Nos relacionamentos a dois por que aplicar a inteligência emocional pode ajudar nas melhores tomadas de decisão? E, por que os casais que não agem assim têm mais dificuldade em lidar com problemas corriqueiros e graves?

Primeiro, o que é inteligência emocional?

Significado básico: “é a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de saber lidar com eles”.

Ao longo dos séculos os conflitos interpessoais são assunto de extensos estudos e, a esmagadora maioria desses estudos aponta que um dos principais motivos do fracasso consiste da não aplicação da inteligência emocional.

Neste artigo, vou fazer uma tomada básica desse tema, já que é bastante amplo. E vou focar nos relacionamentos de casal, apenas.

Inteligência emocional X agir segundo as emoções

Quando uma pessoa sempre age ou reage segundo suas emoções ela prioriza ou elege como “carro-chefe” a sua satisfação imediata.

Tais pessoas têm grande dificuldade de exercer o autocontrole. Na verdade, muitas, sequer têm a preocupação de aprender e exercitar essa importante ferramenta.

Sendo assim, a que perigos ela fica exposta?

Vou citar três perigos básicos a que ela se expõe:

Conclusão irracional

Uma atitude apenas segundo as emoções vai evidenciar claramente que a “carga emocional” foi muito maior que o problema real. Como costumam dizer certos especialistas: “a pessoa mata um inseto com bala de canhão”.

A explosão de fúria, de choro, etc… vai depois fazê-la sentir-se mal, meio infantil, imatura, como alguém que agiu irracionalmente. E, geralmente, ela vai precisar tentar reparar algum dano provocado, quer a si mesma, quer a outros.

Experiências passadas

Outro perigo de agir segundo as emoções é repetir experiências negativas do passado.

Já se escreveu que “o coração é enganoso”. O “coração” em sentido figurativo tem que ver com a sede de nossas emoções mais íntimas. Assim sendo, ele guarda todo um passivo e ativo de emoções já vividas. Tais experiências arquivadas podem facilmente vir à tona durante uma explosão emocional e, uma pessoa que não treinou seu autocontrole vai, certamente, reagir segundo essas experiências. O pior é que ela nem sequer consegue perceber que uma situação nunca é completamente igual à outra.

No exemplo citado acima, a pessoa tanto pode replicar uma experiência negativa, quanto pode tentar repetir uma positiva. Em ambos os casos ela corre sério risco de ser traída por seu “coração”.

Agir por impulso é falta de inteligência emocional

Num terceiro exemplo, podemos dizer que quem age de acordo com suas emoções sempre está correndo o risco de agir segundo seu estado de espírito momentâneo.

Se está feliz, reproduz essa felicidade em suas decisões por “atacado”, ou seja, o mundo fica “todo azul”.  Se está triste, tudo fica “cinza”, nada é bom.

Nesse pequeno resumo, portanto, fica claro que agir apenas segundo as emoções pode ser extremamente perigoso. Então, como o exercício da inteligência emocional pode produzir melhores resultados?

Agir com inteligência emocional e seus resultados

Um dos benefícios óbvios é a capacidade de tomar decisões sóbrias e baseadas em fatos. E, detalhe, isso vale para todo e qualquer relacionamento interpessoal. Especialmente o conjugal.

Como sabemos, TODO nós vivemos o tempo todo tomando decisões. Umas mais importantes, outras nem tanto, mas, tomando decisões.

Fazendo uma analogia com uma empresa, o empresário está todo o tempo decidindo algo para o bem da empresa e de seus colaboradores visando a longevidade deles. Também está dividindo tarefas segundo as prioridades. Imagine se ele não for hábil em tomar decisões RACIONAIS e PRÁTICAS, porém, com astúcia, sutileza e empatia?

Assim também deve ser num relacionamento a dois. É preciso saber usar de “sabedoria prática” para manter essa “empresa” funcionando bem. E o casal, motivo do sucesso dessa “empresa”, não quer que ela venha a “falir”.

O que acha, uma provável “falência” se dará pelo acúmulo de decisões precipitadas e puramente emocionais ou por decisões equilibradas e racionais?

Eu digo isso porque a experiência mostra que mesmo entre casais equilibrados há separações e fim de relacionamentos, lógico. Nada  no campo das relações humanas é 100% garantido!

Concluindo, se uma pessoa pretende ter um relacionamento longo e equilibrado, será mais fácil alcançar esse objetivo se aprender a aplicar a inteligência emocional em suas decisões.

Quer reconquistar o seu amor?

Conte conosco

Evidentemente, um tema tão rico quanto o exposto acima, não pode ser esgotado em um artigo apenas.

Portanto, convido você a se aprofundar tanto nesse campo do desenvolvimento pessoal quanto no campo da reconquista amorosa, caso seja o seu caso.

O término de um relacionamento gera muita angústia e dúvidas. Nos primeiros dias então, muito pior! A pessoa fica insegura, não sabe exatamente como reagir, o que esperar, que medidas tomar e que ações evitar. Nesse momento uma orientação segura e confiável se mostra inestimável.

Consequentemente, saber onde buscar essa orientação é de fundamental importância para uma ajuda eficiente nessa hora e para que se possa traçar a melhor estratégia de superação e reconquista, aprendendo a exercitar sua inteligência emocional.

Nós, da equipe Reconquiste o Amor, temos todo o preparo, bem como uma larga experiência em lidar com casos assim.

Por conseguinte, quero lembrar que SEMPRE que precisar de ajuda, pode contar conosco. É nossa missão! Eu e minha equipe estaremos sempre à disposição para te ajudar em seu desenvolvimento pessoal ou em sua reconquista.

Fornecemos diariamente informações GRATUITAS muito úteis em nosso Canal no Youtube através de vídeos, bem como em nosso site reconquisteoamor.com, ou através de artigos práticos e direcionados para inúmeras situações ligadas ao tema.

Pacote da Reconquista

Nosso coaching personalizado faz a diferença!

Além de todo o exposto acima, você ainda pode contar com nosso coaching personalizado, tendo acompanhamento individualizado, com total discrição e todo o profissionalismo de nossa equipe. Já estamos há mais de dez anos ajudando milhares de pessoas em seu desenvolvimento pessoal e reconquista ao redor do mundo.

Os desafios podem ser enormes, mas juntos podemos alcançar os objetivos desejados.  Você não precisa encarar esse desafio sozinho(a)! Com nossa ajuda, poderá ser bem-sucedido(a) em sua reconquista ou em melhorar sua autoestima e seu desenvolvimento pessoal, descobrindo que pode se tornar a sua melhor versão!

E já te convido a continuar nos acompanhando quer por vídeos, novos posts ou em nosso site. Ah! E aproveita e comente sobre nossos artigos e vídeos.

Obrigada e um beijo.