Diante de uma discussão, como chegar a um acordo? Já ouviu essas frases: “Com ele(a) nunca tem acordo!”, “Ele(a) sempre está certo(a)?”, “Nós nunca terminamos bem uma discussão…”

Lamentavelmente, em muitos relacionamentos quer de namoro, de casamento ou semelhantes, as inevitáveis discussões do relacionamento (DR) geralmente acabam mal. Muitas delas até agravam o quadro inicial e ajudam a precipitar rompimentos. Não há como fugir sempre e de todas essas situações. Pois o dia a dia exige que tratemos de assuntos difíceis: contas, criação de filhos, saúde, trabalho, etc… portanto, uma hora ou outra teremos que encarar…

Quer reconquistar o seu amor?

Muitas pessoas simplesmente “fogem” das discussões. Abandonam, “saem de cena”. (evidentemente, em alguns casos extremos quando há risco de agressão física ou semelhante, é mais inteligente fugir e deixar o assunto para outro momento)…mas, geralmente, as discussões não chegam a tanto. Então, deve-se deixar tudo ao acaso, à “sorte” e ver no que vai dar?

Existe alguma técnica, prática, para ser aplicada e que realmente ajuda em tais situações?

Sim. Existe.

E é sobre isso que vou falar agora. Convido você a ler o artigo até o final, e certamente encontrará dicas preciosas que vão te ajudar a saber conduzir uma próxima discussão de casal.

Diante de uma discussão, como chegar a um acordo? – 3 OPÇÕES

Diante de qualquer discussão existem 3 opções básicas (além de fugir dela, é claro): Insistir até a exaustão, Jogar a toalha (render-se) ou provocar um acordo.

Vou focar na terceira, pois é a que geralmente é mais equilibrada.

Para que se tenha sucesso em provocar um acordo, algumas dicas fundamentais precisam ser levadas em conta:

1 – Diante de uma discussão, como chegar a um acordo? TER MENTE ABERTA

Sim, é fundamental não querer ser a parte vencedora. Entender que numa discussão de casal, não há “parte vencedora”. A  vitória está no acordo, no resultado. Quando há esse tipo de mentalidade, provocar um acordo fica muito mais fácil. Pois, a pessoa que pretende ser o agente provocador desse acordo, ela mesma está focada no resultado correto.

Para tanto é muito importante treinarmos nossa mentalidade. Muitas pessoas tem uma bagagem emocional que vem de família, relação entre os pais, cultura, religiosa, etc. E essa bagagem pode atrapalhar muito nessa hora. Pois aprenderam a focar em “ganhar as discussões”. Aprenderam a “bater boca”, insistir até vencer pelo cansaço. E acreditam que assim saem “vencedores” de uma discussão. Um bom treinamento pode ajudar a pessoa a mudar seu “mindset”. E ao fazer isso, vai passar a ter a mente aberta, que é essencial para saber provocar um acordo.

2 – NÃO FECHAR OS OUVIDOS

Saber ouvir. Esse é um segredo dos bons negociantes (e funciona muito bem no mundo dos negócios). Podemos aplicar a mesma tática numa discussão de casal.

Dar todas as condições para que o outro fale, até  o final. Ouvir com sinceridade cada palavra. E demonstrar, verdadeiramente, que está engajado, interessado no que se diz.

De outra  forma, falar demais, e impedir que o outro conclua suas ideias é a tática ideal para impedir um acordo e acirrar ainda mais os ânimos.

Também deve-se tomar cuidado para não “encerrar o assunto”. A reação de uma pessoa pode passar essa impressão. E é extremamente negativo quando se precisa continuar analisando algo importante.

3 – Diante de uma discussão, como chegar a um acordo? SABER CEDER

Essa é uma estratégia brilhante. Saber ceder em algumas coisas. Quando se aplica essa tática, a impressão que estamos passando é de razoabilidade e flexibilidade. E, naturalmente, a outra pessoa vai querer retribuir. No final, provocar o acordo fica muito mais fácil.

Não é uma estratégia comum, natural. Pois, a maioria das pessoas encara o “ceder” como fraqueza. Muitos foram treinados a nunca cederem. Também nesse caso é importante aprender técnicas específicas e mudar a mentalidade arcaica para alcançar o sucesso.

4 – USAR O TOM CORRETO DE VOZ

Uma voz forte, alta, grosserias… não vão ajudar em nada. O tom de voz diz muito qual o rumo que queremos dar a uma discussão. Se o rumo for conciliador, para um acordo, é fundamental usar um tom de voz amigável, ameno, agradável. Além de ajudar no objetivo final, que é o acordo, também vai ajudar a serenar a outra parte, e induzi-la também a baixar seu tom de voz.

Recupere seu ex clique aqui

5 – ANALISE OS PONTOS EM COMUM – Aqui vai a dica das 2 listas.

Elabore 2 listas. Uma com os pontos divergentes e outra com os pontos comuns(pontos convergentes) naquela situação. Não precisa ser extensa, precisa ser abrangente o bastante para focar todos os pontos principais.

Foque primeiro todos os pontos convergentes e demonstre satisfação de que existem, não importam quantos. Faça elogios sinceros a vocês como casal, por estarem conseguindo resolver esse problema de maneira equilibrada e sensata.

Depois, foque nos divergentes sempre com mentalidade de que são contornáveis e negociáveis.

Ao se atingir os objetivos comuns, passe adiante, não fique delongando muito nesses pontos negativos.

Diante de uma discussão, como chegar a um acordo? – CONCLUSÃO

Diante da maioria das situações de crise, durante discussões difíceis, essas técnicas têm se mostrado eficientes para conduzir o processo a um acordo. É muito importante lembrar que UM ACORDO EFICIENTE depende muito de quanto estamos dispostos a ceder e o foco que queremos naquele questão.

Deve-se lembrar que o bom acordo, nunca significa fazer prevalecer todos os seus pontos de vista. Apenas o seu lado. Há sempre a necessidade de ceder em alguns itens, e focar no resultado final.

Um bom acordo numa discussão de casal significa a mesma coisa. E quando os dois percebem que, no geral, seus pontos de vista estão incluídos no acordo, e são os “ingredientes” desse acordo… então, há um sentimento de realização de satisfação que une ainda mais o casal.

Portanto, eu passei algumas dicas, de maneira rápida e dei destaques aos pontos principais. Mas, se precisar de acompanhamento personalizado, de ajuda individualizada em seu relacionamento, pode contar comigo e minha equipe. Através de coaching, discreto e honesto, e acompanhamento dos resultados no dia a dia, nós podemos te ajudar a aplicar essas e outras dicas muito importantes para um saudável relacionamento a dois.

Conte comigo se precisar de um Coaching Personalizado, e se inscreva no nosso canal do YouTube!

Pacote da Reconquista

Um forte abraço

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos