Como SAIR da FOSSA? Essa é a primeira fase da reconquista na qual falamos no ultimo artigo que postei aqui no blog. (Se você quiser ler, o link está aqui) É uma etapa muito importante, já que todo recomeço precisa de ter um fim para se iniciar, não é mesmo?

Partindo deste princípio, o primeiro ponto a ser observado é que você precisa passar por isso. Caso contrário, como acontecem com muitos relacionamentos por aí, você arrisca de se enganar com outros relacionamentos ou com preenchimentos momentâneos. E corre um grande e inevitável risco (99,9%) de se arrepender depois.

sair da fossa

O que é a fossa?

Definição de Fossa: Fundo do poço. Aquele lugar que você entra quando seu relacionamento acaba. Quando você é pego de surpresa por uma decisão que não foi você quem tomou. O sentimento de estar na fossa muitas vezes é uma mistura de frustração, tristeza, agonia, depressão. Entendeu porque é importante sair da fossa? Não é possível viver aqui dentro.

E principalmente se você foi quem provocou esse término. Às vezes não diretamente, pedindo por ele, mas com um erro. Uma traição, uma sessão de brigas por motivos que hoje você vê que são bobos e que poderiam ser evitados. E aí você pode adicionar também aos sentimentos mencionados acima, a danada da CULPA. (Falo sobre como se livrar da culpa nesse artigo aqui)

Enfim, se você está passando pelo fim do relacionamento, e está nessa etapa, quero te mostrar a luz no fim do túnel e te dizer que é preciso, necessário e POSSÍVEL sair da fossa.

Preciso sair da Fossa, o que fazer ?

Vamos “começar pelo começo”: A aceitação.

Você precisa aceitar que o relacionamento acabou. Que independentemente da sua participação quanto ao final, ele acabou. E que bom que ele acabou, pois estava já há algum tempo fadado ao fracasso. Você precisa aceitar isso para passar para a próxima fase.

Tenho clientes do Coaching Personalizado que ficam meses dizendo: “Ah, mas pra mim é como se não tivesse terminado, nos vemos de vez em quando… tenho esperança de voltar” . Ou então: “Dividimos o mesmo teto por causa dos filhos, fazemos as refeições juntos, mas não temos mais vida de casal, acho que ainda não acabou”. Olha o perigo aí.

Vamos acordar pra realidade e saber que se não houver aceitação, não vai ser possível fechar esse ciclo de sofrimento. Apenas a aceitação do fim poderá abrir a porta pra um novo começo. Se você quer sair da fossa precisa começar entendendo que o relacionamento acabou. Pois, aceitando o fim podemos analisar com mais clareza a próxima etapa.

sair da fossa

Procurar entender o fim do relacionamento

Agora que você aceitou, terá mais clareza para entender o fim do seu relacionamento. E eu vou te dar uma dica de coaching caso você não saiba por onde começar. Se você quer sair da fossa, precisa dar passos certeiros quanto à retomada do controle da situação, e quanto à reparar os erros cometidos. Mas para consertar um vazamento, não basta simplesmente desligar a torneira, certo?

Quer reconquistar o seu amor?

Exercício dos “7 Por quês”

Essa é minha dica de coaching pra vocês. Às vezes você acha que sabe o motivo do término. Como por exemplo pode pensar : “Ah, mas minha ex é muito ciumenta” ou então “Meu ex só quer saber dos amigos dele, não me dá atenção”. Precisamos entender que estes são sintomas, e não as causas do fim.

O exercício dos “7 por quês” funciona da seguinte maneira: Você vai fazer uma retrospectiva do término para conseguir enxergar o princípio do fim. Faça isso no mínimo 7 vezes. (Eu faço ainda mais de 7 com os meus coacheados) Eu te dou um exemplo prático muito comum:

_ Terminamos. _ Por quê? _Porque brigávamos muito. _Por quê? _Porque eu tinha ciúmes dela. _Por quê? _Porque ela tinha muitos amigos… *

E aqui, só pra exemplificar, quando a resposta do porquê termina na outra pessoa, você puxe para você o próximo porquê. Continuando o exemplo:

_ Porque ela tinha muitos amigos. _Por que isso me incomodava tanto? _Porque eu achava que ela poderia encontrar alguém muito melhor que eu e me trocar. _Por quê? _Porque eu não me acho bom o suficiente…

E por aí vai. É um exemplo muito comum entre meus casos de coaching. Que quando você abre a ferida a fundo e começa a buscar a raiz, você poderá encontrar razões profundas e poderosas que não têm deixado o seu relacionamento dar certo. Ou seja, que se não descobertas e trazidas à tona, vão continuar te impedindo de seguir em frente, de salvar seu relacionamento e de sair da fossa.

sair da fossa

Criar um plano de ação para sair da fossa

Com esse exercício você vai saber por onde começar os próximos passos para a retomada do controle da sua vida. Consequentemente do seu relacionamento. Como toda boa estratégia é necessário um plano de defesa e um plano de ataque. No caso para sair da fossa, começaremos pelo plano de defesa.

Agora que você descobriu a sua fraqueza precisa se proteger. E não digo que você precisa se trancar no quarto e esperar passar. Não é isso. Se o seu problema raiz é a insegurança, falta de confiança em si, medo. Você pode precisar de ajuda, e nada melhor para blindar você que buscar ajuda profissional. Se esse for o seu caso.

Às vezes a raiz do seus “Por quês” pode estar em problemas familiares. Traumas infantis. E a melhor forma de te blindar aqui é uma conversa franca com aquela pessoa a quem você tem tanta mágoa, ou magoou. É comprovado cientificamente que o que desencadeia a propensão para entrar ainda mais em relacionamentos abusivos é geralmente um trauma infantil.

Então esse plano de defesa é extremamente importante. Não pode ser deixado de lado. Sabemos que todos temos bagagens emocionais que não queríamos ter. Ou seja, todos os seres humanos que já amaram na vida, já foram machucados. É normal. O que você não pode deixar é, que ainda assim essa ferida te impeça de viver plenamente o seu amor. Começando pelo seu amor próprio.

Recupere seu ex clique aqui

Estou seguindo os passos mas ainda não consegui sair da fossa

Do mesmo jeito que não foi do dia pra noite que o seu relacionamento acabou, não será do dia pra noite que você vai conseguir sair da fossa. Mas quanto mais rápido tiver consciência que precisa continuar a avançar as etapas para poder progredir nas fases da reconquista, mais rápido será.

Lembrando que só depende de você. É um caminho que não depende do seu psicólogo, do seu conselheiro, do seu coach. Depende inteiramente de você. Eu posso te ajudar a passar essas etapas através do Coaching Personalizado. Como temos ajudado pessoas do mundo inteiro ao longo desses anos de trabalho. Pessoas que não acreditavam mais no amor e hoje estão vivendo suas próprias histórias de contos de fadas.

Se você quiser saber mais sobre o nosso trabalho, pode dar uma olhadinha na nossa página do Coaching pra ver os depoimentos que nossos acompanhados deixam, e como eles estão construindo uma nova história. Não se sinta perdido, não se sinta só. Você pode mudar isso, só depende de você.

Pacote da Reconquista

Espero que esse post tenha te ajudado a entender e principalmente o que fazer para sair da fossa. Se você tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários, vou ter o maior prazer em te responder! E se precisar de um acompanhamento personalizado, vou ajudar a desenvolver estratégias adaptadas para o seu relacionamento.

Se inscreve no nosso canal do YouTube, estamos por lá diariamente dando dicas sobre o que fazer para reconquistar e para alavancar o seu desenvolvimento pessoal. Um beijão e até a próxima!

Carolina Aguiar

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe

Compartilhe esse artigo com seus amigos