Você poderia afirmar com certeza que não está em um relacionamento abusivo? Ao contrário que muitas pessoas pensam, as vítimas de relacionamentos abusivos não são apenas mulheres. Tenho visto com a minha experiência como coaching há anos e vários estudos de casos que nos baseamos para reconhecer os sintomas, que mesmo os homens têm sido acometidos com algum tipo de abuso dentro do relacionamento.

Porém os sinais são tão sutis de início, que é praticamente impossível notar e tomar providências. E é por isso que hoje trago esse tema polêmico e controverso para vocês abrirem os olhos quanto a estar dentro de um relacionamento abusivo. Ou mesmo de estar sendo você quem está sendo abusivo dentro deste relacionamento.

Se você terminou um relacionamento a pouco tempo, atente-se também a esses sinais. Para saber se você não estava sendo vítima de um relacionamento abusivo ou vitimizando alguém.

Quer reconquistar o seu amor?

1º Sinal que você está num relacionamento abusivo – O outro tenta te controlar

E inicialmente as formas de controle podem ser vistas como “provas de amor” ou então provas de “confiança”. Como por exemplo, pedir a senha do seu celular, das suas redes sociais… Ou então decidir o que você veste. Sempre com a desculpa que é para o bem de vocês como casal.

Qualquer forma de manipulação é perigosa. Mesmo quando usada para “o seu bem” que é a desculpa que o parceiro abusivo utiliza. Ou então para que você não o exponha. Um exemplo muito comum é quando o seu parceiro pede para você não usar roupa curta, pois “o que os amigos dele vão pensar se você se veste como uma qualquer?”.

Sabemos que ninguém tem o direito de exigir de ninguém tais coisas, porém quando você está apaixonado(a), você não vê a maldade por trás disso.

Um exemplo pros meninos também, é quando a mulher tenta a todo o custo mudar o seu guarda-roupa. Porque ela quer que você se vista como um “homem de verdade”. E você pode não estar vendo nenhum problema nisso, e a manipulação até parece uma forma de preocupação com você. Mas fique atento, pois se a sua parceira não gosta de algo em você, vocês precisam primeiramente conversar sobre isso para que as mudanças sejam consensuais.

Recupere seu ex clique aqui

2º Sinal que você está em um relacionamento abusivo – A pessoa te AFASTA das pessoas que você se importa

E novamente aqui, com a desculpa de que é uma medida para o seu bem. O seu parceiro ou parceira tenta te afastar dos seus amigos. Mesmo da sua família. E muitas vezes as razões para isso são que eles não te tratam bem. Que não respeitam as suas escolhas.

Mas coloque em questão esses motivos. Se os seus amigos ou família estiveram sempre do seu lado até agora e finalmente as ideias deles vão de encontro às do seu parceiro ou parceira, duvide. Pessoas de natureza abusiva não tendem a conversar para chegar a uma solução comum ou resolver conflitos. Eles tendem a afastar-se e te afastar também de qualquer tipo de confronto com opiniões opostas às suas mesmas.

Outra boa desculpa para isso é os ciúmes. O seu parceiro pode usar como pretexto que essas pessoas te afastam dele. E basta uma pequena coincidência para que eles consigam se firmar nessa teoria.

Por exemplo, você sai com seus amigos/família e sua parceira te liga e você não atende. Então ela liga pra uma das pessoas que está com você e ainda assim continua sem resposta. Ela pode usar isso como pretexto para dizer que o “fulano” quer que vocês briguem, que não falou de propósito, que é contra o relacionamento de vocês, e é por isso que vocês devem se afastar.

E o problema é esse. Seres abusivos são argumentadores com você, pois sabem que existe um sentimento e que você tem medo de perder. E vai acabar por finalmente ceder.

relacionamento abusivo

3º sinal de que você está num relacionamento abusivo- Discussões frequentes e agressivas

E agora que você está praticamente isolado do mundo. O seu parceiro conseguiu te colocar num mundo aonde vocês vivem um para o outro e apenas isso. As brigas são frequentes e cada vez mais agressivas. Pode mesmo chegar a acontecer agressões físicas, mas até isso acontecer muitos ataques são verbais e pessoais.

Tais ataques tendem a te diminuir. Suas qualidades relacionadas a sua personalidades são colocadas em dúvida e você começa a duvidar de suas capacidades. E a acreditar que mesmo com esses ataques, o seu parceiro ou parceira é a prova de que você tem muita sorte. Pois se não fosse ele, ou ela você estaria sozinho. “Uma pessoa como você, não é mesmo? Não merece coisa melhor”.

Muito cuidado aqui. Pois o que no começo parece sentimento, cuidado, já se transformou em risco. Você pode perceber que para manter a calma do parceiro tem feito mais e mais concessões. E se você já não se reconhece mais, pare imediatamente. Pode estar correndo risco de carregar traumas muito difíceis de reverter, e até mesmo em alguns casos extremos, risco de vida.

relacionamento abusivo

4º Sinal – Você não está feliz

Você tem a certeza que estar do lado de um homem, ou de uma mulher que você ama. Mas ainda assim não está feliz. E esse sinal pode ser negligenciado durante muito tempo, pois você pode tomá-lo como pessoal. “Eu não estou feliz pois as pessoas ao meu redor não me apoiam”. Ou então culpar outras áreas da sua vida que você julga responsáveis pela sua felicidade.

Analise, se dentro desse quadro. O que te faz feliz são os pequenos espaços de cumplicidade que você tem com o seu parceiro dentro de uma grande maioria de discussões. Ou se são mesmo os fatores externos e reversíveis. Se você está tendo a impressão de que está fazendo esforços além do seu limite e não tem tido resultados, continua se sentindo infeliz, atente-se a esse sinal. Tome uma distância, converse com alguém. Procure ajuda profissional.

Você se encontra nessa situação?

Se você se reconheceu nessas histórias que eu contei acima, atenção. Talvez seja a hora de procurar ajuda de um psicólogo, ou de alguém que você confie. Pois os danos podem ser gravíssimos.

Se você saiu de uma relação que o faz pensar no quadro que descrevi nesse post, reavalie se vale a pena mesmo voltar atras. Nossa missão é juntar casais que estão encontrando maneiras de ser felizes juntos e que em algum momento deixaram os problemas sufocarem o amor.

Porém, nossa missão é acima de tudo, que esses novos casais sejam felizes. Saudáveis e que possam viver plenamente o que o amor reserva. Se você saiu de um relacionamento assim, pode ter sido um livramento, e não vale a pena voltar para ele.

Ou então você se reconheceu do outro lado da moeda. Como alguém abusivo. Se você não conhece a saída para essa situação, procure ajuda. O fato de ser você a pessoa abusiva da relação não demostra força. Ao contrário, demostra uma grande fraqueza que está tentando ser preenchida pela falsa impressão de poder, de manipulação de controle. Procure ajuda imediatamente.

Se você precisar de ajuda para lidar com uma situação assim, nós da equipe do Reconquiste o Amor, teremos o maior prazer de te ajudar. Se você não tem certeza se está num relacionamento abusivo, podemos te ajudar a encontrar as respostas. E trabalhar estratégias de acordo com a sua história. E você vai poder escolher o que quer de agora em diante. Vai se libertar dessa situação. Conte conosco.

Pacote da Reconquista

Se precisar entrar em contato conosco diretamente através do Coaching Personalizado, é só clicar aqui. Inscreva-se também no nosso canal do YouTube. Diariamente colocamos vídeos sobre diversos assuntos dentro do tema da Reconquista e do desenvolvimento pessoal.

Um abração, e até a próxima!

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos