiança e entristece a sua alma. Se você se encontra em uma situação dessas, procure ajuda de seus entes queridos e de profissionais.

Recupere seu ex clique aqui

Conte conosco

Nós do Reconquiste o Amor estamos a sua disposição, tanto para se dar suporte quanto ao seu desenvolvimento pessoal, quanto para te ajudar na reconquista, se essa é a melhor opção para você.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube e junte-se aos mais de 196 mil inscritos, que têm acesso aos conteúdos disponibilizados diariamente, que te ajudam a se tornar a sua melhor versão e reconquistar a pessoa amada.

Não hesite em contratar nosso Coaching Personalizado se você precisa de um atendimento individual. Nele, alguém de nossa equipe ficará ao seu dispor, a fim de te guiar em todas as etapas da reconquista.

Um grande abraço e até o próximo post!