Por que relacionamentos amorosos terminam? Eu não acredito! Terminamos? Tudo parecia correr tão bem. Parecia ser tão normal, como qualquer casal… Eu jamais imaginei que isso aconteceria um dia…conosco!

E ainda havia sentimentos… nós ainda nos amávamos!

Por mais difícil que seja, e mais inesperado também, a verdade é que relacionamentos amorosos, quando não cuidados devidamente, acabam.

Mas, a pergunta que não quer calar é POR QUE?

Segundo uma pesquisa da Universidade de Utah/EUA em 2010, dos vários motivos apresentados, 4 foram os mais evidentes e são esclarecedores. Leia este artigo até o final e com certeza vai te ajudar a evitar os mesmos erros. Vou listar um a um e comentar a respeito:

Quer reconquistar o seu amor?

1 – Por que relacionamentos amorosos terminam? DISTANCIAMENTO EMOCIONAL

Esse motivo foi um dos mais citados. O parceiro se “desliga” da relação, se “desconecta”. Quando isso é notório numa relação, o outro parceiro passa a sentir uma profunda insegurança quanto ao futuro daquele relacionamento. O distanciamento emocional, se caracteriza por conversas frias e pragmáticas. Apenas o básico da rotina diária. Conversas sobre o trabalho, as contas, o colégio dos filhos…etc. Geralmente, depois de abordados, um dos cônjuges sai da conversa e se enfia atrás de um computador, ou celular, ou livro, e não se abre para mais nada…

As conversas que envolviam as emoções e compartilhamento de sentimentos já não são mais evidentes. Um dos parceiros sempre evita conversas que envolvam abrir seu coração e expressar seus sentimentos mais íntimos. Esse distanciamento emocional, na realidade, já é um forte indício de que algo não vai bem. E medidas precisam ser tomadas rapidamente  para evitar que isso evolua para algo mais grave.

2 – DESGASTE PELA ROTINA

A rotina. Um dos motivos mais citados causadores de rupturas. Todo relacionamento a dois, com o tempo, tem que enfrentar a rotina. Ela faz parte da nossa vida. É o trabalho, criação de filhos, cuidar das contas da família, problemas de saúde… etc. Essa rotina é comum na vida todos. E ela é desgastante. É como um ácido que corrói aos poucos e “enferruja  as engrenagens” de um bom relacionamento. Por ser inevitável, essa rotina está o tempo todo presente. Na verdade, quer queiramos, quer não, a rotina faz  parte da vida do casal.

Porém, quando ela é a única coisa que move a vida de um casal, essa relação começa a se deteriorar. Pois está perdendo o sentido básico de vida conjugal amorosa. Vida com compartilhamento de sentimentos, alegrias e tesão. Um casal precisa de outros gatilhos que MOVEM sua vida. No início do casamento, os dois sempre buscavam outras atividades para sair dessa rotina. E isso era extremamente importante para a saúde desse relacionamento. Porém, muitos casais com tempo se acomodam, e começam a permitir que o seu relacionamento a dois seja “intoxicado” pela rotina, ou essa rotina passa a ser  a única coisa que move suas vidas.

3 – Por que relacionamentos amorosos terminam? FALTA DE FELICIDADE E OBJETIVOS COMUNS

Esse motivo ficou bem evidente na  pesquisa. Um fator extremamente importante num bom relacionamento é o sentimento de FELICIDADE. Sim, a pessoa precisa acordar a cada dia e estar feliz naquela relação. A felicidade é um sentimento de bem estar, dá uma sensação de que estamos realizados com determinada tarefa em determinada situação. A falta dessa felicidade é um fator motivador para tomadas de atitude, viradas de mesa, por assim dizer.

Também, a cada dia precisa enxergar que os objetivos do casal continuam sintonizados, são comuns e que os buscam apesar de tudo. Porém, casais que se separaram disseram que num dado momento perceberam que não havia esse “tempero” naquele relacionamento. Era muito automático e pragmático. E que já não viam os mesmos objetivos em comum que tinham antes, no início da relação. A falta de objetivos comuns é algo muito sério. Pois ela diz, lá no íntimo que não há futuro com aquela pessoa. Ou que suas rotas na vida são completamente diferentes.

Recupere seu ex clique aqui

4 –   QUEBRA DE CONFIANÇA: MENTIRAS E TRAIÇÕES

Esse ficou sendo o último motivo. E a razão parece óbvia. Depois que um relacionamento passa pelas fases anteriores, a quebra de confiança, mentiras e traições passam a ser comuns. Nesse ponto uma recuperação desse casal torna-se muito difícil. Pois até perderam o sentido básico da ideia de “casal”.

A confiança é fundamental em qualquer relacionamento. E no conjugal, então, mais ainda. Quando um  dos parceiros começa perceber muitas explicações para poucas questões, ou mesmo mentiras lavadas, ou traições prováveis… é porque um grande desgaste já ocorreu em seu relacionamento. Uma grande corrosão pode ter consumido todo o verniz que havia. E nessa fase é que normalmente são tomadas as decisões mais sérias.

Por que relacionamentos amorosos terminam

Por que relacionamentos amorosos terminam? – O motivo mais citado

Dentre todos os motivos alistados acima, a FALTA DE FELICIDADE E OBJETIVOS COMUNS foi o motivo mais citado. Ou citado como mais importante.

E, honestamente, isso é pura verdade.

Algumas pessoas acreditam, infantilmente, que o amor é a razão primordial para casais se manterem unidos por longos anos. Porém, os fatos e estudos mostram que isso não é verdade. O amor é um sentimento importante, claro, e é um fator emocional que contribui para a união do casal. Mas, quando falamos em união de longos anos, superando o desgaste natural da rotina diária, e outros, então nós precisamos analisar o assunto mais profundamente.

E, então, chegamos à mesma conclusão da pesquisa acima. Quando um casal sente felicidade no relacionamento, e os seus objetivos continuam a ser comuns a ambos, esse relacionamento tende a ser mais sólido, durável.

Antes do amor, a felicidade é o sentimento que dá sustentação à vida conjugal. Muitos casais rompem sua união mesmo estando ainda apaixonados um pelo outro.

Portanto, como eu disse no início deste artigo, relacionamentos acabam quando não são bem cuidados.

E, meu trabalho fundamental é ajudar casais a se manterem bem e saudáveis em sua vida conjugal. Ou, ajudar esses casais a se reconquistarem quando há conflitos.

Pacote da Reconquista

O  foco, portanto, é, estar atento a pequenos indícios diários que apontam para grandes problemas no futuro. Analisar cada um dos motivos acima, vai, certamente te ajudar a prevenir que os mesmos venham a atrapalhar sua felicidade conjugal.

E, lembrando, sempre que precisar de ajuda, para acompanhamento personalizado via coaching, pode contar comigo. Inscreva-se também no nosso canal do YouTube!

Um forte abraço,

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos